Zverev: “Fonseca tem tudo para ser um grande jogador, mas não agora”

Foto: Fotojump

Felipe Priante
Do Rio de Janeiro, especial para TenisBrasil

Um pouco antes do carioca João Fonseca ser eliminado do Rio Open em sua estreia, frustrando a torcida que esperava ver o tenista da casa manter o embalo após a conquista do ATP 250 de Buenos Aires, seu primeiro título deste nível, o alemão Alexander Zverev tentou frear a empolgação exagerada sobre o brasileiro de apenas 18 anos e pediu paciência no processo de evolução.

“Como já disse na coletiva, eu gosto muito dele como jogador e como pessoa, mas para o bem dele acho que todo mundo precisa não exatamente baixar as expectativas, porque ele tem tudo pra ser um grande jogador, top 10 e competir por Grand Slam, mas não agora e não amanhã. Ele tem apenas 18, vamos deixá-lo evoluir e construir o seu caminho”, comentou o cabeça de chave número 1 do torneio.

“Compará-lo a (Carlos) Alcaraz ou a mim não é justo com ele. As coisas que já fez foram grandes, acabou de vencer um ATP 250, é muito jovem e talentoso, mas não devemos comparar ao top 3. Temos que deixar que ele possa fazer seu caminho porque tenho certeza que irá conseguir, mas é algo que leva tempo”, acrescentou Zverev,

O germânico viu com normalidade a dificuldade de João na estreia no Rio Open. “Ele acabou de ganhar seu primeiro torneio. São muitas emoções, ele acaba de voltar para sua cidade natal. É a coisa mais normal do mundo. O que vocês estavam fazendo com 18 anos de idade? Não estavam jogando para milhares de pessoas com as expectativas de ser o novo Roger Federer. É normal para ele sofrer nessa fase. Ele tem que passar por esse estágio, perder partidas que deveria vencer e bater grandes jogadores. Passo a passo vai se tornar um grande tenista”, encerrou.

Começo bom, queda de ritmo e evolução no final

Ao analisar sua estreia no torneio, batendo o chinês Yunchaokete Bu em sets diretos, com parciais de 7/6(7-4)e 6/4, o número 2 do mundo destacou o início bom e lamentou a queda de produção em seguida. “Estava vencendo bem até abrir 4/1, cheguei a abrir 40-0 sacando em 4/2,mas cometi muitos erros e não joguei meu melhor depois disso, mas fico feliz em ter vencido porque estava treinando bem”, observou Zverev.

“Espero jogar bem melhor amanhã, esta foi apenas minha primeira partida. Peguei um pouco mais de ritmo no segundo set e ele foi bem melhor”, complementou o alemão, que voltará a jogar na quarta-feira e não vê problema em fazer batidas em dias seguidos. “Metade dos tenistas jogam amanhã e a outra metade na quinta-feira, é assim que funciona” afirmou.

Seu próximo adversário será o cazaque Alexander Shevchenko, de 24 anos e atual 103 do mundo, tendo ocupado o 45º lugar no ranking exatamente um ano atrás. “Vou enfrentar Shevchenko, que é um jovem muito talentoso, mas que sofreu um pouco no ano passado. Sei que preciso jogar melhor do que hoje”, falou o principal favorito ao título no Rio Open.

Subscribe
Notificar
guest
16 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Marcos RJ
Marcos RJ
1 dia atrás

ZéVeréve já é um grande jogador.
Ele mede 1m98cm.

Martha
Martha
1 dia atrás

Concordo plenamente, João precisa do tempo dele. Foi muito auê. O garoto tem futuro!

Renato
Renato
1 dia atrás
Responder para  Martha

Só que não tem jeito. Vai ser sempre assim. O garoto surgiu jogando muito, foi para o profissional e já fez muita coisa em pouco tempo. Lidar com a euforia e as críticas da torcida e da imprensa faz parte do jogo. Tem que aprender a lidar, e eu acho que ele está indo muito bem. Perder e ganhar faz parte.

Jackson
Jackson
1 dia atrás

Isso que eu venho dizendo a tempos…Mas o pessoal acha que sou hater…Esse negócio de fenômeno…Pode ser que no futuro sim…Mas hoje não…A hora que começar a jogar com jogadores top e começar a ganhar casca no circuito profissional…Aí sim saberemos aonde ele pode chegar…Agora esse OBA, OBA encima do garoto…Só estraga a evolução dele…O que a Globo e Sportv fez de hype encima dele é fora do normal…Essa derrota por um lado foi até bom…Pra baixar um pouco a guarda…E ver que ainda falta muito pra ele ser o que todo mundo quer que ele seja agora..

Domingos Neto
Domingos Neto
1 dia atrás
Responder para  Jackson

Também concordo que essa derrota não foi ruim.

Renato
Renato
1 dia atrás
Responder para  Jackson

Esse ôba ôba faz parte. E quem é atleta sabe. Não dá para evitar nem modificar. O que ele precisa é não se deixar levar nem pelas críticas nem pelos elogios. É seguir focado, treinando, jogando, ganhando e perdendo. Concordo que uma derrota ensina, você está certo. Agora, fenômeno no futuro? Quando? Mesmo perdendo ontem, o cara já chegou bem longe.

Pedro
Pedro
1 dia atrás

Concordo com o Zverev, o João tem um grande potencial mas ainda está em fase de maturação do corpo e de experiência, a natureza não dá saltos e no tempo certo ele vai chegar em um nível extraordinário

Henrique
Henrique
1 dia atrás

Só falou verdades. Mas ele que fique esperto, se o Juaum cruzar com ele, já era Zverev. Hahahahahaha

Luiiz Gustavo
Luiiz Gustavo
1 dia atrás

Falou tudo. Sinceridade de quem já passou por essa fase de crescimento como atleta. O brasileiro carente de bons tenistas tendem a atrapalhar com o oba oba.

Sérgio
Sérgio
1 dia atrás

Sábias palavras. O momento não é de jogar pressão no João. Potencial e talento ele possuí, mas ainda é muito jovem. Precisa e irá melhorar a condição física e mental e aspectos técnicos do seu jogo. Irá longe nessa caminhada.

André Aguiar
André Aguiar
1 dia atrás

Zverev, Medvedev e Djokovic são os mais bem articulados do circuito, no meu modo de ver.
Muito lúcido o comentário do alemão sobre o João Fonseca, com destaque para o trecho:
“O que vocês estavam fazendo com 18 anos de idade? Não estavam jogando para milhares de pessoas com as expectativas de ser o novo Roger Federer”.

Kario
Kario
1 dia atrás

Eu só acho q o cansaço contribuiu bastante pra derrota. Mas concordo q temos q dar tempo ao tempo.

Didier
Didier
1 dia atrás

Sensato, melhor definição sobre o JF

José Andrade
José Andrade
1 dia atrás

Um tapa de luva na cara da imprensa, principalmente do grupo globo que já passou a tratar o garoto como se fosse campeão de tudo. Parabéns ao Zverev pelo comentário.

James Garcia
James Garcia
1 dia atrás

Análise excepcional do alemão, o próprio Zverev já passou pela mesma situação quando começou a causar impacto no circuito atingindo grandes feitos ainda muito jovem e mesmo agora que está mais velho existe uma pressão absurda e cobrança imensa em suas costas para que ele seja um vencedor de Grand Slam. Ser profissional da elite do esporte não é fácil

VERA BARCELOS
VERA BARCELOS
11 horas atrás
Responder para  James Garcia

Exatamente não é fácil ser profissional. Acho muito injusto também quando detonam com Thiago wild e com o Monteiro. São tops 100 e fazem o que podem. Ser número 1 é apenas para um. As críticas massacram.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.