Paris (França) – Oitava pré-classificada, a chinesa Qinwen Zheng teve uma estreia complicada em Roland Garros, mas mostrou força e superou com autoridade sua primeira adversária na competição. Neste domingo, ela derrotou a russa Anastasia Pavlyuchenkova, vice-campeã do torneio em 2021, em sets diretos, com parciais de 6/4 e 6/3, em 1h22 de confronto.
Tentando ir longe pela primeira vez no saibro parisiense, onde nunca passou além das oitavas de final, campanha que fez justamente em sua primeira aparição no torneio, em 2022. Sua próxima adversária será a colombiana Emiliana Arango, que derrotou a filipina Alexandra Eala em batalha de três sets, com o placar final de 6/0, 2/6 e 6/3.
Atual 85 do mundo, a colombiana de 24 anos disputa o primeiro Grand Slam da carreira e vai enfrentar Zheng pela segunda vez no circuito. Elas mediram forças pela primeira vez no W25 de Hamburgo, em 2021, com vitória da chinesa em sets diretos. Arango vai desafiar uma top 10 pela terceira vez e busca um triunfo inédito.
Um dos nomes mais conhecidos da WTA, a tcheca Petra Kvitova segue sofrendo em seu retorno às quadras e sofreu mais uma derrota na estreia. Desta vez a algoz foi a Viktorija Golubic, que venceu de virada com parciais de 3/6, 6/0 e 6/3. A suíça terá pela frente a vencedora do duelo entre a quali sérvia Nina Stojanovic e a norte-americana Amanda Anisimova, cabeça de chave 16.
Outra suíça que superou a estreia foi Jil Teichmann, responsável pela eliminação da italiana Lucrezia Stefanini, vinda do quali, contra quem marcou duplo 6/4. Na segunda rodada, ela terá a árdua missão de desafiar a bielorrussa Aryna Sabalenka, que fez valer a condição de número 1 do mundo e arrasou seu primeiro obstáculo no torneio.
Zheng foi medalha de ouro em Paris 2024 nestas mesmas quadras vencendo Iga, quatro vezes campeã de Rolang Garros, na semifinal. Poderia ter sido um raio olímpico isolado mas a atual top 7 teve um 2024 excelente sendo vice campeã no Australian Open e no WTA Finals.
Deu uma caída de rendimento no início de 2025 mas parece estar recuperando, olho na chinesa!