Zhang faz história para a China e desafia Sinner na semi

Zhizhen Zhang (Foto: Mathias Schulz/Terra Wortmann Open)

Halle (Alemanha) – A sexta-feira foi histórica para o tênis chinês no circuito masculino. Com a vitória de Zhizhen Zhang nas quartas de final do ATP 500 de Halle diante do norte-americano Christopher Eubanks, pela primeira vez a China terá um representante na penúltima fase de um torneio na grama. O jogador de 27 anos conquistou esse feito com um triunfo por 6/4, 4/6 e 7/5 em 1h51 de partida, depois de estar uma quebra abaixo no terceiro set.

Atual número 42 do mundo, Zhang está com o melhor ranking da carreira e no momento tem garantido um salto de pelo menos nove posições. Ele será top 30 se ganhar mais um jogo na grama alemã e pode chegar até o 27º lugar em caso de título.

Zhizhen igualou em Halle a maior vitória da carreira, ao bater o número 5 do mundo Daniil Medvedev na segunda rodada. Além disso, ele disputará sua segunda semifinal da carreira, depois de ter alcançado a mesma etapa no saibro de Hamburgo na temporada passada.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O próximo desafio de Zhang será o mais complicado possível, já que ele enfrenta o atual número 1 do mundo Jannik Sinner, que mais cedo teve muito trabalho para eliminar o alemão Jan-Lennard Struff em três sets. O duelo entre eles será inédito no circuito.

Já Christopher Eubanks desperdiça a oportunidade de também alcançar sua segunda semi de ATP, tendo conquistado o título na grama de Mallorca em 2023, cujo evento é de nível 250. Ótimo jogador nesta superfície, ele chegou até as quartas de final na última edição de Wimbledon, levando o russo Daniil Medvedev até o quinto set. Ex-número 29 do mundo, ele ocupa atualmente a 42ª colocação e está subindo dois postos com a campanha em Halle.

Eubanks saca para o jogo, mas Zhang quebra de zero e vira

O duelo desta sexta-feira começou favorável ao tenista chinês, que aproveitou a única oportunidade de todo o primeiro set para quebrar o saque de Eubanks e abrir vantagem no placar. Na segunda parcial, o roteiro foi praticamente o mesmo, mas mudou de lado e o norte-americano aproveitou um break-point solitário no décimo game para empatar a partida.

Já o terceiro e decisivo set foi o mais inconstante dos sacadores, com um total de três quebras. Eubanks foi o primeiro a superar o serviço do adversário, no sexto game, e chegou a abrir uma diferença de 5/2. Na hora de sacar para a vitória, no entanto, ele acabou sucumbindo e perdeu o serviço de zero. Após isso, ele não apenas permitiu que Zhang empatasse o placar como obtivesse nova quebra logo depois, vencendo cinco games seguidos e o jogo.

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Lucas F.
Lucas F.
3 meses atrás

Parabéns ao Zhang! Estou na torcida por ele, mas amanhã vai ser muito difícil!

DENNIS SILVA
DENNIS SILVA
3 meses atrás
Responder para  Lucas F.

Missão impossível

Flávio
Flávio
3 meses atrás
Responder para  DENNIS SILVA

Já falei aqui que este chinês tem talento e se levar a sério a carreira pode surpreender positivamente ainda , isso é bom porque vem apresentando uma boa safra de bons jogadores no tênis masculino diferente do feminino atual que está limitado,pois lá só as 5 primeiras conseguem manter o padrão.

Carlos Alberto
Carlos Alberto
3 meses atrás
Responder para  DENNIS SILVA

Na maioria dos esportes existem os ” IMPROVÁVEIS ” , no tênis não é diferente. O Zhang ganhar do Sinner é IMPROVÁVEL ? SIM . É IMPOSSÍVEL ? NÃO.

James Garcia
James Garcia
3 meses atrás

Não foi o Zhang que o pessoal aqui menosprezou dizendo que o Monteiro iria atropelar e não sei das quantas lá no confronto em Roma? Enquanto o Brazilian Storm tá passando férias o Zhang tá indo longe em torneio importante, o ranking não mente

Vanessa
Vanessa
3 meses atrás

Venho acompanhando a evolução do Zhang e, realmente, é notável como seu jogo está melhor e bonito.

Flávio
Flávio
3 meses atrás
Responder para  Vanessa

Exato moça, falei isso aqui que ele está evoluindo tecnicamente e se levar a carreira a sério pode surpreender,independente do que acontecer neste fim de torneio.

Gilvandro
Gilvandro
3 meses atrás

o china vai ser varrido de quadra amanhã

Renato
Renato
3 meses atrás

É bom jogador esse Zhang, tem bom repertório, é rápido, bom saque. Gosto de ver jogar.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.