* atualizado às 15h26 com adversário e frases
Viena (Áustria) – Precisando disputar o qualificatório, o paranaense Thiago Wild está a uma vitória de entrar na chave principal do ATP 500 de Viena. Neste sábado, o número 1 do Brasil e 80 do mundo iniciou bem sua campanha na fase prévia, ao bater em sets diretos o espanhol Pablo Carreño Busta, ex-top 10 e apenas 202º colocado no ranking atualmente, com parciais de 6/3 e 6/2 em apenas 64 minutos de partida.
“Foi um jogo bastante sólido, consegui ser bem agressivo errando pouco. Saquei bem e fui consistente. Mas preciso focar no próximo jogo e trabalhar para fazer tudo isso de novo”, afirmou o número 1 nacional.
Cabeça de chave 8 da etapa classificatória, Wild disputará vaga no torneio contra o norte-americano Aleksandar Kovacevic, quatro anos mais velho e 90º colocado, que pouco depois superou o chinês Yunchaokete Bu, de 22 anos e 73º do ranking, por duríssimos 7/5, 6/7 (3-7) e 7/6 (7-3). O brasileiro tem uma vitória diante de Kovacevic, no challenger de Columbus de 2019.
Esta primeira vitória no quali em Viena dá 13 pontos na ATP, com 25 para quem entrar no torneio. O paranaense de 24 anos ainda tem a receber os pontos da campanha feita na Bélgica na última semana, tendo furado o quali e vencido mais uma partida na chave principal, caindo nas oitavas para o grego Stefanos Tsitsipas. Segundo a projeção oficial, ele pode subir até duas posições.
Por sua vez, Carreño está voltando ao circuito, após um longo afastamento por lesão e cirurgia no cotovelo. Em seu retorno, a campanha de maior destaque foi a semifinal de Winston-Salem, em agosto. Dono de sete troféus no circuito, o espanhol tem como principal conquista o título do Masters 1000 do Canadá em 2022. Já em termos de ranking, ele tem como melhor marca da carreira o 10º lugar, obtido em setembro de 2017.
Brasileiro saca demais e faz o triplo de winners
Na partida deste sábado, Thiago Wild mostrou jogo muito firme e ofensivo, tanto no saque quanto do fundo de quadra. Ao todo, ele disparou 27 winners, sendo 12 aces, enquanto Pablo Carreño marcou apenas nove bolas vencedoras e um ponto de saque. Além de muitos acertos, o brasileiro anotou apenas 12 erros não forçados e nenhuma dupla falta, com 73% de êxito no primeiro serviço e 79% dos pontos ganhos quando colocou a primeira bola em jogo.
Isso sem contar os 78% de aproveitamento nas subidas à rede, levando a melhor em sete das nove tentativas que fez. O paranaense também aproveitou o baixo índice de acerto do primeiro saque de Carreño, com apenas 57%, e explorou muito bem o segundo serviço do adversário, ganhando 67% desses pontos.
Diante de todos esses números, Wild dominou o jogo do começo ao fim, com duas quebras no primeiro set e outras três no segundo. O brasileiro também foi quebrado uma vez em cada parcial, mas nada que afetasse seu desempenho e impedisse uma vitória contundente.
Wild hj tava naqueles dias onde tudo conspira a favor: sacando demaaaais, ótima relação winners/ENF; até os momentos de oscilações vieram na melhor hora(qnd já estava com 2 quebras a frente).. tomara q mantenha a toada, na torcida!
Boa vitória do Wild. Com autoridade. Final do qualy será dura, indenpendetemente do adversário. Na torcida para o Wild furar o qualy e disputar um ATP500.
eu acho muito bom como as partidas dele sao todas rapidas, ou e 8 ou 80, e e bem mais adaptavel a diferente tipos de quadra do que o monteiro por exemplo, vc ve que o top 80 dele e muito menos sacrificante que o monteiro, que provavelmente joga 10h a mais por torneio pra conseguir os mesmos pontos.. kkk….o wild ta sacando muito!
Sem dúvida o nosso melhor tenista masculino
Wild tá jogando bem e bonito. Jogou com o Tsitsipas por igual. Torço pra que se mantenha no top 70 pra ter mais jogos top.
Wild sacando bem e jogando muito, bora terminar bem o ano
Vamos wild ganhar o próximo jogo