* Atualizado após último jogo da rodada
Montréal (Canadá) – Principal cabeça de chave do WTA 1000 de Montréal, Coco Gauff teve muito trabalho para superar a rodada de estreia. A número 2 do mundo precisou de três sets e 2h55 para vencer o duelo norte-americano contra Danielle Collins, ex-top 10 e atual 61ª do ranking, por 7/5, 4/6 e 7/6 (7-2).
Esta foi a primeira vitória de Gauff desde o título de Roland Garros, em junho. A jovem jogadora de 21 anos passou zerada a temporada de grama, com quedas nas estreias de Berlim e Wimbledon. Sua próxima rival será mais uma ex-top 10, a russa Veronika Kudermetova, que bateu a sérvia Olga Danilovic por 6/4 e 6/2.
A longa partida desta terça-feira teve 18 quebras de serviço, nove para cada lado e 32 break-points disputados. Instável em seus games de saque, Gauff chegou a cometer 23 duplas faltas. Collins teve sua chance de vencer, sacou para o jogo quando liderava o último set por 6/5, mas permitiu o empate e a reação da número 2 do mundo no tiebreak decisivo.
Outra cabeça de chave a avançar foi Elena Rybakina, que segue em sua preparação para o US Open depois ter alcançado a semifinal de Washington na semana passada. Atual número 12 do mundo, a cazaque superou nesta terça-feira a norte-americana Hailey Baptiste, 50ª do ranking, por 6/4 e 6/3 em 1h12 de partida.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Reconhecida como uma das melhores sacadoras do circuito, Rybakina disparou 11 aces na partida. Ela aproveitou as duas chances de quebr que teve, uma em cada set, e escapou dos três break-points que enfrentou. A cazaque liderou a contagem de winners por 18 a 11 e cada jogadora cometeu 11 erros não-forçados.
“Hailey é uma adversária dura, tem muita habilidade, sempre faz alguns trick-shots, que poucas jogadoras usam no circuito. Fico muito feliz com a forma como eu joguei hoje, especialmente com o meu saque”, disse Rybakina na entrevista em quadra.
A adversária de Rybakina na terceira rodada será a romena Jaqueline Cristian, 52ª do ranking, algoz da jovem tcheca Linda Noskova, de 20 anos e 23ª do mundo, com parciais de 6/3 e 6/4. A cazaque tem uma vitória e uma derrota contra Cristian.
Mboko elimina Kenin com 12 aces, Kalinskaya larga bem
No jogo que encerrou a programação, a jovem canadense de 18 anos Victoria Mboko eliminou a norte-americana Sofia Kenin, 27ª do ranking, com parciais de 6/2 e 6/3. Com ótimo desempenho no saque e muita potência nos golpes, Mboko disparou 12 aces, liderou a contagem de winners por 29 a 15 e quebrou quatro vezes o serviço da rival. Sua próxima rival é a tcheca Marie Bouzkova.
Já a russa Anna Kalinskaya, recente finalista em Washington, estreou no Canadá vencendo a norte-americana Ann Li por 7/6 (8-6), 0/6 e 6/3. Kalinskaya já volta à quadra nesta quarta-feira para enfrentar a belga Elise Mertens pela segunda rodada.
23 dfs para uma número 2 do mundo é muito. Fora os erros não forçados que foram muitos tbm. Gauff tá no melhor estilo Sabalenka do passado, que usava e abusava das duplas faltas até resolver contratar alguém pra ajudar. Já Rybakina sempre começando muito bem, até travar em alguém em algumas semifinal.