Lima (Peru) – Em rodada com três brasileiras em quadra, a potiguar Victória Barros e a gaúcha Pietra Rívoli avançaram às quartas de final do ITF J300 de Lima. E ambas conseguiram vencer jogadoras cabeças de chave nesta quarta-feira.
Victória, de apenas 14 anos e 199ª do ranking, eliminou a norte-americana de 17 anos Mia Slama, cabeça 4 do torneio e 51ª do mundo, por 3/6, 6/4 e 6/2. Sua próxima rival será a eslovaca de 15 anos Natalia Krockova, 127ª colocada.
Pietra Rívoli, de 15 anos e 210ª do ranking, bateu a chinesa de 17 anos Yichen Zhao, 126ª, por 7/5 e 6/2. Sua próxima rival é a chilena Antonia Vergara Rivera, terceira favorita e 42ª colocada.
Já a paulista de 17 anos Olívia Carneiro, cabeça 2 em Lima e 34ª do ranking, foi eliminada nas oitavas pela canadense Emma Dong, 324ª colocada, por 6/3 e 7/6 (7-5).
As campanhas até as quartas de final em Lima rendem 100 pontos no ranking para as duas brasileiras. Para a composição do ranking são considerados os seis melhores resultados em simples e mais 25% da soma das seis melhores pontuações nas duplas. Victoria tem apenas 30 pontos a descartar, Pietra descarta 36. O torneio dá 300 pontos à campeã, 210 para a vice e 140 para as semifinalistas.
Único brasileiro a ter passado pela primeira rodada na chave masculina, o gaúcho de 17 anos e vindo do quali Thiago Guglieri parou nas oitavas. O atual 323º do ranking foi superado pelo russo Timofei Derepasko, principal cabeça de chave e 37º do mundo, por 6/7 (5-7), 6/3 e 6/2.
Semifinais de duplas em Lima
Três brasileiros estão nas semifinais de duplas. O carioca Nicolas Oliveira e seu parceiro argentino Lucca Guercio enfrentam o russo Timofei Derepasko e o sueco William Vinciguerra. Do outro lado da chave, o goiano Luis Augusto Miguel e o italiano Vito Antonio Darderi enfrentam o norte-americano Maximus Dussault e o nicaraguense Joaquin Guilleme. Nas duplas femininas, Sthefany de Lima e ucraniana Yelyzaveta Chainykova enfrentam a eslovaca Natalia Krockova e a canadense Nadia Lagaev.
Quartas no México e na Guatemala
Os brasileiros tiveram rumos opostos na rodada de oitavas de final do ITF J60 da Guatemala, em quadras duras. Lucca Acioly venceu o norte-americano Alexander Farias por 7/6 (7-4) e 6/0. Ele agora enfrenta tenista dos Estados Unidos, Sklar Phillips. Ainda nesta quarta-feira, Luca Laurindo sofreu 6/0 e 6/3 do norte-americano Agassi Rusher.
Já pelo ITF J60 de Zapopan, em quadras de saibro no México, Brian Tremblay chegou às quartas de final depois de vencer o tenista da casa Victor Carrillo por 5/7, 6/0 e 6/4. Ele enfrenta o cabeça 7 local Alejandro Ochoa em busca da semifinal.
Leia mais:
Incrível performance das nossas jovens tenistas! A determinação e talento de Victória Barros e Pietra Rívoli são inspiradoras, provando que a nova geração vem com tudo. É uma pena a eliminação de Olívia Carneiro, mas o esporte é assim, cheio de surpresas. Vamos, Brasil!
Que belíssima vitória da Victoria. Surpreendente.
Nada surpreendente para quem acompanha a carreira da Vic já há alguns anos. Ela é um talento singular e ainda vai nos dar muitas a alegrias. O Mouratoglou, ex-técnico da Serena para quem não sabe, lhe fez rasgados elogios e está muito empolgado com ela. Mas foi, de fato, uma grande vitória!
Estou animado com a nova geração do tênis Ferminino!
Tenis feminino BR realmente parece ter boas perspectivas no médio/longo prazo..
Ganhar esse J300 significa vaga p
Roland Garros quase nas mãos. Meninas tem talento pra irem longe no profissional. Victoria e Nauhany saem na frente porque são mais novas e fora da curva. Devem estrear ainda em 2024 no profissional.(precisa ter 14 anos pra iniciar no profissa)
Eu sou apaixonada pela Vitória, que linda vitoria!!!! Tenho certeza de que ela será a nossa Serena Williams !!! Avante Vic!!!!❤❤❤❤