Venus celebra os 25 anos de seu 1º Wimbledon e volta ao circuito em Washington

Foto: Juarez Santos

Londres (Inglaterra) – O primeiro título de Wimbledon de Veus Williams completa 25 anos. Em 2000, a quinta cabeça de chave derrotou suas quatro primeiras adversárias — Kveta Peschke, Ai Sugiyama, Nathalie Dechy e Sabine Appelmans, todas em sets diretos.

Principal favorita, a suíça Martina Hingis, então nº 1 do mundo, ofereceu resistência, mas Venus prevaleceu com parciais de 6/3, 4/6 e 6/4 para avançar às semifinais contra sua irmã mais nova, Serena, oitava cabeça de chave.

O pai, Richard Williams, não aguentou assistir e ficou andando pela Wimbledon Village durante a partida, enquanto sua mãe, Oracene, estava em casa, na Flórida. O placar final foi de 6/2 e 7/6 (7/3) e Venus chegou à final.

Na decisão, Venus encarou a defensora do título, a compatriota Lindsay Davenport. O primeiro set foi vencido com facilidade e sacava para fechar o jogo, quando duas duplas faltas deram a Davenport uma segunda chance em 5 a 5. O tiebreak foi todo de Venus, que ganhou cinco pontos seguidos com seu poderoso forehand. Placar final, 6/3 e 7/6 (7/3) e Venus literalmente pulou de alegria e correu para abraçar Serena. Ela se tornou a primeira jogadora negra a vencer Wimbledon desde Althea Gibson em 1958.

Venus aceita convite e volta em Washington

Um quarto de século depois, aos 45 anos, e após 16 meses de ausência, a ex-número 1 do mundo Venus Williams retorna à ação no WTA Tour, depois de aceitar um wild card para o WTA 500 de Washington, cuja chave principal começa no dia 21 de julho.

“Estou animada. Há algo realmente especial: a energia, os fãs, a história”, disse Williams. “Esta cidade sempre me demonstrou tanto amor e mal posso esperar para competir lá novamente!”

Williams, sete vezes campeã de Grand Slam em simples e 16 vezes campeã de Grand Slam em duplas, disputará seu primeiro evento no circuito desde Miami em 2024.

Tetracampeã olímpica, Venus volta ao evento pela segunda vez. Em sua única participação, Williams perdeu para Rebecca Marino na primeira rodada da edição de 2022.

Subscribe
Notificar
guest
5 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Maurício Sabbag
Maurício Sabbag
11 horas atrás

Eu já estava achando que a Venus havia se aposentado e que não quis homenagens. Bom saber que vai voltar.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
10 horas atrás
Responder para  Maurício Sabbag

A Vênus é “inaposentável”. Já vai em 45 anos e contando …

Nivaldo Pecharki
Nivaldo Pecharki
9 horas atrás

Esse retorno de Venus em Washington é histórico, ela merece mesmo essa homenagem.

Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
Vanda Ferraz Lopes de Oliveira
4 horas atrás

Sempre gostei mais da Vênus do que da Serena, como atleta !!
Extremamente respeitosa com as adversárias.
Realmente uma excepcional jogadora, não deveria parar nunca……

Marcio
Marcio
3 horas atrás

Uma lenda viva do tênis, com tanta história. Torço pra que ela siga em frente e faça bons jogos.

plugins premium WordPress

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.