Um ano após última conquista, Fognini é campeão na Espanha

Foto: Pilar Cortés

Montemar (Espanha) –  A final do challenger de Montemor deste domingo foi um duelo de gerações, com o veterano italiano Fabio Fognini de um lado e o jovem austríaco Lukas Neumayer do outro. O ex-top 10, fez valer a experiência de seus 38 anos de idade e bateu o rival de 22 em três sets, com parciais de 6/3, 2/6 e 6/3, depois de 2h18 de confronto.

Esta foi o primeiro título do experiente italiano na temporada. Sua última conquista havia sido há um ano, levantando a taça no challenger de Valência. Como defendia nesta semana 100 pontos pelo título e o novo triunfo lhe rendeu apenas 75 pontos, Fognini sofrerá uma leve queda no ranking, saindo da 84ª colocação para a 89ª na próxima segunda-feira.

Convidado da organização e cabeça de chave número 1 no saibro de Montemor, o ex-número 9 do mundo escapou de enfrentar os principais nomes na competição e teve como rival de melhor ranking o tenista da casa Daniel Rincon, 162º doa ATP, curiosamente o seu adversário de estreia e o único top 200 que precisou bater para sagrar-se campeão.

Na decisão deste domingo, o italiano pressionou bastante o rival no primeiro set, teve break-points em todos os quatro games de serviço de Neumayer e conseguiu três quebras. Ele só não venceu com mais tranquilidade porque perdeu o saque duas vezes.

O jovem austríaco, atual 259 do mundo, melhorou na segunda parcial, não cedeu uma chance sequer de quebra e bateu o serviço de Fognini em duas oportunidades. A definição foi então para o terceiro e decisivo set, no qual o italiano por pouco não anotou um “pneu”. Ele ficou a um ponto de sacar em 5/0, mas viu o rival salvar um break-point no quinto e dois match-points no sétimo, antes de ser derrotado.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.