Salvador (BA) – Depois de receber o inédito torneio mundial profissional M25, o Clube Bahiano de Tênis, em Salvador, se prepara para a histórica 40ª edição do Bahia Juniors Cup. A competição é uma das mais tradicionais e importantes da categoria juvenil. O evento acontece entre os dias 8 e 16 de novembro, em parceria com a Sudesb e a Setre – Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo do Estado da Bahia.
O evento revela grandes nomes do tênis brasileiro e mundial. Foi nas quadras do Bahiano em 2021 que João Fonseca, ainda com 15 anos, ganhou seu primeiro título do circuito mundial juvenil. Dois anos mais tarde, venceu o juvenil do US Open e agora vem brilhando no profissional, entrando no top 30 com o troféu no ATP 500 da Basileia e batendo recordes de precocidade do tênis nacional e mundial. Em 1993, Gustavo Kuerten venceu a categoria 16 anos em final apertada contra o baiano Duda Catharino Gordilho e quatro anos mais tarde se tornaria campeão de Roland Garros e em 2000 ascendia ao topo do ranking.
Outros nomes do tênis nacional como Marcelo Melo, Thiago Wild, que também ganhou o US Open juvenil, João Lucas Reis. o jovem Luís Guto Miguel, além do ex-top 20, o argentino Sebastian Baez, estiveram no evento soteropolitano.
Em 2025, Bahia Juniors Cup será dos mais importantes do país, com pontuação J100 até 18 anos, além de oferecer importantes pontos no ranking sul-americano até 14 e 16 anos e na tabela nacional para o Tennis Kids em categorias a partir de 8 até 12 anos.
“O Bahia Juniors Cup é um trampolim de todos os juvenis brasileiros, basta ver que todos os grandes tenistas e promessas passaram pelas quadras do Bahiano de Tênis. A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) tem muita confiança na Federação Bahiana para a realização de um importante J100, tradicional no calendário nacional e mundial”, disse Duda Catharino Gordilho, vice-presidente da CBT.
“O Bahia Juniors Cup, antiga Copa Econômico, sempre revelou grandes tenistas desde sua primeira edição em 1985 quando surgiu nas quadras do Clube Bahiano de Tênis. A Federação Bahiana de Tênis tem especial carinho e orgulho em realizar e perpetuar esse tradicionalíssimo torneio com tanta história e registros gloriosos no tênis brasileiro”, apontou Gian Biglia, presidente da Federação Bahiana de Tênis.












