Monte Carlo (Mônaco) – Tentando conseguir mais marca de longevidade no circuito, com a chance de se tornar o segundo mais velho vencedor em Masters 1000, o suíço Stan Wawrinka deixou a oportunidade passar. Nesta segunda-feira, ele foi derrotado de virada em Monte Carlo pelo chileno Alejandro Tabilo, que anotou parciais de 1/6, 7/5 e 7/5, depois de 2h28 de confronto.
Esta foi a primeira vitória do canhoto chileno no saibro desde sua campanha rumo às semifinais no Masters 1000 de Roma no ano passado. Depois disso, Tabilo acumulou oito derrotas seguidas em torneios disputados na terra batida, a mais recente delas na semana passada em Houston, deixando escapar três match-points contra Jenson Brooksby.
Na segunda rodada, Tabilo terá a árdua missão de desafiar o sérvio Novak Djokovic, terceiro mais bem cotado ao título na competição, que entra adiantado na chave. Curiosamente, ele tem retrospecto positivo contra o ex-número 1 do mundo, vencendo o único duelo que travaram até então, ano passado na terceira rodada do Masters 1000 de Roma.
Aos 40 anos e 10 dias, Wawrinka tentava se tornar o segundo mais velho a vencer uma partida de Masters 1000 (desde 1990), ficando atrás apenas do croata Ivo Karlovic, que era um dia mais velho que ele quando venceu sua última partida na campanha de Indian Wells em 2019. Na semana passada, o suíço conseguiu ser apenas o terceiro jogador com 40 anos ou mais a vencer um jogo de ATP no saibro desde 1980 ao superar a estreia em Bucareste.
Jogo de altos e baixos e nervosismo no final
Tabilo começou muito mal na partida e venceu apenas nove pontos em todo o primeiro set, quatro deles em erros não forçados de Wawrinka, que dominou amplamente as ações, anotou duas quebras e perdeu apenas um game para o chileno. Porém, a virada dos sets foi ótima para o sul-americano colocar a cabeça no lugar e voltar muito melhor para a segunda parcial.
Ainda assim, o chileno sofreu ameaças no terceiro game, salvando dois break-points. Depois de uma quebra para cada lado nos dois games seguintes., o equilíbrio prevaleceu até a reta final, quando Wawrinka vacilou ao sacar pressionado em 5/6, encarou um break-point com 30-40 e acabou levando a pior. Com isso, Tabilo fechou o set, empatou a partida e forçou o terceiro.
Wawrinka teve suas chances na parcial decisiva e chegou a abrir 3/1 após uma quebra no terceiro game. Porém, depois disso ele baixou muito o nível e perdeu quatro games seguidos, com dois breaks contra. O suíço ainda reagiu e devolveu a quebra de desvantagem nono game, salvou um match-point contra no décimo, teve um vreak-point no 11º e sucumbiu no 12º, quando encarou 0-40 e salvou só o primeiro do triplo match-point que teve contra.
Estreia difícil para o Djokovic, todo cuidado é pouco!!!
Wawrinka só é perigo pra Djokovic em final de Grand Slam
O Tabilo vai fazer Djokovic voltar pra casa rapidinho…
Vá tentando, uma hora você acerta…
Amanhã vamos voltar aqui para te responder.