Osaka (Japão) – Cabeça de chave número 4, a canadense Leylah Fernandez fez valer o favoritismo na final do WTA 250 de Osaka, neste domingo, e derrotou a tcheca vinda do quali Tereza Valentova, atual 78ª do mundo, com o placar final de 6/0, 5/7 e 6/3 para levantar sua segunda taça na temporada.
Competindo em sua oitava final da carreira, a sétima em quadras duras, a canadense de 23 anos conquistou seu quinto título, todos eles no piso sintético. Ela também foi campeã em Washington (2025) em Hong Kong (2023) e duas vezes em Monterrey (2021 e 2022).
Atualmente na 27ª colocação no ranking, Fernandez vai dar um salto de cinco colocações no ranking e voltará a ser a melhor canadense no ranking da WTA. Ela subirá para a 22ª posição na próxima lista, exatamente um lugar à frente da compatriota Victoria Mboko, de apenas 19 anos, que será a 23ª do mundo.
A canhota canadense levará para casa uma premiação de US$ 36.300, enquanto a vice-campeã Valentova irá receber US$ 21.484. A tcheca de 18 anos dará uma boa arrancada no ranking, subindo 20 posições para chegar ao 58º posto na próxima segunda-feira, o melhor da carreira até então.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Fernandez teve uma largada arrasadora, perdeu apenas 12 no primeiro set e marcou um “pneu” sobre a jovem rival, que mesmo assim teve três break-points no decorrer da parcial e não converteu um sequer. Do outro lado, a canadense teve quatro chances e anotou três quebras seguidas.
How did @leylahfernandez win this point?! 😱#JapanOpen pic.twitter.com/caV4lFAziG
— wta (@WTA) October 19, 2025
No segundo set, Valentova foi mais consistente e deu trabalho para a canadense. O tcheca buscou o empate, mas teve trabalho para conseguir, ficou com quebra de vantagem em duas oportunidades diferentes, viu Fernandez igualar o placar em ambos os casos e só fechou a parcial na segunda vez que sacou para o set.
Sem se assustar com a reação da adversária, a cabeça de chave 4 retomou o domínio do placar no terceiro set, pressionando o saque de Valentova para somar 10 break-points, confirmando dois. A tcheca teve só uma quebra e assim acabou derrotada na primeira final de WTA que disputou.











muito boa a velocidade e agilidade da Leylah. Ela consegue um equilibrio bem consistente entre a qualidade do seu tênis versátil e a capacidade física (embora não seja muito potente). Inteligente e guerreira