Indian Wells (EUA) – A polonesa Iga Swiatek é a campeã do WTA 1000 de Indian Wells em 2024. Com mais uma exibição estrondosa e com direito a ‘pneu’ no segundo set, a número 1 do mundo precisou de apenas 1h08 para derrotar a grega Maria Sakkari, nona colocada do ranking, com as parciais de 6/4 e 6/0.
Ao longo da campanha no deserto californiano, Swiatek cedeu somente 21 games e não perdeu um único set em seis partidas disputadas, número recorde entre homens e mulheres desde 1999 em Indian Wells. Além disso, ela chega a impressionantes 90% de aproveitamento no evento norte-americano, com 18 vitórias e apenas duas derrotas na carreira, superando a marca de 89,5% da alemã Steffi Graf.
Este é o 19º título da jogadora de 22 anos, o oitavo em nível 1000 e o segundo em 2024, repetindo a conquista de Doha no mês passado. Iga já acumula 94 semanas na ponta do ranking, naquele que é o décimo maior reinado do tênis feminino. Atualmente com 1.380 pontos de vantagem para a vice-líder Aryna Sabalenka, a polonesa aumentará a diferença para 2.520 pontos.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O triunfo deste domingo também ajudou Swiatek a empatar o confronto direto contra Sakkari em 3 a 3, tendo vencido os últimos três duelos diante da grega, incluindo as duas finais de Indian Wells, em 2022 e agora em 2024. Curiosamente, todas as seis partidas foram decididas em apenas dois sets e elas seguem sem disputar um único tiebreak.
Apesar da nona derrota em 11 finais disputadas no circuito, Sakkari tem muito a comemorar nesta semana. Depois de amargar uma péssima fase, com eliminações precoces e um desempenho aquém do esperado, ela mostrou sinais de reação neste que foi o primeiro torneio ao lado do novo treinador, o norte-americano David Witt. Mesmo com o vice, ela permanecerá na nona posição do ranking desta segunda-feira, seis postos abaixo de sua melhor marca.
Rack ‘em up, Iga! 🎱
That’s 8 WTA 1000 titles in the trophy cabinet for World No.1 @iga_swiatek 🏆#TennisParadise pic.twitter.com/FjykezwmTA
— wta (@WTA) March 17, 2024
Favorita nesta decisão, Swiatek foi a primeira a quebrar o saque da adversária, abrindo vantagem logo no segundo game. No entanto, Sakkari conseguiu se recuperar e empatou o jogo, que seguiu bem equilibrado até a reta final. Após quatro games de domínio das sacadoras, a grega baixou a guarda ao sacar com 4/5 e concedeu três break-points para a polonesa. Ela ainda salvou os dois primeiros, mas na terceira oportunidade Iga dominou o ponto desde o início e fechou a parcial.
A partir daí o que se viu foi um passeio da número 1 do mundo, que controlou o jogo como quis e perdeu apenas cinco pontos em todo o segundo set. Em apenas 25 minutos, ela finalizou o jogo e garantiu mais um troféu para a sua galeria.
beware of the loud confetti cannon, Iga 😅🎊
🏆 @iga_swiatek #TennisParadise pic.twitter.com/v9FlutdJ1o
— wta (@WTA) March 17, 2024
Esperando o comentário do Flávio sobre o jogo chato da Swiatek rs. Brincadeiras a parte, acredito que para ganhar da Iga é preciso ir além de técnica e do físico, é preciso muito mental. Quando achei que a Sakkari havia achado o caminho, ela voltou a cometer os mesmos erros, deixando o jogo do jeito que a Iga gosta. Pode não ser o jogo mais bonito de se ver, mas é objetivo e tem dado resultados.
Não me surpreende, pois a grega é assim mesmo. Fiquei até surpreso quando vi que ela ganhava no head to head da Iga. Quando soube que a grega ganhou da Coco eu já sabia que “não teria uma final”.
Não só sobre a Iga, mas sua obsessão pela Sakkari
Viviane, exatamente ,então mais uma vez o jogo grosso e limitado da Iga prevaleceu e a Sakkari assustou, mas vou parabenizar a grega que apresentou algo novo neste torneio e olha que sou um crítico dela também, mas tenho que admitir que ela apresentou uma boa novidade neste torneio importante, infelizmente não conseguiu superar a grosseria, porém eficiente da IGA que a fez vencer fácil e o público como sempre em finais que a Iga joga fica desmotivado, então como faz falta a Barthi e quero ver a polonesa usar só essa grosseria em Wimbledom pra ver se vence, né kkkkk mas tudo bem segue o jogo, agora jogão foi Sinner x Alcaraz que o público compartilhou porque prefere o jogo vistoso com técnica, e daqui a pouco terá Alcaraz x Medvedev que promete viu Viviane, e podemos ter uma final de verdade daqui a pouco que vale a pena ver. Abraços, senhorita. Viviane kkk..
No final da carreira a Iga vai ser muito superior a Barthi…Isso é fato.. o que vale no jogo é ganhar..sendo honesto, respeitando as adversárias e com humildade, é o que importa…e nem adianta falar que a Barthi parou e por isso a Iga passou ela. Parou pq a pressão pesou..
Também da oara fazer um paralelo com o masculino. Djoko com mais títulos, mas o Fedal sendo mais importante
Wiliam do jeito que esta pode atingir maiores números mesmo, aí é claro porque a Barthi já parou aí é fácil,né, kkkkkkk. Agora não foi por causa de pressão não cara e sim parou porque não queria mais conviver com a exigência da profissão que gera desgaste físico e emocionou e ela optou pelo abandono. Barthi venceu Wimbledom usando bem a técnica, que é difícil só pancadaria grossa vencer na grama, então no tênis masculino dificilmente pancadaria grossa vence Wimbledom, mas no feminino é incógnita que pode acontecer, mas é difícil.
Não parou por causa da pressão não…
parou porque não queria mais conviver com a exigência da profissão que gera desgaste físico e emocional.
Putz, não sabemos o que é pressão mais!
ORA meu caro Luiz Fabriciano, foi ela mesma que disse isso, apenas repeti o que ela disse.
Na boa , meu caro Flavio Cota . Não tens ideia do que significa ” grosseria” . Isto é tudo que Iga Swiatek não tem . Sabe mudar a direção da bolinha como poucas , e como possui apenas 22 aninhos, somente vai melhorar. Abriu quase 2000 pontos para Sabalenka e já vai atingir 95 semanas no TOPO do Ranking. Já passou da hora do parceiro deixar esta ladainha pra trás e mudar seus conceitos…rs. Abs!
Esse tal de Flávio fala muito e acha que entende de tênis…O famoso “se acha”
Ricardo ,você, se incomoda com os números argumentados, né cara, e ainda duvida deles. rs.
Vive dando pitaco em todos os posts, um verdadeiro copia e cola
Sérgio Ribeiro tenho consciência sim, e ela no momento é isso aí sim, pois não sabe usar slice, curtas, lob, voleio é o mesmo de sempre, ou seja apenas pancadaria cansativa que é eficiente, mas é um jogo extremamente limitado será que você não enxerga? Agora você viu como joga o Alcaraz, joga demais, e é jovem também como a Iga que você citou, mas não faço comparação entre eles porque seria covardia comparar Iga com Alcaraz e sei que não se pode comparar a excelente qualidade do tênis masculino com feminino, apenas acho que dá para as moças jogar com pouco de qualidade e ser vencedora que a Barthi já provou isso, que faz muita falta, então acho que você deve ter visto o jogão ontem Sinner x Alcaraz com boa qualidade, na época da Barthi era diferente e o público se sentia satisfeito com o tênis feminino igual o masculino, infelizmente hoje o tênis feminino caiu perante o público e se nota isso principalmente quando a Iga decide torneio, ou seja, o jogo limitado dela gera apatia do público. A Iga é uma jovem vencedora com todo mérito e a sua força física é muito superior as demais ,talvez só a Sabalenka e a Ribakina consigam competir fisicamente com ela, mesmo assim acho a polonesa um pouco a frente das duas mas tecnicamente é limitadíssima que você não quer ver. Eu entendo o seu ponto de vista, mas sou obrigado a discordar porque qualidade não é só pancadaria. Abraços.
Sergio Ribeiro me aponte uma mentira que eu disse cara, ora boas se ela não sabe usar slice, curtas, lob, nem volear e só usa pancadaria chata se isso não é falta de qualidade é o que então? Veja o Alcaraz também é jovem, aliás mais jovem que a Iga e já tem o jogo mais bem distribuído, e achei uma surpresa boa a francesa Parry neste tornei usando backhand de uma mão que deve ser a única no tênis feminino que é fantástico, quem sabe ela possa se aprimorar e aparecer mais porque pode ser atrativo.
A verdade nua e crua é que a IGA, hoje, deixaria a Barty andando de bicicleta, 6/0 6/0, porque seus golpes potentes,angulados e certeiros não dariam qualquer chance de Barty sequer pensar em firulas…
Sandro viajou agora, a dizer que a Barthi perderia por bicicleta.rsrsrsrs
O jogo da Iga é inteligente…sem firula. Com muito objetivo..ela joga pra marcar pontos e ganhar partidas.. agora..o engraçado é ver os comentários da ESPN tentando tirar os méritos da Iga loucos para verem ela ser ultrapassada pela Sabalenka…Kkkkk. acabou de colocar 2520 pontos acima e vem aí o saibro aonde a polonesa é quase imbatível.
A ESPN quer uma alternância no topo do ranking pra valorizar seu produto, até a WTA quer isso.
William no saibro ela defende pontos, e se não tiver resultados pode perder boa parte destes 2520 pts, pois na grama o jogo limitado da Iga é difícil colher resultados
Eu não acho o jogo da IGA feio… Acho lindo! Adoro jogo objetivo, sem firulas, gosto de tênis e não de circo…
É, agora o público e talvez 70% pensa diferente de você,Sandro, porue o jogo da Iga é LIMITADO e cansativo, mas você viu a final masculina ou a semi entre Alcaraz x Sinner que parece outro esporte. kkkk
Bastou a grega dar uma viajadinha pra robozinha polonesa passar o carro! Extremamente focada do início ao fim, lembra seu ídolo Nadal
Qtos pneus a IGA ja deu na carreira dela? Ja é a recordista de Pneus? Deve ser já com certeza a recordista do número de pneus dados em top 10 não?
Ela acaba de somar 72 na carreira, o que é absurdamente inferior aos 402 de Chris Evert e aos 150 de Serena. E sobre top 10, este foi o nono em toda sua carreira, enquanto Serena fez 17.
Calma amigo…ela só tem 22 anos..tem muita carreira ainda pela frente.
William eu quero ver se a Iga ganha Wimbledom só jogando assim, né. kkkkkkk
IGA, a rainha da borracharia: haja pneus !!!
É sim Sandro,mas da pancadaria grossa. kkkkkkkkk
Ela é uma boa jogadora, que se destaca entre as demais. Nada tão surpreendente. Nada de braçadas graças a aposentadoria da Barty
A BARTY levaria uma bicicleta da IGA fácil, fácil: 6/0, 6/0 !!!
Sandro você deve saber que Wimbledom, MAIOR TORNEIO DO MUNDO, é muito difícil só grosseria ganhar a grama sagrada, sabemos que no tênis masculino é quase impossível só pancadaria vencê-lo, mas no feminino é uma incógnita que atualmente não deixa de ser difícil, então vamos ver então se a Iga, que você é fã, consegue vencer Wimbledom só jogando na pancadaria limitada ,viu. Vamos aguardar. kkkkkkkkkkk
AH LEVAVA KKKKKKKKKKKK, era a número 1 quando se retirou de quadra e você viajando SANDRO kkk, agora principalmente em Wimbledom, só pancadaria a Iga não ganhava, nunca, nunca da Barthi lá, aliás, é difícil ganhar na grama com pouca técnica assim, vamos ver se a IGA, que você é fã, vai ganhar Wimbledom, MAIOR TORNEIO NO MUNDO, jogando assim . Vamos aguardar. rs
Jogo da iga… chatinhos que só…. Aí depois a gente vê a final masculina e parece outro esporte.
Exatamenet Ana , falou tudo é um cometário SUPER SENSATO e super inteligente, e falo isso aqui n vezes só que tem gente que teima e acha que pancadaria grossa é habilidade tem que rir. ver o jogo masculino se nota que é outro esporte. Parabéns Ana por falar a verdade e ela precisa ser dita.
Eu adoro ver os pneus da IGA, se vc não gosta, não assista…
Sandro a Ana é uma mulher sábia e já percebeu isso, e falou uma verdade da grosseria da Iga, que infelizmente é eficiente.
Pelas informações da Wikipédia, a carreira da Chris Evert durou de 1972 até 1989, em torno de 17 anos, uma média de 23/24 pneus por ano. O número de pneus aplicados pela Chris Evert talvez seja difícil da Iga Swiatec superar, mas os números da Serena Williams é bem possível de ser alcançado se ela continuar nesse ritimo, tanto os 150 pneus no total quanto os 17 pneus sobre top 10. Vou torcer para que pelo menos os números de pneus da Serena Williams sejam superados pela Iga Swiatec.