Sydney (Austrália) – Nesta quinta-feira foi definida a terceira e penúltima equipe nas semifinais da United Cup, a primeira da sede em Sydney. Atuais vice-campeões do torneio, os poloneses levaram a melhor contra os britânicos e vão enfrentar os cazaques para tentar retornar à decisão e assim buscar um título inédito.
O duelo entre a Polônia e a Grã-Bretanha se definiu já nas partidas de simples, com vitórias de Hubert Hurkacz sobre Billy Harris e depois de Iga Swiatek em uma suada virada para cima de Katie Boulter, garantindo a classificação para a fase seguinte. Todas as partidas do mata-mata da United Cup têm transmissão do NSports (no YouTube, na Claro, na Vivo e na Sky).
Abrindo o dia na Ken Rosewall Arena, os poloneses saíram na frente com uma vitória apertada de Hurkacz em sets diretos, marcando placar final de 7/6 (7-3) e 7/5 sobre Harris. Ele salvou todos os três break points que enfrentou contra o britânico e venceu 88% dos pontos com o primeiro saque. Do outro lado, o britânico sofreu apenas uma quebra, mas foi o suficiente para levá-lo à derrota.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Esta vitória foi crucial para eu ganhar mais confiança. Definitivamente super satisfeito comigo mesmo. Hoje foi uma batalha muito difícil com Billy. Ele estava jogando um tênis muito bom e definitivamente muito feliz por passar por isso”, analisou Hurkacz, que comemorou sua 150ª vitória em nível ATP.
No primeiro encontro de carreira entre Swiatek e Boulter, a britânica deu enorme trabalho e jogou de igual para igual da linha de base com a número 2 do mundo. Mesmo saindo atrás, a polonesa mostrou forças e buscou a virada para fechar o jogo com parciais de 6/7 (4-7), 6/1 e 6/4, depois de 2h57 de batalha.
Iga chegou a abrir 3/0 no primeiro set, mas foi quebrada de volta no sétimo game e levou a pior no tiebreak. Sua resposta não poderia ter sido melhor, venceu os quatro primeiros games da segunda parcial e ainda anotou novo break para fazer 6/1 e empatar o jogo.
O terceiro e decisivo set foi o mais tenso, desta vez com a polonesa saindo atrás. Ela levou uma quebra de zero no terceiro game e logo em seguida pediu atendimento médico e colocou uma proteção na coxa. Na volta, Bolter se enrolou e também perdeu de zero. A igualdade se manteve até a reta final. Iga perdeu dois break-points no oitavo game. E depois, com o placar empatado por 4/4, escapou da quebra com uma bola milimétrica. Já em vantagem, a polonessa contou com toda sua solidez de fundo e sustentou algumas longas trocas para quebrar a britânica de zero, com quatro erros da adversária, e selar a vitória.
Ganhar da Iga não é fácil mesmo não.. Tem que estar em um dia iluminado e ela colaborar. O mesmo com relação a Sabalenka hoje.
As duas atingiram um nível diferenciado no circuito.