Melbourne (Austrália) – O japonês Tokito Oda fez história ao conquistar o título do Aberto da Austrália de 2026 na categoria de simples em cadeira de rodas, derrotando o espanhol Martin De la Puente por 3/6, 6/2 e 6/2. Com isso, ele se torna o homem mais jovem a deter simultaneamente os quatro títulos de Grand Slam em qualquer formato do tênis profissional.
Com apenas 19 anos, o triunfo de Oda sobre o terceiro cabeça de chave em Melbourne Park também o torna o segundo homem a conquistar quatro títulos consecutivos de Grand Slam na categoria de simples em cadeira de rodas, juntando-se ao lendário japonês Shingo Kunieda, que alcançou a marca de 12 títulos seguidos a partir de 2007.
Este é o segundo título do Aberto da Austrália de Oda (o primeiro foi em 2024) e seu oitavo título de Grand Slam no geral, deixando-o a dois títulos da marca do britânico Alfie Hewett.
Firmemente estabelecido como o número 1 do mundo, Oda mira alcançar o recorde de 28 títulos de Grand Slam em de sobre cadeira de rodas, atualmente pertencente a Kunieda.
“Quero agradecer ao Martin. Você é meu melhor amigo no circuito. A gente sempre sai junto, e você fala japonês, então às vezes é muito engraçado jogar com você”, disse Oda. “É a primeira vez que chegamos a uma final de Grand Slam juntos. Fiquei muito feliz em jogar com o Martin. Parabéns à sua equipe.” Oda também conquistou o título de duplas, ao lado do argentino Gustavo Fernandez, seu segundo título de duplas em Grand Slams. “Obrigado a todos, agradeço muito todo o carinho … Espero que vocês continuem apoiando o tênis em cadeira de rodas. Muito obrigado.”
A partida sofreu longa pausa devido à chuva e Oda retomou o controle sob o teto da Margaret Court Arena, fechando o jogo com 52 winners contra 31 de De la Puente e vencendo 74% dos pontos com o primeiro saque, em comparação com os 51% do adversário. Este foi o 18º encontro entre os dois, o sexto em um Grand Slam, e a primeira vez que se enfrentaram em uma final.
De la Puente buscava se tornar o 13º jogador a conquistar um título de Grand Slam em simples masculino, após ter perdido a final de Wimbledon para Hewett em 2024. Apesar da decepção, o espanhol foi elegante na derrota, absorvendo o momento com um sorriso.
“Parabéns, Tokito, nós nos conhecemos desde que você era quase uma criança, você já destruiu a cadeira de rodas de todo mundo no circuito … você é um grande campeão”, disse De la Puente. “Obrigado à minha equipe. Ela me apoiou muito, eu estava passando por um momento difícil no Natal. Foi uma época complicada para mim, e eles me incentivaram — minha equipe, minha família, minha namorada — todos me apoiaram. Espero que tenhamos outra batalha no ano que vem.”
Além da vitória de Oda no torneio de Melbourne Park em 2024, ele também foi vice-campeão contra Hewett em 2023 e 2025. O japonês conquistou 41 títulos de simples antes de completar 20 anos. Oda começou a usar cadeira de rodas aos nove anos, após ser diagnosticado com câncer ósseo na perna. Originalmente jogador de futebol, ele posteriormente migrou para o tênis em cadeira de rodas.
Embora admire Kunieda como um exemplo no esporte, o primeiro herói de Oda foi o craque brasileiro Neymar, cujo talento e individualidade o marcaram profundamente. “Como ele muda o penteado a cada partida, eu simplesmente adoro o estilo dele. E ele ainda está jogando. Eu estava com o mesmo penteado que ele.”










