Málaga (Espanha) – O segundo finalista da Copa Davis deste ano só será conhecido na tarde deste sábado na partida de duplas. Campeã de 2010 e finalista de 2013, a Sérvia ficou muito perto de eliminar a Itália já nos dois jogos de simples, depois que Miomir Kecmanovic ganhou de Lorenzo Musetti e Novak Djokovic teve três match-points, mas Jannik Sinner reagiu de forma notável, venceu por 6/2, 2/6 e 7/5, e deixou o placar igualado.
O vencedor desta semifinal decidirá o título às 12 horas deste domingo contra a Austrália. A Sérvia busca sua terceira final e o segundo título, tendo ganhado em 2010 e sido vice em 2013, enquanto a Itália tem seis finais e só ganhou a Davis uma vez, em 1976. Sua última final aconteceu em 1998.
HUGE serve return 💥#DavisCupFinals | @federtennis | @janniksin pic.twitter.com/2iEGLCLVQp
— Davis Cup (@DavisCup) November 25, 2023
Além de se vingar da recente derrota na decisão do Finals de Turim, Sinner interrompeu a série de 21 vitórias de simples consecutivas de Copa Davis do número 1 do mundo, que não saia derrotado desde que foi forçado a abandonar por problemas físicos a semifinal de 2011 diante de Juan Martin del Potro. Ao mesmo tempo, Sinner marcou sua segunda vitória sobre Djokovic em seis confrontos gerais e quatro da temporada.
Partida muito disputada
No primeiro set foi Sinner muito agressivo e preciso, lembrando sua primeira partida contra o sérvio no Finals da semana passada. Os dois não aproveitaram tão bem o primeiro saque (52% e 59% de acerto para cada um), mas o italiano usou muito melhor o recurso, tendo vencido 91% desses pontos contra apenas 62% do adversário. Isso explica a diferença também nos winners de base, de 12 a 1, já que Sinner concluiu bem vários pontos com a segunda bola.
A situação no entanto se inverteu completamente no segundo saque, aí com Djokovic já bem mais perto de seu nível habitual. O número 1 do mundo elevou o primeiro saque para 62% e aí só perdeu dois desses pontos. A devolução também causou problemas ao italiano, que cedeu quatro break-points e cedeu dois. Muito afiado, Djokovic cometeu apenas três erros não forçados na parcial contra 11 do jovem oponente.
Another vintage @DjokerNole backhand 🙌#DavisCupFinals | @TSSRBIJE pic.twitter.com/wNApgsxh4y
— Davis Cup (@DavisCup) November 25, 2023
O terceiro set foi o melhor da partida, já que os dois mostraram físico, força e paciência para construir os pontos. Mas enquanto Djokovic mantinha com mais tranquilidade seus serviços, com excelente variação e profundidade, Sinner precisava se esforçar muito. Salvou um break-point num interminável segundo game, confirmou com 40-30 no outro e depois precisou de uma vantagem, sempre muito apertado pelas devoluções e trocas frenéticas de bola.
O italiano demonstrou coragem para evitar uma quebra que parecia fatal no oitavo game e cravou o 10º ace para se safar. E, sentindo a pressão do momento, cedeu 0-40 e três match-points com 4/5, reagindo de forma notável e corajosa, incluindo dois aces. O sérvio pareceu sentir a chance perdida, não sacou tão bem e foi quebrado. Sinner então concentrou-se muito no primeiro serviço e confirmou uma grande vitória.
Parabéns ao italiano que teve sangue frio para salvar os 3 match-points e virar contra Djokovic. Dá para contar nos dedos os jogos que o sérvio perdeu após ter match-point à favor. Acho que foram apenas três jogos que isso aconteceu.
Djokovic teve três match-points para vencer esse jogo e acabou desperdiçando. Depois acabou perdendo o foco. No que não é normal. Talvez tenha sido por causa de cansaço, já que vem de dois torneios seguidos com pouco descanso. Sinner mais uma vez jogando muito e só aproveitou a oportunidade. Agora o sérvio vai ter que decidir nas duplas. Acho que o sonho de ganhar a segunda Davis, não será dessa vez.
Nunca é mérito do adversário qdo ele perde
CANSAÇO kkkk vc é um fanfarrão, o cara jogou muito do começo até o fim. O Djoko mostrou que é humano como todos, as emoções bateu ele acabou escorregando.
Claro que está. Se vc viu o jogo, viu que faltou energia muitas vezes pra ele. Vem de dois torneios seguidos e não é de ferro. E mesmo teve grandes chances de vencer o jogo. Chora não viúva Federete ou Nadalete,pois o GOAT ainda vai ganhar muitos títulos no ano que vem.
infelizmente não vi o jogo, mas parece ter sido sensacional. Sou muito fã do Sinner, jogador agressivo, nada arrogante, sempre na dele, sem chiliques. Muito bom para o tênis essa nova rivalidade que está se criando. Vamos ver quem leva nas duplas. Minha torcida é pela Italia, que vem fazendo um excepcional trabalho na base.
Caramba! Belíssima vitória!
Isso é muito bom para o circuito!
Sem dúvida. Jogos desse tipo vão criando casca para o italiano. Ele, que já era talvez o único da nova geração que jogava de igual para igual com Alcaraz, agora também está começando a incomodar o Djoko. Gosto muito do jogo do Sinner. Agressivo, corajoso e nada arrogante. Sempre na dele, sem declarações polêmicas e sem chiliques na quadra. Faz bem para o esporte.
Fantástico! O mental do italiano vai se consolidando
Esse tipo de jogo faz com que o italiano vá criando casca. Ele, que já é o único da nova geração a jogar de igual para igual com o Alcaraz, agora começa a incomodar o Djoko também. Gosto muito do jogo dele – agressivo, corajoso. Talvez ainda falte um pouco mais de variação e de subidas à rede para se tornar completo. Mas gosto mais ainda de sua personalidade. Nada arrogante, sem declarações polêmicas, sem chiliques em quadra. Sempre na dele. Faz bem pro tênis.
Será que a rivalidade Sinner vs DJokovic vai ser do mesmo nível que foi a de Federer vs Djokovic, ou seja, H2H parelho, mas o sérvio ganhando os principais jogos, os que importa.
nao sao contemporâneos. Djokovic vai continuar parcialmente no circuito (como fez este ano) por mais dois, no maximo tres anos, e vai parar qdo notar que nao tem mais chances em slams. E ate la Sinner, Alcaraz, Medvedev, Rune e outros vao continuar ganhando os “jogos principais” e os “que importam”, algo que ja tem sido razoavelmente recorrente desde a pandemia.
em termos de contemporaneidade, Federer tbm não foi de Djokovic. Existiram 6 anos de diferença, isso não é pouca coisa
Sinner será o futuro número um do mundo
A Cup não vale tanto quanto o Finals
O GOATaço ganhou os 2 jogos do ano que valiam mais. Esse aí vai só pro h2h.
Alguém sabe se já aconteceu do djoko desperdiçar triplo match point? Não me surpreenderia se essa tiver sido a primeira vez…
Sinner é muito bom! Ganhar 2 jogos do Djoko em um curto espaço de tempo não é pra qualquer um! Bom ver novas rivalidades com o Djoko goat!
Será que o Sinner aprendeu alguma coisa com a derrota na final do ATP Finals no último domingo? Eu acho que sim. Parabéns ao Sinner por não ter aberto mão da dignidade no ATP Finals e dado o seu melhor contra o Holger Rune, tendo vencido o jogo e com o resultado o Djokovic conseguiu a classificação pra semifinal contra o Alcaraz. E teve gente por aqui que criticou o Sinner e o chamou de burro por não ter entregado o jogo contra o Rune. Dignidade não se negocia e não tem preço. Quem trabalha com dignidade sempre alcança os resultados mesmo que eles demorem um pouco mais pra acontecer. Quem trabalha com dignidade será sempre abençoado.
O goat perdeu para um Enzo. Tem que aposentar, não aguenta mais a molecada. Amarelou nos dois jogos, enterrou o time.
Melhor escolherem outro ídolo.
Ironia…