Experientes, Pegula e Svitolina decidem Dubai neste sábado ao meio-dia

Jessica Pegula (Foto: Dubai Duty Free Tennis Championships)

Dubai (Emirados Árabes) – A final do segundo WTA 1000 da temporada, em Dubai, terá duas jogadoras bastante experientes. A norte-americana Jessica Pegula e a ucraniana Elina Svitolina, ambas de 31 anos, decidem o título a partir do meio-dia (de Brasília). Pegula lidera o histórico de confrontos por 5 a 3, mas Svitolina venceu o duelo mais recente, ano passado, em Indian Wells. O jogo será transmitido no Brasil pelo Disney +.

A campeã em Dubai soma 1000 pontos na WTA e a premiação de US$ 665 mil. A vice ganha 650 pontos e o prêmio de US$ 385 mil. Pegula vai se manter no quinto lugar do ranking, enquanto Svitolina pode subir da nona para a sétima posição.

A vaga de Pegula na final veio com uma virada contra a compatriota Amanda Anisimova. Depois de começar perdendo por 6/1 e 3/1, a atual número 5 do mundo reverteu o placar com parciais de 1/6, 6/4 e 6/3. Além disso, mantém a escrita de nunca ter perdido para Anisimova, liderando agora o histórico por 5 a 0.

“Sei que sou capaz de virar o jogo”, disse Pegula após a partida. “Já jogamos muitas vezes, mas sempre é muito difícil. Não é como se eu a massacrasse todas as vezes. Mas sei o que posso fazer para atrapalhar o jogo dela. Tive que ser um pouco mais física por um tempo. Aí, obviamente, no final, senti que houve uma pequena queda de energia, como se ela estivesse um pouco cansada”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Eu só repetia para mim mesma que precisava me manter manter firme no saque para começar a ganhar confiança”, avaliou a vencedora de três WTA 1000 e que disputará sua oitava final nesse nível. Em todo o circuito da WTA, tem nove títulos e 11 vices. “Por sorte, consegui bem na hora certa. Aí, pude pressionar o saque dela imediatamente e, aos poucos, virar o jogo”.

Svitolina vem de uma batalha de 3h03 contra a norte-americana Coco Gauff, com parciais de 6/4, 6/7 (13-15) e 6/4. A ucraniana, que já venceu o torneio de Dubai duas vezes, em 2017 e 2018, precisou de seis match-points para fechar a partida e tenta conquistar seu quinto WTA 1000 da carreira. Ela tem ótimo aproveitamento em finais, com 19 títulos e apenas quatro vices.

“Foi extremamente difícil física e mentalmente”, disse Svitolina, que teve quatro chances de fechar o jogo em sets diretos. “Claro, era importante para mim me recuperar depois do segundo set. Tive algumas chances de fechar a partida, mas infelizmente não consegui aproveitá-las. Tentei me concentrar para continuar lutando e buscando oportunidades. Estou muito feliz por ter conseguido manter a calma”.

Questionada sobre o retorno à final cerca de oito anos depois de conquistar seu último título em Dubai, ela disse: “Com certeza, tive momentos especiais nesta quadra: Vencer pela primeira vez aqui, entrar no top 10 e voltar no ano seguinte para vencer novamente. É claro que tenho ótimas lembranças, mas vou tentar não pensar muito nisso agora. Para mim, o importante é me recuperar e dar o meu melhor para estar em boa forma”.

 

Confira o histórico de confrontos entre Jessica Pegula e Elina Svitolina

2025 – Indian Wells – sintético – oitavas de final – Elina Svitolina, 5/7 6/1 6/2
2025 – Doha – sintético – segunda rodada – Jessica Pegula, 6/3 7/6(3)
2024 – Jogos Olímpicos (Paris) – saibro – segunda rodada – Elina Svitolina, 4/6 6/1 6/3
2023 – US Open – sintético – terceira rodada – Jessica Pegula, 6/4 4/6 6/2
2023 – Washington – sintético – quartas de final – Jessica Pegula, 4/6 6/3 6/4
2021 – Indian Wells – sintético – oitavas de final – Jessica Pegula, 6/1 6/1
2021 – Australian Open – sintético – oitavas de final – Jessica Pegula, 6/4 3/6 6/3
2021 – Abu Dhabi – sintético – primeira rodada – Elina Svitolina, 6/4 6/3

Subscribe
Notificar
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
Carlos Alberto Ribeiro da Silv
18 horas atrás

Final entre duas jogadoras nascidas em 1994. Nas semifinais a Pegula eliminou uma adversária 7 anos e meio mais nova que ela e a Svitolina passou por uma oponente 9 anos e meio mais nova que ela. Acredito que será um grande jogo e pra qualquer lado que for o título, estará em ótimas mãos. Boa sorte para as finalistas, que consigam jogar o seu melhor e saiam saudáveis da quadra.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.