Xangai (China) – Aniversariante do dia, completando 22 anos nesta quarta-feira, Ben Shelton voltou a desafiar o italiano Jannik Sinner nas oitavas de final do Masters 1000 de Xangai. Se no ano passado o norte-americano conseguiu bater o atual número 1 do mundo, agora o presente foi de grego, com derrota em sets diretos, caindo com o placar final de 6/4 e 7/6 (7-1), em 90 minutos de disputa.
Desde a derrota sofrida um ano atrás, no primeiro encontro entre eles no circuito, Sinner venceu todos os quatro duelos contra Shelton e agora lidera o retrospecto por 4 a 1. “Foi muito difícil. Ele jogou praticamente apenas com os primeiros serviços”, disse o italiano, referindo-se à incrível porcentagem de 95% de primeiros serviços do rival no set de abertura.
“Tentei esperar um pouco. Obviamente, jogar contra ele, mesmo que seja um segundo serviço, é muito difícil de devolver. Mas se eu olhar pelo lado positivo, como terminei a partida, tentei ficar um pouco mais agressivo, o que fiz, e espero que isso possa me dar confiança para a próxima rodada”, analisou o líder do ranking, que terá pela frente outro grande teste, agora contra o russo Daniil Medvedev.
Sinner foi cirúrgico na primeira parcial, salvou os dois break-points que enfrentou, ambos no quarto game, e aproveitou a única chance de quebra que teve a seu favor, no nono e penúltimo game. A história do segundo set foi parecida, com o italiano salvando cinco break-points em dois games diferentes. Sem chances de quebra, ele concretizou a vitória ao vencer os últimos sete pontos do tiebreak.
Jogo duro nas quartas de final
O próximo obstáculo no caminho de Sinner será Medvedev, contra quem jogará pela quinta vez este ano, vencendo três e perdendo apenas um. O russo garantiu sua 10ª vitória sobre o grego Stefanos Tsitsipas com um desempenho imponente, fechando o jogo em sets diretos, com parciais de 7/6 (7-3) e 6/3, em 1h50 de confronto.
Apesar do histórico recente de vitórias do italiano, que além de levar a melhor na atual temporada venceu seus dois últimos sete encontros com Medvedev, ele está atrás no retrospecto entre eles, com seis vitórias e sete derrotas. Vivendo um momento bem melhor do que o rival, Sinner tem tudo para empatar o confronto e avançar para as semifinais.
Medvedev teve um primeiro set bem duro contra Tsitsipas, não conseguiu uma quebra sequer nas sete chances que teve no decorrer da disputa e foi fechar apenas no tiebreak. O grego assustou no começo da segunda parcial e abriu 2/0, mas o russo venceu seis dos sete games seguintes para garantir a vitória e garantir sua vaga para as quartas de final.
Jogaço nas quartas. Será o 14º confronto entre eles, com vantagem do Medvedev de 7-6, sendo 6 a 6 no hard. Mas desde Pequim no ano passado praticamente só da Sinner, com 3 a 1 em 2024, perdendo só na grama de Wimbledon. Sinner disputará sua 15º quartas de Master 1000, a 1º em Shanghai, enquanto Medvedev fará sua 21º quartas de Master 1000, a 2º em Shanghai, e pode ultrapassar o Djokovic no ranking caso surpreenda o Sinner e o sérvio tropece nas quartas. Aposto no italiano.
Pecador cirurgião, não perdoa aniversariante.
Prevejo Malvadão reclamar das bolinhas em breve …
Hoje em dia, com a consistência de Sinner e as oscilações de Shelton, basta ao italiano fazer o feijão com arroz. Shelton é um jogador de recursos e muito talento, mas ele terá sempre muita dificuldade com jogadores consistentes.