Shapovalov é desclassificado e Shelton vai à semi de Washington

Foto: Mubadala Citi DC Open

Washington (EUA) – Pela segunda vez em sua carreira profissional, Denis Shapovalov foi desclassificado de uma partida. O canadense sofreu duas punições por conduta antiesportiva no jogo desta sexta-feira contra o norte-americano Ben Shelton pelas quartas de final do ATP 500 de Washington. Curiosamente, Shelton estava a um ponto de fechar o jogo, já que havia vencido o primeiro set por 7/6 (7-5) e tinha 6-3 no tiebreak da segunda parcial.

As punições a Shapovalov na partida, impostas pelo árbitro de cadeira Greg Allensworth, foram aplicadas em um curto espaço de tempo. Ele atirou a raquete no chão repetidas vezes e ainda chutou o equipamento quando Shelton chegou ao match-point. E além disso, teria utilizado linguagem obscena para responder à provocação de um espectador no estádio. O tenista argumentou com o árbitro e até mesmo o adversário tentou contornar a situação. O supervisor do torneio foi chamado e a decisão foi de desclassificar o canadense.

Com isso, Shapovalov ficará sem os 100 pontos e a premiação de US$ 53.240 que conquistaria no torneio. Há chance até mesmo de o tenista ser multado por seu comportamento. Lembrando que em 2017, o canadense foi desclassificado do jogo contra o britânico Kyle Edmund na Copa Davis por ter acertado uma bolada no árbitro de cadeira Arnaud Gabas. Já em 2022, o tenista foi multado por dizer que “os árbitros são corruptos” ao brasileiro Carlos Bernardes num jogo contra Rafael Nadal na Austrália.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Cabeça 2 do torneio e número 14 do mundo, Shelton avança à semifinal. O norte-americano de 21 anos enfrenta o italiano Flavio Cobolli, 48º colocado, que derrotou o jovem anfitrião de 19 anos Alex Michelsen, 60º, por 7/5, 3/6 e 7/6 (7-2). Cobolli levou a melhor o único duelo anterior entre eles, no saibro de Genebra este ano. Vencedor de dois torneios da ATP, em Tóquio no ano passado e Houston este ano, Shelton busca sua terceira final, enquanto Cobolli tenta alcançar uma decisão pela primeira vez.

Korda também avança em Washington

Quem também garantiu vaga na semifinal foi Sebastian Korda, 22º do ranking e cabeça de chave 4 do torneio. O norte-americano de 24 anos superou o australiano Jordan Thompson por 6/4 e 6/2. Korda tem um título de ATP, conquistado no saibro de Parma em 2021 e tenta alcançar sua oitava final da carreira e segunda na temporada. Ele espera o vencedor da partida entre o também anfitrião Frances Tiafoe e o russo Andrey Rublev.

9 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Verridiana Parmeggieri
Verridiana Parmeggieri
1 mês atrás

que exagero desse arbitro mequetrefe. tem muito jogador que chega a quebrar a raquete e não é punido. um absurdo. que o shapovalov entre na justiça e ao menos recupere a premiação e os pontos. ele trabalhou, deu show em 3 partidas, e entreteve o publico que pagou ingresso pra isso.

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

Quando o tenista e desclassificado ele perde o direito a premiação e como se tivesse sido eliminado do torneio.isso aconteceu uma vez com o nalbadian em uma final na Inglaterra e o argentino não recebeu o troféu de vice campeão nem a premiação em dinheiro.
.

Marcelo Reis
Marcelo Reis
1 mês atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

Meu problema com essas punições é que, às vezes, há margem para interpretação dos critérios ou há seletividade punitiva. Quando Shapovalov foi punido em 2022 contra o Sonego, ao gritar à torcida “shut the f*** up”, ele tomou uma multa de $8K e perdeu um game como punição. Agora ele fez algo idêntico e foi desqualificado, perdendo tudo. Não tô dizendo que concordo com a reação dele, mas acho que vale a reflexão.

Última edição 1 mês atrás by Marcelo Reis
João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Marcelo Reis

Sim Marcelo. Acho que há seletividade punitiva como você falou tanto que o shelton nao entendeu nada…

Marcos
Marcos
1 mês atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

Preste atenção que não foi só por conta de jogar a raquete, ele tomou mais uma punição por aparentemente xingar alguém, então duas punições foram o motivo da desqualificação. Jogar raquete quase todo mundo faz, mas ele jogou repetidas vezes, aí sim sofreu punição, como outros atletas também sofrem.

Beto_poa
Beto_poa
1 mês atrás
Responder para  Verridiana Parmeggieri

ninguém ta pagando ingresso para ver esses showzinhos de crises de raiva.

rafael luis
rafael luis
1 mês atrás

quero ver se esse juiz tem coragem de fazer essa isso com djoko . O que vcs acham?kkkkk

Última edição 1 mês atrás by rafael luis
Andrei
Andrei
1 mês atrás

o Nadal já fez muito pior que isso e nunca foi punido… dois pesos e duas medidas, sem mais…

João Sawao ando
João Sawao ando
1 mês atrás
Responder para  Andrei

Pior que é verdade. Djoko também já discutiu e foi agressivo com a plateia e um boleiro

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.