Buenos Aires (Argentina) – O retorno de João Fonseca ao circuito acontece na próxima semana no ATP 250 de Buenos Aires. O carioca de 19 anos e número 1 do Brasil é o atual campeão do torneio em quadras de saibro na capital argentina. Terceiro cabeça de chave, Fonseca entra direto na segunda rodada e deve jogar só a partir de quarta-feira.
Atual 34º do ranking, Fonseca disputa apenas seu segundo torneio na temporada. Ele ficou fora dos ATP 250 de Brisbane e Adelaide por lesão nas costas e caiu ainda na estreia do Australian Open. Seu primeiro jogo em Buenos Aires pode ser contra o argentino Facundo Diaz Acosta, 301º do ranking e campeão em 2024, ou o chileno Alejandro Tabilo, ex-top 20 e atual 73º colocado.
Caso supere a estreia, o carioca já irá para as quartas de final. Seu quadrante tem o argentino Tomas Etcheverry, cabeça 7, que estreia contra um tenista do quali e pode enfrentar o também anfitrião Roman Burruchaga ou o sérvio Laslo Djere na segunda rodada.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
O argentino Francisco Cerúndolo, número 19 do mundo, será o principal cabeça de chave e aguarda o vencedor entre o bósnio Damir Dzumhur e um tenista do quali. Ele está no quadrante do italiano Matteo Berrettini, que estreia contra o convidado local Federico Coria e pode enfrentar Fonseca na semifinal.
Do outro lado da chave, o italiano Luciano Darderi é o cabeça 2 do evento e espera o vencedor do duelo chileno entre Tomas Barrios Vera e Cristian Garin. O quadrante ainda conta com o alemão Daniel Altmaier, que estreia contra o tenista da casa Juan Manuel Cerúndolo.
Já o argentino Sebastian Baez, 35º do ranking, é o quarto cabeça de chave e espera o jogo entre o peruano Ignacio Buse e um tenista do quali. Baez pode ter um duelo caseiro nas quartas contra o cabeça 6 Camilo Carabelli, que estreia diante de Francisco Comesana.














Pela falta de ritmo, Fonseca deve ter uma estreia dura. Veremos.
Ao assistir jogos e ver fotos do João, noto que ele parece ter excesso de peso (meio gordo) para quem quer ser Top10 !
Alguém sabe qual a altura e o peso do João, para que possamos calcular o IMC dele !
1,88m 81 kg
Tem no site da ATP, mas o IMC é um índice muito simplório. Hoje os médicos medem a bioimpedância e outros quesitos.
Vale lembrar que o Wawrinka nunca teve um visual muito atlético, porém aguentou o tranco contra o Big 4 em seu auge. Tenista não precisa ter físico definido de um fisiculturista, Goffin, por exemplo, aparenta ser raquítico, mas sempre foi muito atlético antes das lesões.
Ninguém consegue chegar a Top 25 e ganhar título de ATP 500 estando fora de forma.
Você tem razão e tem mais um detalhe: na televisão a pessoa parece mais encorpada do que é. Lembro que eu achava o Nadal um pouco “gordo” até vê-lo de perto num torneio. Mais alto e mais magro do que parecia na TV. Djokovic então é um filé de borboleta.
Altura 1,88. O peso está no site da atp.
Pelo site da ATP ele tem 81 Kg e 1,88 m.
Logo, IMC = 22,92. Saudável.
Eu tenho a impressão que ele ficou mais forte…
Todo mundo contando que o duelo será contra o Tabilo, mas o Facundo Diaz Acosta é um bom tenista. Atualmente o ranking dele está baixo, mas já foi Top 50 e venceu Buenos Aires. Nunca é fácil enfrentar argentino em casa.
Fonseca precisa melhorar a parte física e cuidado com a coluna. Melhorou o backhand e precisa melhorar a mobilidade.