Dallas (EUA) – A semana perfeita do canadense Denis Shapovalov no ATP 500 de Dallas foi completada neste domingo com sua terceira vitória no torneio sobre um top 10, derrotando o norueguês Casper Ruud, atual número 5 do mundo, com o placar final de 7/6 (7-5) e 6/3, depois de 1h40 de confronto.
Recém promovido ao nível de ATP 500, sendo disputado como 250 até a temporada passada, o torneio em Dallas é a maior conquista da carreira de Shapovalov até então. Curiosamente todas foram no piso duro e coberto, sendo a primeira em Estocolmo (2019) e a outra em Belgrado (2024).
Disputando a oitava decisão da carreira, o canhoto canadense melhorou seu retrospecto em finais, tendo ficado com o vice no Masters 1000 de Paris (2019), nos ATP 250 de Estocolmo e Genebra (2021), no ATP 500 de Viena e no ATP 250 de Seul (ambos em 2022).
“Há muito com o que ficar feliz, é o maior título da minha carreira. Tive uma boa chance contra (Daniil) Medvedev alguns anos atrás (em Viena, 2022), mas ele jogou uma partida fantástica. Estou muito feliz por permanecer forte desta vez e conseguir a vitória”, comemorou o campeão na entrevista em quadra.
On a string 🧵
This opening set is headed to a tiebreak!@denis_shapo #DALOpen pic.twitter.com/YTpyWedtZ9
— Tennis TV (@TennisTV) February 9, 2025
Grande campanha e salto no ranking
Além de bater Ruud neste domingo, Shapovalov também superou o tenista da casa e atual campeão Tommy Paul nas semifinais e o norte-americano Taylor Fritz, na segunda rodada, derrotando não apenas três top 10, mas também os três principais cabeças de chave da competição.
Forçado a encerrar sua temporada de 2023 mais cedo, logo após Wimbledon, onde sofreu uma lesão no joelho, o canadense caiu para o 140º lugar no ano passado, mas o ex-top 10 mostrou um pouco do seu melhor tênis esta semana em Dallas e vai recuperar bastante terreno.
Com a conquista nesta semana, Shapovalov sairá da atual 54ª posição para a 32ª no ranking da próxima segunda-feira, sua mais alta colocação desde setembro de 2023.
Racing towards the finish line 🏁@denis_shapo #DALOpen pic.twitter.com/GrFGzemUQJ
— Tennis TV (@TennisTV) February 9, 2025
Jogo sólido e vitória merecida
O canhoto canadense fez uma grande apresentação na final deste domingo, foi muito firme nos games de serviço, com 13 aces e 70% de aproveitamento. Sem levar quebras, ele salvou o único break-point que encarou. Em contrapartida, converteu uma das cinco chances de quebra que teve e foi suficiente.
No primeiro set, os sacadores prevaleceram totalmente, sem quebras para qualquer um dos lados, a definição foi para o tiebreak, no qual Shapovalov cresceu no momento certo e marcou 1 a 0. Ele aproveitou o embalo e largou na segunda parcial vencendo os três primeiros games, precisando apenas administrar a vantagem até o final para garantir o título.
“Todos se esforçaram tanto e se sacrificaram tanto para não apenas me fazer voltar ao melhor nível, mas também para me fazer voltar à quadra. Houve muitas vezes em que eu não sabia se voltaria mesmo para uma quadra de tênis. É incrível jogar do jeito que estou. Estou definitivamente muito feliz em sentir que meu jogo está voltando”, destacou o canadense.
Terceiro título de ATP para o Shapovalov, em semana iluminada onde venceu 3 TOP10. Se aproxima do TOP 30
Na reta final do jogo apareceu um gráfico informando que a qualidade da direita do Shapovalov era 9,9 (numa escala de zero a dez).
Um assombro, beirou a perfeição.
Título em boas mãos. Merecidissimo!!!
Direita, nesse caso, o forehand ou o backhand?
Acho que é o forehand msm, no tênis é errado msm
Na linguagem do tênis, obviamente, é o forehand.
Forehand, que no caso dele, é o braço esquerdo.
Independente se você é canhoto, destro ou ambidestro, o conceito de Forehand e Backhand é o mesmo.
O Forehand é quando você usa sua mão dominante para golpear a bola e a palma de sua mão está apontando para a bola no contato, já o Backhand é quando você golpeia e a palma da sua mão dominante está virada para o lado oposto da bola no momento do contato.
E eu disse outra coisa?
No caso do Shapovalov, o forehand dele é o braço esquerdo, ou não?
Luiz, desculpe.
Eu só quis tentar explicar com outras palavras.
Você está correto na sua afirmação.
Ruud tem boas qualidades técnicas, mas o Shapovalov jogou demais e quis o destino que o título fosse dele.
parabéns shapo! Grande técnica e plasticidade! Joga bonito! Título merecido e fantástico!
Esse joga muito. Tomara que consiga voltar ao top 10 esse ano!
Nadal tinha pesadelos com esse canadense hein! As lesões atrapalharam demais sua carreira!
E o canadense sonhava em ter os títulos do espanhol…
Na verdade, não tinha. Confronto direto entre eles: 4 x 2 para o espanhol.
eu assisti na ESPN3! jogou muito. que backhand plástico! parabéns!
3 TOP 10 em seguida em jogos espetaculares! Excelente torneio !
As coisas ruim que atrapalhou ele a cair no ranking foi mto ruim para ele espero que ele consiga a volta que nem era antes está indo no caminho certo o top 10 para ele vai vir muitos falam do rublev mais rublev não e tenista pra top 10 Shapovalov tá merecendo bem mais sempre gostei do estilo de jogo do Shapo parabéns pela conquista Shapo
Nenhuma virgulazinha? Nenhum pontinho?
Yuri dá uma olhadinha na gramática e ortografia antes de postar
Os canadenses . . . parecem conectados! Aliassime iniciou a temporada ganhando título(ATP 250 Adelaide), agora Shapovalov, este passou por um período de superação em quadra(longo período)! Têm um ótimo jogo de golpes, bom saque, backhand de uma mão muitíssimo eficiente(e canhoto), leitura de jogo, alternativas de golpes, tomara que continue com a confiança alta, porque será ótimo para o tênis . . . pois provou que têm jogo pra superar tenistas do atual top10!