Praga (República Tcheca) – A rodada desta segunda-feira no WTA 250 de Praga foi especial para várias jogadoras tchecas. Em especial para a ex-número 5 do mundo Lucie Safarova, que marcou seu retorno à elite do circuito depois de cinco temporadas e venceu sua estreia nas duplas. Safarova se juntou à norte-americana Bethanie Mattek-Sands e comemorou a vitória contra as japonesas Shuko Aoyama e Ena Shibahara por 6/2 e 7/5.
Jogando juntas, Safarova e Mattek-Sands conquistaram cinco títulos de Grand Slam entre 2015 e 2017. Foram duas conquistas do Australian Open, duas de Roland Garros e uma do US Open. Com isso, lideraram o ranking da modalidade. A tcheca de 37 anos também conseguiu grandes resultados como a final de Roland Garros em 2015 e a semi de Wimbledon em 2014.
Mãe dois filhos, Lea e Oliver, a tcheca estava sem jogar torneios da WTA desde 2019, embora tenha atuado esporadicamente por competições menores, do circuito da ITF, desde o fim do ano passado. As adversárias nas quartas em Praga serão duas jovens jogadoras tchecas de 20 anos, Barbora Palicova e Dominika Salkova.
Ending the day with a WIN! 👊@luciesafarova / @matteksands defeat the No.2 seeds Aoyama/Shibahara in straight sets! #LPO2024 pic.twitter.com/LPnfpV8wN2
— wta (@WTA) July 22, 2024
Favoritas, Noskova e Siniakova estreiam bem
Principal cabeça de chave do torneio e em busca do primeiro título de WTA na carreira, a jovem de 19 anos Linda Noskova estreou com vitória no saibro de Praga. A atual 27ª do ranking venceu a ucraniana Katarina Zavatska por 6/3 e 6/2. Sua próxima adversária é a alemã Eva Lys, que venceu a ucraniana Anastasiia Sobolieva por 6/4 e 6/3.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Quem também estreou com vitória foi Katerina Siniakova, cabeça 2 do torneio e 38ª do ranking. Ela precisou de três sets e 2h26 para vencer a norte-americana vinda do quali Louisa Chirico, 228ª colocada, por 7/5, 4/6 e 6/3.
Siniakova também está inscrita na chave de duplas, ao lado da recente campeã de Wimbledon, Barbora Krejcikova. As tchecas jogam nesta semana como preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.
Juvenil de 16 anos marca a primeira vitória na WTA
Em simples, Siniakova enfrenta nas oitavas a juvenil Laura Samson, que derrotou a croata Tara Wurth por 6/0 e 6/2. Aos 16 anos, Samson aproveitou muito bem o convite e marcou sua primeira vitória na WTA. Ela é a atual número 3 do ranking na categoria e foi finalista de Roland Garros.
As outras duas convidadas caíram na estreia. Campeã juvenil de Wimbledon, a eslovaca Renata Jamrichova perdeu por 7/6 (7-3) e 6/3 da búlgara Viktoriya Tomova, cabeça 5 e que enfrenta a croata Jana Fett. Já Barbora Palicova caiu diante da russa Oksana Selekhmeteva por 7/5 e 6/3. A próxima rival da russa é a liechtensteinense Kathinka von Deichmann.
A hometown win on her Hologic WTA Tour debut 🤗
Czech 16-year-old Laura Samson defeats qualifier Wurth to advance in Prague!#LPO2024 pic.twitter.com/TaK6Qub004
— wta (@WTA) July 22, 2024
[…] a uma vitória sobre a brasileira Nauhany Silva durante a campanha. A jovem tcheca conseguiu sua primeira vitória na WTA na última segunda-feira, diante da croata Tara Wurth. Como profissional, Samson é a 634ª do ranking e já venceu três […]