Londres (Inglaterra) – O cearense Thiago Monteiro vai terminar o ano como número 2 do Brasil. Mesmo perdendo quatro posições na lista divulgada nesta segunda-feira, aparecendo agora no 197º lugar, Monteiro ficou à frente do pernambucano João Lucas Reis, que tinha 25 pontos a defender na semana passada e perdeu 13 posições. Reis termina o ano como 204º do mundo.
O quarto melhor brasileiro da lista é Thiago Wild, que se manteve no 218º lugar, seguido por Felipe Meligeni, afastado do circuito desde julho por lesão e cirurgia nas costas, que ocupa a 227ª posição. Ambos mantiveram os mesmos postos da semana anterior. Já o paulista Gustavo Heide ultrapassou um concorrente e fica na 243ª colocação.
O gaúcho Eduardo Ribeiro recuperou 24 posições no ranking por ter avançado uma rodada no challenger de Temuco. Ele ocupa agora o 461º lugar, mas seu recorde pessoal segue sendo a 316ª colocação.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outro bom salto foi o do paranaense João Lago, que ganhou 313 posições com os pontos das quartas de final do ITF M25 de Cochabamba e ocupa a 1.307ª posição. Na semana que vem, ele vai receber os pontos do vice-campeonato no M15 de La Paz. Já o carioca Nicolas Oliveira, que hoje tem apenas 1 ponto, aparecerá por volta da milésima posição quando receber os 15 do título em Ribeirão Preto.
Brasileiro mais bem colocado no ranking mundial, João Fonseca é o 24º colocado na ATP e está em sua segunda semana de pré-temporada. O carioca de 19 anos inicia 2026 com o ATP 250 de Brisbane, que começa em 5 de janeiro.
Confira o top 10 do Brasil no ranking da ATP
João Fonseca – 24º
Thiago Monteiro – 197º (-4)
João Lucas Reis – 204º (-13)
Thiago Wild – 218º
Felipe Meligeni – 227º
Gustavo Heide – 243º (+1)
Pedro Boscardin – 274º (-3)
Matheus Pucinelli – 302º (-5)
Daniel Dutra da Silva – 343º (-18)
Pedro Sakamoto – 388º












Raquete 2 da Davis pro Monteirão!
Heide ficou mais de 6 meses sem jogar e está apenas 72 pontos atrás do Thiago M.
Hoje, a raquete 2 seria do Gustavo.
Final de ano melancólico para Monteiro Wild, Meligeni, Pucinelli
E o Joao Lucas escorregou feio nos ultimos challengers.
Nossa mas o cara fez uns 70 jogos na temporada, ou mais… deve ter chegado em novembro morrendo
Meligeni fora ha 6 meses por cirurgia
Foi a pior temporada do Monteiro nos últimos 8 anos. Fez bem em encerrar a temporada mais cedo, pois estava totalmente sem confiança e iria continuar perdendo.
Esse ranking atual do Monteiro é surreal pra carreira dele (mesmo com uma temporada tão ruim). Ele precisa agora reorganizar sua equipe e procurar um bom treinador que lhe injete confiança, pra voltar a escalar o ranking.
O ideal é que tivesse terminado a temporada ao menos no top 140. Mas o ano foi tão ruim que após a saída do top 100, a queda de desempenho foi grande.
o ranking de 100 a 200 é muito parelho, muito mais do que 50 a 100… a diferença é muito pequena…só 300 pontos entre o 101 e o 200, ou seja, o título de um 250
É o que eu venho dizendo, o melhor dele ja foi. Agora é aproveitar o último ano enquanto consegue ranking pra quali de slam e encerrar a carreira ou tentar duplas.
Melancólico pq ? Indo pra 32 anos. Bons momentos no circuito (apesar das lesões no começo de carreira que minaram parte do desenvolvimento dele). Ganhou mais de 4 milhões de dólares. Você ganhou isso tbm?
Show, Monteirão!
Rumo aos Challengers!
Nossa, é pra comemorar?
Fora Fonseca, só tristeza….