Xangai (China) – No último evento WTA 1000 do ano, o público de Wuhan poderá acompanhar a reedição da final do primeiro grande torneio do ano. Assim como aconteceu no Australian Open, a bielorrussa Aryna Sabalenka e a chinesa Qinwen Zheng medirão forças na busca pelo título.
O duelo está marcado para acontecer neste domingo às 6h e uma vitória na decisão dará à campeã um total de 1.000 pontos no ranking e US$ 525.115 em premiação. Sabalenka é a atual bicampeã do torneio, tendo vencido as duas edições anteriores. Ela levantou o troféu em sua estreia na competição em 2018 e defendeu com sucesso sua coroa em 2019.
Atual número 2 do mundo e dona de dois títulos de Grand Slam no ano, vencendo o Australian Open e o US Open, a bielorrussa tem vantagem no retrospecto com Zheng, vencendo todos os três encontros anteriores em sets diretos. Campeã olímpica em Paris, a chinesa tentará aproveitar o fator casa para conseguir seu primeiro triunfo.
“Ultimamente, a vida tem me desafiado a jogar contra jogadoras da casa. Estou meio que pronta para isso e sem expectativas de apoio da torcida. Tenho meu time, tenho minha família e muitas pessoas que me apoiam ao redor do mundo. Vou me concentrar apenas nisso”, falou a bielorrussa, que venceu as norte-americanas Emma Navarro (Cincinnati) e Jessica Pegula (US Open) em suas duas últimas finais.
Vitoriosa na primeira semifinal 100% chinesa de Wuhan, a local Zheng acredita que não precise mudar sua característica para encarar a número 2 do mundo na decisão. “Sabalenka é uma jogadora realmente agressiva, mas eu também sou agressiva. Então veremos amanhã”, disse a tenista da casa, que se vê cada vez mais confiante em quadra.
“Nas quartas de final dos Jogos Olímpicos, na semifinal, minhas mãos tremiam durante a partida. Desde então, nunca mais tive esses sentimentos, minha mão não treme durante as partidas, estou mais sob controle”, finalizou Zheng.
Veja o histórico de duelos entre Sabalenka e Zheng:
2024 – US Open (quartas de final) – Aryna Sabalenka, 6/1 6/2
2024 – Australian Open (final) – Aryna Sabalenka, 6/3 6/2
2023 – US Open (quartas de final) – Aryna Sabalenka, 6/1 6/4
Sabalenka, se jogar bem, ganha!!!
Se não jogar bem, pode perder, pode ganhar.
Vide, por exemplo, a semifinal contra a Coco Gauff.
A Sabalenka está jogando muito. Amadureceu, está controlando melhor suas emoções, variando mais seu jogo e talvez é a jogadora que vive o melhor momento no circuito. Pra mim é favorita pra ganhar o título na proporção 80/20.