Seul (Coreia do Sul) – Depois de uma longa espera por chuva, que cancelou toda a programação da última sexta-feira, Iga Swiatek iniciou o sábado de rodada dupla no WTA 500 de Seul com uma vitória rápida. Principal favorita ao título, a número 2 do mundo venceu a tcheca Barbora Krejcikova, 39ª do ranking, por 6/0 e 6/3 em 1h25 de partida.
Esta foi a quarta vitória de Swiatek em seis jogos contra Krejcikova. As duas derrotas que a polonesa tem para a tcheca foram em finais, a primeira em Ostrava em 2022 e a segunda no WTA 1000 de Dubai no ano seguinte. No duelo mais recente, Iga venceu em três sets na fase de grupos do WTA Finals do ano passado.
Vencedora de 24 títulos no circuito e atual campeã de Wimbledon, Swiatek tenta alcançar sua 30ª final no circuito da WTA e disputa sua nona semifinal do ano. Para isso ela terá que vencer a australiana Maya Joint, de apenas 19 anos e 46ª do ranking, que eliminou a dinamarquesa Clara Tauson, cabeça 3 do evento, também por 6/0 e 6/3. A semifinal está marcada para às 5h (de Brasília). Joint já venceu dois WTA 250 na temporada, no saibro de Rabat e na grama de Eastbourne.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Os outros dois confrontos das quartas serão simultâneos na madrugada deste sábado. Segunda cabeça de chave e número 11 do mundo, a russa Ekaterina Alexandrova enfrenta a jovem alemã de 20 anos e vinda do quali Ella Seidel. No mesmo horário, a tcheca Katerina Siniakova encara a holandesa Suzan Lamens.
This drop shot match point 🤯@iga_swiatek books her spot in the semifinals in Seoul defeating Krejcikova in straight sets.#KoreaOpen pic.twitter.com/EgF1xBLhgA
— wta (@WTA) September 20, 2025
Polonesa chegou a vencer oito games seguidos
Ao aplicar um ‘pneu’ no primeiro set das quartas de final, Swiatek venceu o 14º set por duplo 6/0 na temporada. O destaque fica para a raríssima bicicleta na final de Wimbledon contra Amanda Anisimova, além de outro ‘pneu’ na semifinal contra Belinda Bencic na semifinal. A polonesa conseguiu impor um tênis agressivo desde os primeiros games, especialmente quando devolvia o saque da adversária, que teve um longo afastamento por lesão nas costas no início da temporada.
Krejcikova, ex-número 2 do mundo e vencedora de dois Grand Slam em simples, só conseguiu fazer seu primeiro game na partida deste sábado quando já perdia o segundo set por 2/0. A tcheca confirmou o serviço pela primeira vez no momento em que perdia por 3/2 e buscou variações e subidas à rede para tentar quebrar o ritmo, mas voltaria a perder o saque no oitavo game. Foi a deixa para que a polonesa retomasse o controle da partida para definir a disputa em sets diretos. Swiatek fez um winner a mais, 14 a 13 e cometeu 20 erros contra 37, além de ter quebrado seis vezes o serviço da tcheca.