São Petersburgo (EUA) – Nesta segunda-feira, a bielorrussa Aryna Sabalenka chegou à 34ª semana na liderança do ranking e assim igualou a marca da alemã Angelique Kerber. As duas estão empatadas na 15ª colocação entre as maiores número 1 da história da WTA.
Sabalenka fatalmente irá superar a germânica na próxima semana, já que leva mais de 3 mil pontos de vantagem para a polonesa Iga Swiatek, sua perseguidora mais próxima.
A diferença é tão confortável que ela tem tudo para buscar a marca da francesa Amélie Mauresmo e se tornar a 14ª maior líder da história da WTA, precisando de apenas mais cinco semanas.
+ Veja a lista completa das semanas na liderança da WTA
Depois de chegar nas 39 semanas de Mauresmo, a bielorrussa terá mais trabalho para chegar nas 51 semanas da compatriota Victoria Azarenka, 13ª que mais tempo liderou o ranking. E para alcançar o top 10 será necessário ainda mais tempo, já que a 10ª colocada, a norte-americana Lindsay Davenport soma 98 semanas.
Liderança também na corrida da temporada
A bielorrussa também aparece na ponta da corrida para o WTA Finals, só que com diferença bem mais apertada para as demais nesta lista. Ela leva pouco mais de 500 pontos de frente para a norte-americana Madison Keys (2ª) e tem um pouco mais de 1.000 pontos de vantagem para a jovem russa Mirra Andreeva (3ª).
Fecham o top 8, que garante uma vaga no WTA Finals, a polonesa Iga Swiatek (4ª), as norte-americanas Jessica Pegula (5ª) e Amanda Anisimova (6ª), a dinamarquesa Clara Tauson (7ª) e a norte-americana Emma Navarro (8ª). A paulista Beatriz Haddad Maia, que não começou bem o ano, aparece apenas na 94ª colocação nesta lista.