Sabalenka: “Farei o possível para terminar o ano como nº 1”

Foto: Jimmie48/WTA

Riad (Arábia Saudita) – Líder do ranking mundial, Aryna Sabalenka entra na disputa do WTA Finals com a chance de confirmar a primeira posição até o fim da temporada. Para não depender de outros resultados, ela pode assegurar a liderança se vencer seus três jogos na fase de grupos ou chegando à final do torneio entre as oito melhores do mundo. A estreia será neste sábado, contra a chinesa Qinwen Zheng, sétima do ranking, ao meio-dia (de Brasília).

“Sempre disse que terminar o ano como número 1 do mundo é um dos meu objetivos. E farei tudo o que puder para conseguir”, disse Sabalenka, na coletiva de imprensa desta sexta-feira. “De qualquer forma, sempre que começamos um torneio, queremos vencer. Esse é o primeiro objetivo. Estou tentando me concentrar na primeira parte. Prefiro pensar passo a passo. Mas se eu conseguir terminar o ano como número 1 do mundo, será incrível e ficarei super feliz”.

Sabalenka venceu os quatro jogos que fez contra Zheng, sua adversária de estreia no Finals, incluindo a final do Australian Open e a recente decisão em Wuhan há três semanas. Em seu grupo no Finals, ela também enfrentará a cazaque Elena Rybakina e a italiana Jasmine Paolini. “São as oito melhores jogadoras aqui, então cada partida será de alto nível. Estou esperando um ótimo nível de tênis realmente e uma grande batalha, como sempre tivemos antes”.

Questionamentos sobre o torneio na Arábia Saudita

A bielorrussa foi questionada sobre a escolha da Arábia Saudita como sede do torneio, especialmente por conta das denúncias de violações a direitos humanos e restrições aos direitos das mulheres no país. Sabalenka já havia disputado uma exibição contra a tunisiana Ons Jabeur em Riad, no ano passado, e diz que se sentiu segura.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Estou muito feliz de estar aqui. Um lugar tão lindo e tudo parece muito bom. Aproveitei bem o meu tempo aqui, treinando com todas as meninas, me divertindo com elas. Estou feliz de estar aqui e animada para começar o torneio”, disse a líder do ranking. “Pessoalmente, não tenho problemas em jogar aqui. Já disputei uma exibição contra a Ons. Acho que é muito importante levar o tênis para o mundo todo e inspirar a geração mais jovem”.

“Eu diria que este país se esforçou muito para trazer eventos esportivos para cá e o esforço que eles fizeram pelo esporte feminino é incrível. Estou impressionada e muito feliz de estar aqui e fazer parte, eu diria, de fazer parte disso. Quero dizer, estamos seguras e nos divertindo muito. É uma cidade linda. Sim, essa é basicamente minha mensagem”.

Especialista em biomecânica na equipe

Outro ponto importante da coletiva de imprensa foi o destaque ao trabalho do especialista em biomecânica Gavin MacMillan, que ajudou a tenista a melhorar o saque. “Acho que você sempre tem que procurar algo para melhorar. Eu nunca vou parar de trabalhar no meu saque e de melhorar esse golpe. Há alguma margem para evoluir. Não é meu principal golpe, mas estou confiante no meu saque e está funcionando muito bem para mim. E ainda acho que posso melhorar. É por isso que ainda estamos trabalhando”.

“Não é só no saque que ele está me ajudando. Ele é um cara importante no nosso time e já me ajudou uma vez. Eu realmente aprecio isso. Acho que tenho que continuar trabalhando no meu saque para torná-lo ainda mais eficiente. Alguns dos meus golpes de linha de base também precisam de algumas pequenas melhorias, sim. Acho que sempre temos que procurar algo para melhorar”.

6 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fábio
Fábio
19 dias atrás

Algum canal transmite o WTA Finals?

Fábio
Fábio
19 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Obrigado Mario Sergio

Rafael Stuart
Rafael Stuart
19 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Porquê vocês estão boicotando meus comentários ?
Me respondam sempre sou respeitoso, apenas falo minhas críticas.

José Nilton Dalcim
Admin
18 dias atrás
Responder para  Rafael Stuart

Basta você fazer comentários realmente úteis ou relevantes, o que não tem acontecido.

Flávio
Flávio
18 dias atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Mário, parabéns pela informação.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.