Sabalenka: “Farei o possível para terminar o ano como nº 1”

Foto: Jimmie48/WTA

Riad (Arábia Saudita) – Líder do ranking mundial, Aryna Sabalenka entra na disputa do WTA Finals com a chance de confirmar a primeira posição até o fim da temporada. Para não depender de outros resultados, ela pode assegurar a liderança se vencer seus três jogos na fase de grupos ou chegando à final do torneio entre as oito melhores do mundo. A estreia será neste sábado, contra a chinesa Qinwen Zheng, sétima do ranking, ao meio-dia (de Brasília).

“Sempre disse que terminar o ano como número 1 do mundo é um dos meu objetivos. E farei tudo o que puder para conseguir”, disse Sabalenka, na coletiva de imprensa desta sexta-feira. “De qualquer forma, sempre que começamos um torneio, queremos vencer. Esse é o primeiro objetivo. Estou tentando me concentrar na primeira parte. Prefiro pensar passo a passo. Mas se eu conseguir terminar o ano como número 1 do mundo, será incrível e ficarei super feliz”.

Sabalenka venceu os quatro jogos que fez contra Zheng, sua adversária de estreia no Finals, incluindo a final do Australian Open e a recente decisão em Wuhan há três semanas. Em seu grupo no Finals, ela também enfrentará a cazaque Elena Rybakina e a italiana Jasmine Paolini. “São as oito melhores jogadoras aqui, então cada partida será de alto nível. Estou esperando um ótimo nível de tênis realmente e uma grande batalha, como sempre tivemos antes”.

Questionamentos sobre o torneio na Arábia Saudita

A bielorrussa foi questionada sobre a escolha da Arábia Saudita como sede do torneio, especialmente por conta das denúncias de violações a direitos humanos e restrições aos direitos das mulheres no país. Sabalenka já havia disputado uma exibição contra a tunisiana Ons Jabeur em Riad, no ano passado, e diz que se sentiu segura.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Estou muito feliz de estar aqui. Um lugar tão lindo e tudo parece muito bom. Aproveitei bem o meu tempo aqui, treinando com todas as meninas, me divertindo com elas. Estou feliz de estar aqui e animada para começar o torneio”, disse a líder do ranking. “Pessoalmente, não tenho problemas em jogar aqui. Já disputei uma exibição contra a Ons. Acho que é muito importante levar o tênis para o mundo todo e inspirar a geração mais jovem”.

“Eu diria que este país se esforçou muito para trazer eventos esportivos para cá e o esforço que eles fizeram pelo esporte feminino é incrível. Estou impressionada e muito feliz de estar aqui e fazer parte, eu diria, de fazer parte disso. Quero dizer, estamos seguras e nos divertindo muito. É uma cidade linda. Sim, essa é basicamente minha mensagem”.

Especialista em biomecânica na equipe

Outro ponto importante da coletiva de imprensa foi o destaque ao trabalho do especialista em biomecânica Gavin MacMillan, que ajudou a tenista a melhorar o saque. “Acho que você sempre tem que procurar algo para melhorar. Eu nunca vou parar de trabalhar no meu saque e de melhorar esse golpe. Há alguma margem para evoluir. Não é meu principal golpe, mas estou confiante no meu saque e está funcionando muito bem para mim. E ainda acho que posso melhorar. É por isso que ainda estamos trabalhando”.

“Não é só no saque que ele está me ajudando. Ele é um cara importante no nosso time e já me ajudou uma vez. Eu realmente aprecio isso. Acho que tenho que continuar trabalhando no meu saque para torná-lo ainda mais eficiente. Alguns dos meus golpes de linha de base também precisam de algumas pequenas melhorias, sim. Acho que sempre temos que procurar algo para melhorar”.

Subscribe
Notificar
guest
3 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fábio
Fábio
2 horas atrás

Algum canal transmite o WTA Finals?

Fábio
Fábio
2 horas atrás
Responder para  Mário Sérgio Cruz

Obrigado Mario Sergio

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.