Roma (Itália) – Finalista do WTA 1000 de Roma, Aryna Sabalenka não esperava chegar tão longe. Vinda de um vice-campeonato em Madri, a número 2 do mundo ficou doente durante sua preparação para o torneio na capital italiana. Além disso, chegou a sofrer um desconforto nas costas, durante a partida contra Elina Svitolina nas oitavas. E por isso, cogitou até mesmo abandonar a competição para não arriscar antes de Roland Garros, mas conseguiu se recuperar ao longo do torneio e tem vencido seus jogos.
“Depois de Madri, não me senti bem. Eu tive uma doença e logo depois me machuquei. Fiquei meio surpresa por chegar à final com tantas coisas acontecendo. Ao mesmo tempo, eu sabia que meu nível estava lá. Se eu começasse a me sentir melhor, eu poderia chegar longe”, disse Sabalenka, que faz sua melhor campanha da carreira em Roma.
“Eu estava pensando em me retirar do torneio. Por sorte, tive um dia a mais de descanso antes das quartas. Continuei fazendo muito exercício, muitos tratamentos e sempre cuidando da região lombar. Está ficando melhor. Então acho que estamos no caminho certo”, acrescentou a bielorrussa de 26 anos, que busca seu 15º título no circuito e o 6º WTA 1000.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Estou fazendo de tudo para me recuperar o mais rápido possível para Roland Garros. Neste momento estou me sentindo ótimo. Não sinto dores durante as partidas. Claro, se acontecer alguma coisa na partida, não vou arriscar, porque Paris está chegando. Esperamos que isso não aconteça e sinto que isso não vai acontecer”, avaliou a vice-líder do ranking. “Foi uma lesão louca. Eu pensei: ‘Ok, acabou Roma’. Mas fizemos um ótimo tratamento, ótimas fisioterapeutas. Sou muito grata aos fisioterapeutas porque eles me ajudaram a permanecer viva no torneio e resolver o problema”.
Sabalenka comemorou o bom desempenho na semifinal desta sexta-feira, quando venceu a norte-americana Danielle Collins por 7/5 e 6/2. Foi sua sexta vitória contra Collins no circuito, mantendo o perfeito retrospecto contra a rival. “Joguei um ótimo tênis hoje. Estou muito feliz feliz com a vitória, principalmente em dois sets, contra Danielle, e por estar na minha primeira final em Roma”.
Reencontro com Iga Swiatek na final de sábado
No próximo sábado, Sabalenka reencontra a número 1 do mundo Iga Swiatek, para quem perdeu na final de Madri. Há duas semanas, a polonesa salvou três match-points e venceu uma equilibrada final com mais de três horas de duração. “Foi uma derrota muito difícil e que me machucou. Principalmente depois de ter conseguido alguns match-points, embora ela tenha jogado um ótimo tênis. Foi um jogo apertado. Espero que aqui em Roma consiga a vitória e o título”.
“Acho que o nível está aí e que tenho tudo para conseguir a vitória. Eu só tenho que me concentrar em mim mesma, não apressar as coisas e esperar os momentos certos para finalizar os pontos”, acrescentou a bielorrussa, que tem apenas três vitórias em dez jogos contra a rival. “Você sempre procura coisas novas e tenta melhorar, principalmente depois de jogos como o de Madri. Trabalhamos muito em algumas coisas. Veremos no sábado se isso vai me ajudar ou não e partiremos daí. Eu realmente tenho forte convicção de que posso conseguir essa vitória”.
“Gosto muito de jogar contra ela. Já tivemos muitas batalhas e são sempre partidas acirradas. É sempre um tênis de alto nível. Espero que possamos jogar nosso melhor tênis e que desta vez eu consiga esse título com o apoio da torcida”.
Aryna Sabalenka on facing Iga Swiatek in Rome final
“Does this rivalry give you extra motivation?”
Aryna: “Definitely. I really like our tough battles. It’s always close matches. I really enjoy playing against her. It’s always high level tennis. Hopefully we bring our best… pic.twitter.com/W1yB2rWYjG
— The Tennis Letter (@TheTennisLetter) May 16, 2024
Não entendi a Collins: gritou como nunca contra a Azarenka. Entrou muda e saiu calada contra a Sabalenka.
Essa Collins tá insuportável.
Outro dia ela tava reclamando pq a imprensa estava fazendo perguntas a respeito da aposentadoria.
Tá realmente jogando bem, mas já é veterana, e nunca foi relevante no circuito. Ou seja, temporada fora da curva.
Poxa! espero que ela esteja bem no sábado.
Parabens tigresa ARYNA SABALENKA,avante!
Já tem a desculpa da derrota