Sabalenka controla jogo e vence Swiatek em sets diretos na semi

Foto: Kathryn Riley/Cincinnati Open

Cincinnati (EUA) – A quadra veloz do WTA 1000 de Cincinnati privilegiou o jogo agressivo da bielorrussa Aryna Sabalenka, que depois de perder os três últimos duelos com a polonesa Iga Swiatek, neste domingo voltou a levar a melhor sobre a número 1 do mundo e triunfou em sets diretos, marcando parciais de 6/3 e 6/3, em 1h50 de partida.

Esta foi a quarta vitória de Sabalenka em 12 jogos contra Swiatek e a primeira em 2024, com vitórias da polonesa nos dois embates anteriores entre elas, nas finais dos WTA 1000 de Madri e Roma. A bielorrussa espera agora pela segunda semi do dia para ver se enfrenta a norte-americana Jessica Pegula ou a espanhola Paula Badosa na final.

O tempo ruim em Cincinnati atrapalhou um pouco e causou algumas pausas breves durante o jogo, mas não chegou a atrasar tanto a disputa. A agressividade e a precisão de Sabalenka ficaram claras nos números, com ela anotando o dobro de bolas vencedoras (24 a 12) e cometendo apenas três erros não forçados a mais (25 a 22).

Sabalenka entrou focada em atacar a líder do ranking sempre que possível, se aproveitando principalmente dos pontos disputados com o segundo serviço de Iga, terminando com 80% de aproveitamento neste quesito. A polonesa venceu apenas seis dos 30 pontos que jogou com o segundo saque, nenhum deles no primeiro set.

A primeira quebra da partida veio logo no segundo game, com a bielorrussa batendo o serviço da rival de zero. Swiatek até devolveu o break em seguida, mas voltou a ser ameaçada no sexto game e foi quebrada novamente. Sabalenka desta vez não deu brechas para a polonesa e administrou a vantagem até o final para abrir 1 a 0 no placar.

Em um dia nada inspirado com o saque, terminando o jogo com apenas 48% de aproveitamento, Swiatek foi ameaçada em todos os games de serviço na segunda parcial, salvou um break-point logo no game inicial e amargou quebras no terceiro e no quinto, vendo Sabalenka abrir 5/1.

Por pouco, a bielorrussa não anotou um “pneu moral” sobre a adversária, que salvou sete match-points no sétimo game para confirmar e evitar que Sabalenka vencesse seis games seguidos. Iga não apenas sobreviveu, mas deu um susto ao devolver uma das quebras, salvando mais dois match-points no oitavo game.

Depois de muito sofrimento para fechar, Sabalenka teve seu décimo match-point na partida no saque de Swiatek e não poderia fechar o jogo de forma mais emblemática do que com uma bola vencedora no segundo serviço da número 1 do mundo.

15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Fernando Venezian
Fernando Venezian
3 meses atrás

Aryna retornou jogando o fino! E esse piso mega rápido, é um convite ao prazer pra ela! E como tá desconfortável assistir aos jogos diurnos! Quando o sol ilumina a quadra, não dá pra enxergar a bolinha! Simplesmente horrível

Flávio
Flávio
3 meses atrás
Responder para  Fernando Venezian

Fernando Venezian eu não quis comentar antes,pois preferir respeitar esse fim de semana, mas talvez você seja um dos únicos que diziam que a Sabalenka tinha mais chances do que seu fantasma(Iga) e sinceramente não conseguir enxergar isso devido o histórico emocional de ambas, mesmo sendo quadra dura ainda achava que o retrospecto poderia fazer a diferença além do mais a superfície de quadra dura não interfere muito no jogo reativo e limitado da polonesa, ao invés da GRAMA. Então cara você conseguiu ler bem e talvez tenha acompanhado melhor o torneio do que eu porque confesso não tive tempo de ver, mas as finais são hoje que é fato raro acontecer finais na segunda, vou tentar acompanhar as finais, masculina e feminina, mas vou parabenizá-lo devido à sua boa análise que foi muito bem.

João Sawao ando
João Sawao ando
3 meses atrás

Vamos ver a Paula agora

Viviane
Viviane
3 meses atrás

Sabalenka não deu chances pra Iga. A polonesa visivelmente cansada, jogando muito abaixo. Achei até que ela foi longe nesse torneio, já que não fez nenhum preparatório depois das olimpíadas, saindo do saibro direto pra quadra dura. Saiu no lucro, já que defendeu os pontos do ano passado. Pra mim, esse jogo foi a final antecipada. Não acho que Pegula ou Badosa sejam capazes de parar a Sabalenka.

Luis Ricardo
Luis Ricardo
3 meses atrás
Responder para  Viviane

eu achei cansada tbm , mas me parece que foi por “falta” de preparação e me pareceu muito deficiente nos seus saques ,algo que perecia ter melhorado . Ela precisa urgentemente melhorar suas capacidades a partir do T pra frente , não que seja decisivo , mas é importante . Ela não se encontrou na quadra em nenhum jogo.

Danilo BR
Danilo BR
3 meses atrás

Adoro ver a reclamona Iga perder!

José Andrade
José Andrade
3 meses atrás
Responder para  Danilo BR

E quando perde pra Sabalenka meu cardápio fica completo.

Luis Ricardo
Luis Ricardo
3 meses atrás
Responder para  Danilo BR

reclamona ????…vc já assistiu a Ostapenko , a Putintseva , a propria Gritolenka , a Saville , ou indo mais longe a Serena , não né !!! quer ver reclamonas assiste essas ….

Marcelo Krebs
Marcelo Krebs
3 meses atrás

Ficar 10 dias sem ver a enfadonha Iga me alegra a semana! Ainda mais perdendo pra Sabalenka!

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás

Comprovando a competitividade da WTA , a N 2 se utilizou de toda a sua agressividade na rapidíssima Cincy , para bater a N 1 com inteira justiça. Swiatek não deixou barato e salvou NOVE match-points , antes de se entregar a campeã de WINNERS no MASTERS 1000 de Cincinnati. Menos mal para a Polonesa, que fez Semi , e ficou apenas 2 Semanas de Justinne Henan e a 5 de Ash Barty , pra se tornar a Sétima da história em número de semanas como N 1 do Mundo. Abs !

Luis Ricardo
Luis Ricardo
3 meses atrás

ontem o “repetitivo” vaticinou que a Iga iria atropelhar a “pipoqueira e amarelona ” gritolenka , ele que se autoproclama sabedor e entendedor de tudo…..bom eu que torço pela Iga disse que a favorita hoje era a”gritolenka” por ser mais agressiva e o piso da quadra (muito rápido) favorecia seu jogo. Bom …todos já sabem o que aconteceu ,né !!! rsrs o “cara” não da uma dentro …..

Flávio
Flávio
3 meses atrás
Responder para  Luis Ricardo

Então fiquei estes dois dias sem comentar sobre o tênis, pois preferir respeitar o fim de semana difícil devido à partida do maior Mestre da TV, SS, que suas alegrias serão compartilhadas no céu e sabemos que isso faz parte da vida, infelizmente, e assim preferir me ausentar. Agora falando das partidas eu vi as semi do masculino que foi bem interessante, infelizmente não vi a semi das moças devido a compromisso e fiquei surpreso sim com a vitória da Sabalenka quando vi o resultado sobre a polonesa que honestamente não esperava agora eu dizia que ela venceria porque em quadra dura ou em saibro e também aliado aos fatores emocionais e retrospecto ruim era normal apontar favoritismo da polonesa, ora bolas, e duvido que alguém aqui em casas de apostas apostaria Money na Sabalenka nestes pisos contra seu fantasma(Iga), mas se fosse à grama aí era diferente e acharia normal o resultado porque neste piso o jogo reativo sem variação da polonesa tem dificuldade de evoluir ou você vai duvidar, hein Luiz Ricardo? Então filho não é questão de saber e sim analisar com coerência que a vitória da Sabalenka surpreendeu inclusive você, aliás, surpreendeu a grande maioria devido o histórico das duas.

Adriano Veiga
Adriano Veiga
3 meses atrás

Ah meu Deus…
Nessa quadra rápida o Leão da Montanha ia dar aquela aula de toques mágicos no saque e voleio…

André Luís de Souza Pinto
André Luís de Souza Pinto
3 meses atrás

Achei que eu estava enxergando mal Fernando…. O sol dificulta demais

trackback

[…] isso, só pode enfrentar a líder do ranking, Iga Swiatek na final do US Open. No último domingo, Sabalenka derrotou a polonesa na semi de […]

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.