Atenas (Grécia) – Pouco tempo após comemorar o 101º título na carreira, o sérvio Novak Djokovic repetiu o que fez na temporada passada e acabou desistindo do ATP Finals de 2025. Ele alegou problemas no ombro para abdicar de sua participação em Turim.
Vítima do sérvio na final deste sábado em Atenas, o italiano Lorenzo Musetti viu a vaga que acabara de deixar escapar, uma vez que se classificaria em caso de título, voltar para suas mãos com a ausência de Djokovic. Agora, o cazaque Alexander Bublik é o primeiro reserva.
Recordista de títulos no ATP Finals, com sete conquistas, o sérvio abdica de sua participação no torneio pela terceira vez na carreira (também não foi em 2017). Atual número 4 do mundo, ele tem sua vaga no top 5 ameaçada, apesar da vantagem confortável.
Djokovic tem no momento 850 pontos de vantagem para Ben Shelton, 885 pontos para Taylor Fritz e Alex de Minaur, 972 para Félix Auger Aliassime e 1.020 para Musetti. Dificilmente dois deles conseguirão superar o sérvio ao mesmo tempo.












Vi os comentários afirmarem que Djokovic não participaria do ATP Finals. Só estavam esperando qual seria a desculpa. Mas penso que está certo, melhor se recuperar fisicamente pensando na temporada 2026.
Escolha acertada, e já seria praticamente impossível jogar em alto nível dois torneios ATP em semanas consecutivas, aos 38 anos.
Depois dessa final extenuante, o GOAT merece descansar, vai fechar a temporada mais uma vez dentro do top 5. Um gênio.
Babaca.
Eh, dificilmente o Alcaraz deixará de vencer seus 3 jogos na fase de grupos com esse novo cenário..
Fujão,medroso!
Tava na cara que isso ia acontecer. Mostra que o sérvio não se vê em condições de disputar de igual para igual com os cachorrões do circuito, dando preferência aos ATP-Challengers nas semanas esvaziadas.
“Musetti, vc me deixa ganhar q eu abandono o finals e vc entra. Fechado?”
Não tem que provar mais nada, já ganhou tudo, tem os principais e grandes recordes de baixo do braço.
Acredito que Nole deixou de presente a vaga para Musset pois já é recorda há tempos do finals. Com certeza não queria jogar mas ao mesmo tempo ganha pontos com Musset que acaba de perder um título, e para quem? O próprio, Djokovic.
Nem foi desistência! Se quisesse disputar, ele não jogaria esse 250! Essa decisão foi tomada semanas atrás
Um ATP Finals a mais no currículo não muda nada na vida do Cabra Novak Djokovic. O seu grande objetivo nessa fase final de carreira é a conquista de mais um Grand Slam. É difícil, mas tudo pode acontecer. Vamos ver.
Menosprezando o torneio novamente
Não sei quanto ao problema no ombro, mas o fato é que Djokovic sabe que está num nível muito abaixo em relação aos primeiros colocados do ranking. Então foi sábio de sua parte não virar saco de pancadas no Finals.
kkkkkkk esse aí já era…
O prêmio de consolo pelo esforço do Musetti. Eu falei depois de Xangai que Djoko deve pular Finals a partir de agora. Ja não é mais uma prioridade, principalmente sendo ele o maior vencedor da história do torneio. Correr o risco de uma lesão que comprometa a próxima temporada pra ganhar um título que já é heptacampeão não vale a pena.