Nova York (EUA) – Vice-campeão do US Open em 2022, o norueguês Casper Ruud ficou a um set de se despedir precocemente do torneio nesta sexta-feira, mas conseguiu uma notável virada diante do jovem Junsheng Shang, de apenas 19 anos. O chinês chegou a abrir 2 a 0, mas não resistiu ao ex-número 2 do mundo, caindo por 6/7 (1-7), 3/6, 6/0, 6/3 e 6/1 em 3h44 de batalha.
Com o resultado, Ruud já garante sua segunda melhor campanha em Nova York, alcançando apenas pela segunda vez em sete participações a quarta rodada da competição. No ano, ele teve como principal resultado em Grand Slam a semifinal de Roland Garros, mas não passou da terceira fase no Australian Open e da segunda partida em Wimbledon.
Seu próximo adversário será o norte-americano Taylor Fritz, contra quem tem duas vitórias nos dois únicos duelos anteriores. O primeiro encontro aconteceu na fase de grupos do ATP Finals de 2022, no piso duro e coberto de Turim, e o segundo foi no saibro de Roland Garros, em confronto pelas oitavas de final.
Vice-campeão juvenil do US Open em 2021, Shang disputou o torneio como profissional pela primeira vez, mas já tem outras quatro presenças em chaves principais de Slam. A campanha nesta semana iguala seu melhor resultado, obtido em Melbourne no começo deste ano.
Fritz atinge marca especial
Adversário de Ruud nas oitavas de final, Taylor Fritz não teve dificuldades para despachar o argentino Francisco Comesana com o placar de 6/3, 6/4 e 6/2 em 2h exatas de partida. Assim, ele disputará a segunda semana do torneio em casa apenas pela segunda vez em nove participações.
O triunfo de Fritz foi o seu 50º em Grand Slam, tendo agora 14 triunfos no Aberto da Austrália, 10 em Roland Garros, 13 em Wimbledon e 13 no US Open. Seus melhores resultados neste nível de torneio são as quartas de final em Melbourne (2024), Londres (2022 e 2024) e Nova York (2023). Em Paris, fez oitavas neste ano.
Nakashima garante três americanos nas oitavas
Em duelo na Quadra 17 nesta sexta-feira, o também anfitrião Brandon Nakashima derrubou em quatro sets o atual medalhista olímpico de bronze, o italiano Lorenzo Musetti, com parciais de 6/2, 3/6, 6/3 e 7/6 (7-4) após 3h12 de jogo. Ele espera agora pelo alemão Alexander Zverev ou o argentino Tomas Etcheverry.
Com isso, o tênis norte-americano já tem ao menos três representantes nas quartas de final do US Open, já que Frances Tiafoe também se classificou ao bater o compatriota Ben Shelton em batalha de cinco sets. Essa lista pode aumentar ainda mais, caso Tommy Paul confirme o favoritismo contra o canadense Gabriel Diallo no sábado.
Nakashima faz a sua melhor campanha no Grand Slam nova-iorquino, alcançando pela primeira vez a segunda semana do torneio. Nas outras quatro participações, ele caiu uma vez na estreia, duas na segunda rodada e outra na terceira fase. Ele também iguala seu principal resultado em Slam, repetindo as oitavas de Wimbledon em 2022.
Atual 50º colocado no ranking mundial, o jogador de 23 anos é apenas o número 8 dos Estados Unidos, mas neste momento está dando um salto para o 39º lugar, registrando assim a melhor marca da carreira e ultrapassando dois compatriotas, Alex Michelsen e Marcos Giron, ambos já eliminados da competição.
Por sua vez, Lorenzo Musetti segue sem conseguir romper a barreira da terceira rodada em Flushing Meadows, repetindo o resultado de dois anos atrás. Ao menos por enquanto o semifinalista de Wimbledon nesta temporada mantém o 18º posto na ATP.
Brando vencendo…