Nova York (EUA) – Vice-campeão do US Open em 2022, o norueguês Casper Ruud não escondeu sua insatisfação com uma das situações que o deixa bastante desconfortável em quadra. Sem rodeios, ele afirmou que o cheiro de maconha é a pior coisa de Nova York.
“Essa é a maior desvantagem de Nova York, o cheiro está em todo lugar. Até aqui no local do torneio. Você tem que aceitar, mas não é o seu cheiro favorito. E a intensidade do odor às vezes é muito forte”, disse Ruud em entrevista à Danmarks Radio.
“Acho irritante quando você está em quadra e alguém fuma um baseado. Não é nada agradável para os jogadores ficarem cansados e, ao mesmo tempo, terem que inalar o cheiro de maconha”, reclamou o norueguês, que estreou com vitória na competição.
Na última segunda-feira, ele abriu sua campanha no US Open batendo o austríaco Sebastian Ofner no Louis Armstrong Stadium em sets diretos, com o placar final de 6/1, 6/2 e 7/6 (7-5).
A maconha é legal em Nova York desde 2021. A lei permite que pessoas maiores de 21 anos comprem, usem e possuam cannabis. “Não podemos fazer nada a menos que a lei seja alterada, mas duvido que isso aconteça”, finalizou Ruud.
Terrível mesmo. Maconha e esporte nada haver.
Apesar de não ter absolutamente nada contra quem utiliza maconha eu concordo com vc , ela não tem nada a ver com esporte . Maconha e esporte não combinam .
Apenas acho um pouco de preconceito esses comentários relacionados a maconha quando ninguém fala nada em relação aos vinhos , champagnes , cervejas e cigarros comuns que tanto ou até mais mal fazem às pessoas .
Itens esses que vemos comumente nas arquibancadas do circuito .
Mas que fique bem claro , também não tenho nada contra quem utilize esses itens .
A questão não é produtos que fazem mal. Deveríamos fazer o que bem entender, desde que não prejudique terceiros. E é aí que a droga entra, pois é um cheiro muito mais expansivo que cheiro de álcool ou cigarro, que só podemos sentir bem de perto de quem está usando.
Você escreveu: “acho um pouco de preconceito esses comentários relacionados a maconha”…
Você é que está sendo preconceituoso com o Casper Ruud e com quem não quer ter suas narinas e pulmões poluídos com a fumaça fedorenta da maconha… Até porque ninguém é obrigado a ser “fumante passivo”, seja de maconha ou de tabaco…
Vinho, Champagne e Cerveja não espalham fumaças fedorentas e tóxicas que você passar sentir em uma quadra de tênis…
Quem fuma maconha prejudica seu sistema respiratório e pode prejudicar o dos outros também, provocando, com a sua fumaça, chiados na respiração, tosse e pulmões carregados, de acordo com o Instituto de Pesquisa Médica da Nova Zelândia. Neste Instituto examinaram 339 pessoas, divididas em quatro grupos: fumantes de maconha, fumantes de tabaco, fumantes de ambos e não-fumantes.
A conclusão, publicada na revista médica Thorax, foi que a fumaça da maconha também prejudica o funcionamento saudável dos pulmões e das vias aéreas em geral. O efeito sobre os pulmões de cada cigarro de maconha era equivalente a fumar entre 2,5 a 5 cigarros de tabaco de uma só vez, diz o estudo. De acordo com Helena Shovelton, executiva-chefe da Fundação Britânica do Pulmão, a fumaça da maconha é mais nociva ainda para os pulmões do que a fumaça do tabaco, além disso, o uso da maconha amplia a ocorrência de surtos psicóticos e esquizofrenia.
Vários países, incluindo Itália, México, França, Nova Zelândia, Reino Unido e Suécia, têm implementado leis contra quem espalha suas fumacinhas de cigarro de maconha ou tabaco em público poluindo os pulmões alheios, com restrições cada vez mais fortes sobre fumar em locais abertos.
Na Itália, em Milão, proibiu-se fumar em todos os espaços públicos, incluindo ruas. No México proibiu-se fumar em todos os espaços públicos fechados ou abertos, tornando-se uma das leis mais rigorosas do mundo contra quem solta sua fumacinha para poluir pulmões de outras pessoas. Na França, proibiu-se fumar em praias, parques e na periferia de escolas. A Ministério da Saúde Francês adotou o lema “Onde há crianças, o fumo deve desaparecer”. Na Nova Zelândia, proibiu-se a venda de cigarros para futuras gerações, que visa reduzir a taxa de fumantes, com o objetivo de criar uma “geração sem cigarros”. No Reino Unido planeja proibir a venda de cigarros para pessoas nascidas depois de 2009, e estender as proibições para áreas exteriores como parques e ao redor de hospitais e escolas. Na Suécia há restrições inclusive a cigarros eletrónicos e uma legislação que visa a chegar a uma taxa de fumadores abaixo de 5%. A legislação sueca proibiu fumar em locais públicos, incluindo varandas de bares. Acho que Nova York está na contramão… Acho que quem obriga outras as pessoas a respirar as fumaças fedorentas de seus cigarros de maconha ou de tabaco são pessoas egoístas, que só pensam em si próprias e não tem um mínimo de empatia com as pessoas que elas estão poluindo os pulmões com suas fumacinhas tóxicas… Ninguém deveria ser obrigado a ser “fumante passivo” contra a sua vontade… Por isso, sou totalmente a favor de Casper Ruud: ninguém deveria ser obrigado a poluir seus pulmões em uma quadra de tênis com a fumacinha fedorenta e tóxica de cigarros de maconha ou de tabaco!!!
Acho que deviam proibir propagandas de bebidas alcoólicas e BETS. Fazem maus mal que a maconha.
Moço, isso nada tem a ver com fumaça!
Escrevi sobre a fumaça fedorenta e tóxica da maconha que polui nossas narinas e pulmões e que ninguém deveria ser obrigado a ser “fumante passivo” de maconha contra vontade, agora se você não entendeu nada, provavelmente você têm sérios problemas cognitivos e de interpretação…
Cara escrever um livro desse em uma matéria . Vai comprar uma vida oi aluga um amigo .
Faz todo sentido que ele reclame, pois o odor se espalha, e numa quadra de esporte não faz o menor sentido… Além de causar náusea e enjôo em muitas pessoas…
As bebidas alcoólicas não exalam cheiro a longa distância como a maconha. Como ele poderia reclamar disso???
Vinhos, champagnes e cervejas não exalam cheiro forte no ambiente, como a erva mencionada.
A questão é apenas uma: você pode usar. Você não deve atrapalhar que não usa.
Kkkkk. Vc é o perfeito isentão. Fala mas não fala .
Exatamente. Não sei o que tem na cabeça, pessoas que vão lá fumar. Poxa, é um espetáculo único. Não poderia apenas assistir e deixar pra fumar em sua casa ou outras áreas sem o lazer de uma partida de esportes?
Mesma coisa também penso de pessoas que levam suas caixas de som barulhentas pra praia. Não seria melhor aproveitar o som do mar, da natureza e deixar suas músicas para escutar em casa?
Vai entender o ser humano…
Concordo contigo, pura falta de empatia e respeito com as pessoas próximas…
terrível mesmo. tem um cheiro horroroso!
Nada haver? Nada A VER
Talvez Usain Bolt, LeBron James, Michael Phelps, entre outras lendas, discordem de vc kkkkkk
Concordo plenamente.
Parabéns ao Ruud pela “coragem” de denunciar. (Afinal tudo que ofende as minorias vira crime. “E ainda o fazem em nome da democracia”. Pasmem!)
O mínimo que deveria fazer é proibir o consumo nos ambientes do torneio.
Afinal o cigarro já o é, há muito tempo, na maioria dos ambientes coletivos.
fui ano passado…..uma fortuna e nao se pode fumar la dentro em nenhum lugar, quase fomos expulsos……..nao entendo o comentario de Ruud.
Hipocrisia é de quem defende a proibição da maconha, mas toma álcool e fuma cigarro comum.
Mas um dos efeitos da maconha não é destruir as sinapses dos neurônios ou os próprios neurônios? As autoridades ignoraram isso e legalizaram? Minha nossa!
Não
Cada pessoa merece a liberdade de viver como quiser, fazendo escolhas que expressem a sua essência (desde que isso não invada o espaço ou a liberdade de outro). Ninguém precisa de um “Papai Estado” decidindo o que é certo ou errado em cada detalhe da vida adulta.
Eu, por exemplo, nunca fumei maconha nem experimentei outras drogas (uma escolha minha, livre e consciente). Respeito e autonomia são itens indispensáveis nas sociedades mais evoluídas.
O álcool em excesso faz isso, e sempre foi legalizado.
Isso é só uma lenda mesmo, mas ao que parece muita gente acredita ainda
É a tal da libertinagem; ops liberdade.
Total apoio, vivemos hj o mundo de “todos querem o direito, mas não querem saber dos deveres” !
Concordo plenamente.
Relaxa, Ruud…
Está certo o Rud, vá fumar na Rua, na sua casa e não num evento esportivo, cacete. Um cheiro insuportável que fica no ar, na roupa, ou seja uma bosta
Fui pesquisar e vi a informação de que é proibido fumar maconha dentro das instalações do US Open, ou seja, dentro do “USTA Billie Jean King National Tennis Center”. Fica a pergunta se isto realmente é cumprido à risca.
Se este for o caso, o cheiro deve vir dos arredores do Flushing Meadows Park, que é o parque no qual o complexo de tênis está inserido. Brincadeira então o que deve ter de gente fumando um baseado lá em Nova York hein. Estado democrata por sinal, tinha de ser…
A fumaça realmente é um problema que incomoda quem não tem nada a ver com a onda de quem gosta.
Concordo contigo! Realmente é um absurdo quererem enfumaçar as pessoas a contragosto!!!
Lembro de uma matéria lida em que a água do rio Hudson foi analisada em vários trechos do mesmo e encontraram níveis altíssimos de vestígios de cocaína. Isso é NYC, também.
Mas fumam nas arquibancadas durante os jogos? Já pensou a pessoa viaja, paga uma grana, pra ver os jogos e pega um lazarento de maconheiro do lado?
Deve ser terrível mesmo, ser fumante passivo.
Nunca imaginei que isso poderia acontecer lá.
Eu trabalho para Real Gramas, vendendo grama para quadras de tênis aqui no Brasil.
Mas nunca ouvi relatos como esse dos clientes. Ainda bem!