PLACAR

Ruud: ‘A longa espera e a revanche valeram a pena’

Foto: Barcelona Open Banc Sabadell

Barcelona (Espanha) – A conquista do ATP 500 de Barcelona é bastante especial para Casper Ruud, que depois de ter vencido dez torneios de nível 250, conseguiu o maior título da carreira neste domingo. O norueguês também conseguiu uma revanche diante de Stefanos Tsitsipas, para quem havia perdido na final do Masters 1000 de Monte Carlo na semana passada.

“Honestamente, valeu a pena esperar. É uma honra vencer um torneio com tanta tradição”, disse Ruud após a vitória por 7/5 e 6/3 sobre Tsitsipas na final de Barcelona. “Estou super feliz em conseguir esse título aqui em Barcelona, diante de um estádio lotado e na quadra Rafa Nadal. É muito especial para mim, porque o admirei durante toda a minha infância. E quando eu tinha 13 anos, vim assisti-lo jogar aqui. É uma sensação ótima”.

Ruud já havia disputado três finais de Grand Slam, duas em Masters 1000 e uma no ATP Finals. Além disso, havia perdido as três primeiras finais que alcançou em 2024, em Acapulco, Los Cabos e Mônaco. “Muitas finais que perdi foram difíceis e um pouco decepcionantes. Mas sempre que você chega a uma final, ainda assim é uma boa semana. Então, você não pode ser muito duro consigo mesmo”, avaliou o jogador de 25 anos.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

“Queria uma ‘revanche’ contra o Tsitsipas pela derrota do domingo passado em Monte Carlo e suponho que isso também tenha sido uma grande motivação. Eu precisava fazer mais que na semana passada. Naquele jogo eu estava muito na defensiva e ele teve muito tempo para controlar os pontos. Além disso, não tive tanta pressão psicológica, as três finais perdidas antes de hoje devem ter pesado sobre ele”, explicou o norueguês, ao lembrar que o grego ficou com o vice em Barcelona pela quarta vez na carreira.

Apesar de ter sofrido uma quebra de serviço no game de abertura, Ruud conseguiu virar o primeiro set. Já na segunda parcial, diante de um rival visivelmente desgastado, o norueguês não enfrentou break-points e cedeu apenas três pontos em seus games de serviço para definir a disputa em sets diretos. Tsitsipas vinha de dez vitórias seguidas no saibro e conseguiu duas viradas nos últimos dias em Barcelona, contra Facundo Diaz Acosta nas quartas e Dusan Lajovic na semifinal.

“Foi um começo um pouco complicado, porque ele me quebrou imediatamente, mas consegui me acomodar na partida e agarrar a oportunidade no fim do primeiro set, o que foi enorme. As duas últimas semanas foram muito longas para nós dois. É óbvio que em algum momento o cansaço iria aparecer. Acho que ambos estávamos em forma para jogar hoje, mas não se trata disso. Sabia que vencer o primeiro set seria decisivo para qualquer um de nós”.

4 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Osvaldo
Osvaldo
23 dias atrás

tá jogando demais o Ruud… provando que é um magnífico jogador de saibro… tá lembrando o Nadal nos melhores tempos , ou talvez até melhor

Fernando S P
Fernando S P
22 dias atrás
Responder para  Osvaldo

“tá lembrando o Nadal nos melhores tempos , ou talvez até melhor.”

“You cannot be serious.”

Última edição 22 dias atrás by Fernando S P
Cabelo de Boneca
Cabelo de Boneca
22 dias atrás
Responder para  Osvaldo

Ai não amigo, vc forçou muito. o Ruud joga bem, ele tem todos os golpes excelentes, porém nenhum golpe fora de série como o forehand do Nadal.

Refaelov
Refaelov
22 dias atrás

No Chile resultados +/- dentro do prognóstico.

Luz com mais dificuldades doq o esperado mas fez o resultado, Q2 contra um jogador voltando ainda de longo período de inatividade, a expectativa é q chegue à chave principal.

Qnt ao Reis, além do resultado decepcionante(era o cabeça n° 1 do Qualy e só tinham jogadores fora do top 450 na chave dele) é preciso salientar como montou mal o calendário: saiu de uma gira de saibro na América do Sul pra jogar um torneio em Hard de nível acima pra em seguida ir pro Har-tru nos EUA e nem na chave principal conseguir entrar direto.. N era o óbvio continuar em terras sudacas e tentar manter o embalo da final em Floripa jogando essa sequência de CHL 50 onde sairia de cabeça de chave nas chaves principais?

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Nadal leva público italiano ao delírio com incrível reação

Conheça o que aconteceu nos bastidores do WTA 100 de Madri

PUBLICIDADE