Barcelona (Espanha) – Uma semana depois de protagonizarem a final do Masters 1000 de Monte Carlo, Casper Ruud e Stefanos Tsitsipas voltaram a decidir um torneio no saibro. E depois da vitória do grego no último domingo, o norueguês conseguiu a revanche. De quebra, garantiu o maior título da carreira no ATP 500 de Barcelona, marcando as parciais de 7/5 e 6/3 em 1h29 de partida.
Aos 25 anos, Ruud conquista seu 11º título no circuito e o primeiro acima de 250. Especialista em quadras de saibro, o norueguês venceu 10 torneios em sua superfície favorita. Ele já havia disputado três finais de Grand Slam, duas em Roland Garros e uma no US Open, duas de Masters 1000, em Miami e Monte Carlo, e uma do ATP Finals em 2022.
Ex-número 2 do mundo, Ruud aparece atualmente na sexta colocação do ranking. Manterá a posição com os 500 pontos conquistados e o prêmio em dinheiro de US$ 488.390. Ele também encerra uma incômoda série de derrotas em finais neste ano, já que também havia perdido em Acapulco e Los Cabos antes da decisão de Monte Carlo.
Flipping The Script! 👏@CasperRuud98 gets revenge for last week’s Monte Carlo final after defeating Tsitispas to capture the title in Barcelona@bcnopenbs #BCNOpenBS pic.twitter.com/imH0BG9ppB
— Tennis TV (@TennisTV) April 21, 2024
Já o sétimo colocado Tsitsipas, que vinha de dez vitórias seguidas no saibro, também permanece na mesma. O grego de 26 anos tem 11 títulos em 29 finais disputadas. Só em Barcelona, já tem quatro vices. Ele perdeu as finais de 2018 e 2021 para Rafael Nadal, 12 vezes campeão do torneio, e também do ano passado para Carlos Alcaraz.
Virada no primeiro set e domínio na segunda parcial
A partida deste domingo começou com uma quebra a favor de Tsitsipas logo no game de abertura. O grego vinha sustentando sua vantagem sem enfrentar break-points até liderar por 3/1. Só então, Ruud devolveu a quebra e não teria o serviço ameaçado até o fim do primeiro set, voltando a pressionar e quebrar o saque do grego no último game da parcial. Ele liderava nos winners por 12 a 8 e cometeu 10 erros contra 9.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já no segundo set, Ruud sacou muito bem e não enfrentou break-points. O norueguês cedeu apenas três pontos em seus games de serviço na parcial. Por outro lado, Tsitsipas se mostrava bastante desgastado, depois de buscar viradas nas quartas e semifinal. O norueguês assim enfrentou pouca resistência também nos ralis de fundo e conseguiu mais uma quebra logo cedo, sustentando a vantagem sem maiores riscos até o final da partida. Ruud terminou o jogo com 19 winners contra 17 e cometeu 15 erros não-forçados contra 25 do grego.
Parabéns Cásper
Finalmente Ruud levou essa e jogou muito bem usando a técnica quando necessário, acho que ele, Tsitsipas, Djokovic, Alcaraz chegam bem para a temporada do saibro e o Nadal é uma incógnita.
Chegou a hora dos retardatalhos do Big 3 entrarem em ação. A partir da aposentadoria deles a farra vai começar Oooooooooh!!!
Parabéns Ruud, torcendo para que conquiste torneios ainda maiores.
Só quero deixar registrado meu ASCO TOTAL com a transmissão da ESPN que, justo hora da premiação, encerrou a transmissão ao vivo, para seguir com um programa pré gravado. ESPN P É S S I M A!!!!
Realmente inacreditável, no momento da premiação alguém deu a ordem para cortar a transmissão. A gente paga caro pelo serviço pra assistir (ou não assistir !) isso ? Ridículo, desrespeito total !!
Pois é…. Compram os direitos de torneios importantes para fazerem isso. Um TOTAL desrespeito a quem ama tênis…. Sem contar a irritante dupla de Fernandos que não param de falar durante os pontos!!!!! Era muito melhor quando o SporTV transmitia.
O Ruud comeu com farinha a esquerda atrofiada do Tripas.
O Ruud está jogando muito bem, jogador muito dificil de ser batido.
tá jogando demais o Ruud… provando que é um magnífico jogador de saibro… tá lembrando o Nadal nos melhores tempos , ou talvez até melhor
Vc tá é doido querer comparar ele a Nadal kkk
Acho que vc viajou ao comparar com Nadal. Mas com Ferrer sim (tremendo jogador!), muita semelhança no estilo. Mas o Ruud tem mais potência nos golpes então talvez tenha mais chances.
Kkkkkk quanta bobagem kkkkk
Foi um jogaço. Muito bom de assistir, os dois deram um show.
Obviamente sabe quem joga tênis que tsitsipas estava desgastado física e emocionalmente da final de monte Carlo !
e o Ruud, não jogou a final de Monte Carlo ? kkkkk cada uma…