Houston (EUA) – Vivendo a melhor fase da carreira aos 36 anos de idade, o carioca Fernando Romboli conquistou neste domingo o seu segundo grande título, ao vencer o ATP 250 de Houston com o australiano John-Patrick Smith. Na decisão, ele superaram o argentino Federico Gomez e o mexicano Santiago Gonzalez com parciais de 6/1 e 6/4, em apenas 64 minutos de confronto.
A conquista de Romboli no saibro norte-americano vem quase quatro anos depois de seu primeiro título na elite do circuito, obtido no ATP 250 de Umag, também sobre a terra batida, ao lado do espanhol David Vega Hernandez em julho de 2021. Considerando todos os níveis, este é o 55º troféu do experiente duplista brasileiro, que tem no currículo 21 challengers e 32 triunfos em eventos da ITF.
O título em Houston vai garantir a Romboli o novo melhor ranking de sua carreira. Atual 66º colocado entre os especialistas de duplas da ATP, ele defendia 90 pontos da semifinal do ano passado, ao lado do paulista Marcelo Zormann, e somará mais 160, suficientes para quebrar a barreira do top 60 e assumir justamente a 60ª posição já nesta segunda-feira.
A campanha ao lado do australiano John-Patrick Smith é mais um grande resultado da dupla, que firmou parceria recentemente e, além do título deste domingo, também fez semifinal no Masters 1000 de Indian Wells, em março. Isso faz com que eles já apareçam entre as 16 melhores duplas da temporada, com 610 pontos em apenas dois torneios disputados, estando a apenas 395 da faixa de classificação para o ATP Finals de Turim.
Durante a semana em Houston, Romboli e Smith não perderam nenhum set. Eles estrearam vencendo os convidados norte-americanos Jenson Brooksby e Learner Tien por 6/3 e 6/4, depois passaram por outra dupla da casa, Ryan Seggerman e Patrik Trhac, em dois tiebreaks, e derrotaram os australianos Matthew Romios e Adam Walton por 7/6 (7-3) e 6/3 na semifinal.
Brasileiro e australiano fazem a diferença com o saque
Em um jogo aberto e cheio de alternativas, se deu melhor quem soube usar melhor o saque. Ao longo da partida, houve 11 break-points, seis deles contra Romboli e Smith, que salvaram todos e aproveitaram três dos cinco que tiveram a seu favor.
Logo na abertura, o brasileiro e australiano precisaram evitar três oportunidades dos rivais e mais uma no terceiro game. Só então a partir do quarto game é que eles passaram a pressionar o serviço adversário e conseguiram duas quebras consecutivas, abrindo vantagem no placar.
Mais confiantes, Romboli e Smith voltaram a superar o serviço de Gomez e Gonzalez no terceiro game do segundo set e só levaram um susto no oitavo, quando precisaram salvar outro break. Com a vantagem mantida, bastou administrar o placar até o fim e concretizar o título em dois match-points.
The championship winning moment 😍
Fernando Romboli and Jon-Patrick Smith are 2025 U.S. Clay Doubles Champions! 🏆#USClay pic.twitter.com/chfzRCgGRR
— Fayez Sarofim & Co. US Clay (@mensclaycourt) April 6, 2025
Parabéns a dupla, grande chance de chegar ao finals de dupla
Estupenda conquista! E em grande fase aos 36 anos. Nem pensar em parar, portanto.
E um exemplo para os mais jovens.
Parabéns ao Romboli,na realidade o título também foi no saibro americano.
Norte americano pois no Canadá é o mesmo saibro
Pegaram uma chave muito convidativa e não deram chance. Parabens pela conquinta!
Muito legal e merecido! Nosso melhor duplista da atualidade e mantendo grande tradição nacional. Ainda vai mais longe junto do Lenine, com certeza.
Os caras tem a química . Tomara que dure .
Romboli guerreiro…. parabéns
Bela surpresa, continuem mandando ver!!!
Da hora o vídeo, depois que ele saca alguém fala algo, vcs conseguiram identificar?
parece o gemido de quem ta recebendo o saque batendo na bola.
Romboli é guerreiro. Parabéns por mais um título, bem merecido.