* atualizado às 21h20 com resultados do quali
Rio de Janeiro (RJ) – A chave principal do Rio Open foi sorteada na tarde deste sábado. O único ATP 500 da América do Sul contará com cinco brasileiros, depois que os três que tentaram o qualificatório foram eliminados neste sábado. Nenhum dos tenistas da casa estreia contra um cabeça de chave.
O carioca João Fonseca, que nesta semana disputa a semifinal de Buenos Aires, estreia contra o francês Alexandre Muller, 58º do mundo e que começou a temporada com título em Hong Kong. Mas Muller não vem bem no saibro, perdeu nas estreias do challenger de Rosario, para Felipe Meligeni, e de Buenos Aires para Laslo Djere.
Caso supere a rodada de estreia, Fonseca pode reencontrar o argentino Tomas Etcheverry, adversário que ele já venceu nesta semana em Buenos Aires, ou enfrentar o francês Corentin Moutet. O quadrante é o mesmo do argentino Francisco Cerúndolo, cabeça de chave 4.
Do mesmo lado da chave, estão mais dois brasileiros. O paulista Felipe Meligeni estreia contra o cazaque Alexander Shevchenko. De vencer, pode desafiar o alemão Alexander Zverev, que enfrenta o chinês Yunchaokete Bu. Já o também paulista Gustavo Heide enfrenta o argentino Francisco Comesana. Em caso de vitória, encara o chileno Nicolas Jarry ou um tenista do quali.
Do outro lado, o paranaense Thiago Wild estreia contra o espanhol Jaume Munar. O atual número 1 do Brasil e 77º do mundo venceu Munar no Rio Open do ano passado, mas tem quatro derrotas para o rival em challengers. Em caso de mais uma vitória, pode enfrentar o italiano Lorenzo Musetti, cabeça 2, ou um jogador do quali. O quadrante ainda tem o também espanhol Pedro Martinez, cabeça 7.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Mais experiente entre os brasileiros no torneio, o canhoto Thiago Monteiro estreia contra o argentino Facundo Diaz Acosta. O cearense de 30 anos tem duas vitórias e uma derrota contra o rival em torneios challenger. Em caso de vitória, Monteiro pode desafiar o chileno Alejandro Tabilo, cabeça 3. E seu quadrante ainda tem o argentino Sebastian Baez, atual campeão, que estreia contra o indiano Sumit Nagal.
Direto do forno… nossa chave principal!#RioOpen pic.twitter.com/DrqZ7S296Q
— Rio Open (@RioOpenOficial) February 15, 2025
Derrotas no quali
Os três brasileiros que entraram no quali acabaram eliminados neste sábado. Mateus Alves fez dois sets equilibrados antes de cair diante do português e cabeça 3 Jaime Faria, por 7/5 e 7/6 (7-4), e Karue Sell resistiu o quanto pôde diante do argentino e cabeça 1 Camilo Carabelli, rendendo-se por 6/4, 4/6 e 6/4. Por fim, João Lucas Reis venceu o primeiro set antes de permitir reação do taiwanês Chun-Hsin Tseng, por 6/7 (0-7), 6/3 e 6/4.
Considerando q ninguém era cabeça de chave, foi um bom sorteio sim, dá pra sonhar com uns 3 avançando à segunda rodada, veremos..
Olha, ótimo sorteio. Não pegamos nenhum cabeça de chave. Não somos favoritos nos jogos, mas são todos adversários ganhaveis
É um ATP500. Repetir 3 nas QF seria repetir o milagre do ano passado. Como um raio não cai 2 vezes no mesmo lugar, se 3 avançarem pra R2 e 1 pra QF, estaria lindo.
um 500 com cara de 250, convenhamos. Sem o Rune (e talvez sem Musetti) é, inclusive, uma chave tecnicamente inferior a Buenos Aires. Se o calor e a umidade contribuírem para derrubar os europeus e argentinos, creio que uns três brasileiros nas quartas é perfeitamente factível.
Alguém sabe um link pra assistir o Fonseca hj??
https://www.flashscore.com.br
Arrisco uns palpites Fonseca na semifinal do Rio Open, Meligeni perde na primeira rodada, Wild chega na terceira rodada, Monteiro perde na primeira rodada.
Wild pra mim pegou a estreia mais espinhosa dentre os BRs: Munar tem o saibro como seu melhor piso e vem num ótimo 2025(2 semi finais nos 2 ATPs250 q disputou)..
Maaaas, se por um acaso superar essa primeira rodada, pode ver sua chave ficar mtoooo aberta(sobretudo se confirmada a desistência do Musseti)..
Esqueci do Heide esse perde na primeira rodada também
Zverev não passa do Bu. E vai voltar chorando pra casa.
Excelente sorteio, Fonseca com boas condições de chegar até as quartas de novo
Como e desproporcional a distribuição dos torneios ATP acima de 250 pelos continentes, apenas um 500 em toda America do Sul.
poxa que peninha. todos perderam na primeira rodada do quali. os argentinos ganharam 4 partidas e podem colocar os 4 na chave principal. vamos torcer pelos sulamericanos. até o triturador boliviano (apelido carinhoso dado pelos internautas) ganhou e está a um jogo da chave principal.
Todos os brasileiros que perderam no Qualy era inferiores, vida normal segue o jogo.
É hoje tem um hater que não vai aparecer nos post, (por conta da derrota do Sell) para criticar os Brasileiros, ou será que ele vai criticar o Mateus Alves e o João Lucas Reis e dizer que o Sell jogou muito, fica a pergunta
Todos no Qualy surpreenderam até, segue o próximo
Estive lá hoje. Vi Coria vs Burruchaga na quadra 2 e Sell vs Ugo Carabelli na quadra 1. Atmosfera total de torneio principal. Muito cheio devido à febre trazida pelo João Fonseca. No ano passado assisti Moutet vs Puccinelli pelo Q2 do quali e não tinha 100 pessoas na quadra 1. Hoje, pelo Q1 do quali, a mesma quadra 1 estava lotada para torcer pelo Sell. Ano passado consegui ver o Wawrinka e o Alcaraz treinando com alguma tranquilidade. Hoje, não dava para chegar perto do Zverev. Muita gente mesmo. Amanhã não tem brasileiros, mas tem bons jogos de simples. Estarei lá de novo!
Brasileiros fizeram bons jogos no quali, apesar das derrotas. Mateus fez dois sets duros contra o bom português Jaime Faria, 105 do mundo. Reis estava bem, saiu na frente, mas levou a virada do taiwanês Tseng, 125 do mundo. E o Sell me surpreendeu ainda mais ao fazer jogo durissimo em 3 sets contra o saibrista TOP100 Carabelli, sendo que o Sell não tem o saibro como piso preferido. Foi duro as derrotas, principalmente o Reis e o Sell, porque eles poderiam ter vencido. Mas os resultados foram normais e os jogos mais difíceis do que talvez deveriam ter sido.