Relembre a primeira conquista de Guga em Roland Garros

O surgimento de João Fonseca no cenário global do tênis fez com que o tênis voltasse às principais capas esportivas do Brasil. Aliás, muitos fãs do esporte já estão fazendo suas apostas com o seguinte codigo novibet: Metrovip. Será que o jovem prodígio conseguirá voar alto em sua carreira?

A verdade é que ainda é muito cedo para esse tipo de pressão em cima do carioca de 18 anos. Por outro lado, enquanto ele evolui em seu jogo, podemos relembrar a carreira de um grande ícone do tênis – e do esporte – brasileiro: Gustavo Kuerten.

Afinal, já faz quase 30 anos desde que Guga conquistou seu primeiro título em Roland Garros. Você se lembra de como foi este momento histórico? É possível que a maioria dos leitores, inclusive, nem houvesse nascido em 1997.

Campanha de Guga

Guga chegou para a disputa daquele Roland Garros em 66º no ranking da ATP (Associação de Tenistas Profissionais). Aos 20 anos, portanto, ele estava longe de um dos favoritos ao título.

A estreia de Kuerten foi contra o tcheco Slava Dosedel. O brasileiro não teve dificuldades para avançar e, na sequência, mediu forças com Jonas Bjorkman. Depois de vencer o sueco, Guga encarou o primeiro grande desafio e bateu o canhoto austríaco Thomas Muster, campeão em Roland Garros em 1995, antes de avançar às oitavas de final.

Fase final

Se Guga já precisou passar por adversários renomados logo nas primeiras partidas, o desafio nas oitavas de final foi imenso. Ele teve de enfrentar o ucraniano Andrei Medvedev, muito mais experiente que o brasileiro. E Medvedev venceu o primeiro set, o que parecia indicar que teria uma vitória tranquila, como as previsões indicavam. Mas Guga mostrou por que iria colocar seu nome na história do tênis e venceu com autoridade os dois sets seguintes.

No entanto, o ucraniano empatou a partida, e o quinto e decisivo set só seria disputado no dia seguinte em razão de estar de noite e haver baixa visibilidade na quadra. Quando o confronto recomeçou, no dia seguinte, Guga bateu o ucraniano por 7/5 e garantiu vaga nas quartas de final, etapa em que enfrentaria o russo Yevgeny Kafelnikov.

Conquista história

Após passar pelo russo – também por 3 sets a 2 -, Guga ainda teve de vencer o belga Filip Dewulf para garantir seu lugar na grande final de Roland Garros. O adversário na decisão foi o espanhol Sergi Bruguera, que já havia sido campeão em Roland Garros em 1993 e 1994.

A batalha, portanto, prometia ser dramática, mas Guga mostrou precisão e tranquilidade para vencer por 3 sets a 0 e iniciar sua trajetória de sucesso nas quadras de saibro.

Que a brilhante carreira de Guga, portanto, possa motivar João Fonseca e que o jovem brasileiro tenha o futuro que muitos apontam ser possível.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.