Santa Cruz (Bolívia) – Depois de conquistar seu primeiro título de challenger da carreira no último domingo em Santa Fé, na Argentina, João Lucas Reis aproveitou o bom momento no circuito e estreou com vitória no challenger de Santa Cruz, em quadras de saibro na Bolívia. Ele superou o tailandês Maximus Jones, 401º do ranking, por 7/6 (7-4) e 6/3 em 2h07 de partida.
Esta foi a 11ª vitória seguida para Reis, que pouco antes venceu um ITF M25 em Coquimbo, no Chile. O pernambucano de 25 anos e 266º do ranking está a sete posições de igualar a melhor marca da carreira, o 259º lugar, alcançado em maio de 2023.
Reis é o cabeça 8 do torneio e enfrenta nas oitavas o argentino Luciano Ambrogi, de 21 anos e 347º do ranking. O brasileiro venceu o único duelo contra Ambrogi, justamente na final de Coquimbo. A vitória na estreia rende 4 pontos na ATP para o brasileiro, que está subindo cinco posições. Se chegar às quartas, receberá 8 pontos e poderá igualar seu recorde pessoal.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Outra vitória brasileira na rodada veio com o catarinense Pedro Boscardin, de 22 anos e 390º do ranking, que surpreendeu o boliviano Murkel Dellien, principal cabeça de chave e 223º do mundo, por 7/6 (7-2) e 6/2. Esta foi a quarta partida entre eles, com duas vitórias para cada lado. E na atual temporada, foram dois jogos e cada tenista venceu uma vez.
Da mesma forma que Reis, Boscardin também venceu um ITF no Chile no mês de maio. E depois perdeu para o próprio pernambucano na semana seguinte. O catarinense tem 10 vitórias em challenger no ano e chegou às oitavas em Santa Fe. O próximo rival será o argentino Gonzalo Villanueva, 395º do ranking. O brasileiro lidera o histórico por 2 a 1.
Pucinelli se retira por lesão, Boscardin desafia o cabeça 1
O paulista Matheus Pucinelli, que seria o cabeça 2 do torneio, se retirou da competição por lesão na coxa esquerda. Ele já havia sentido o desconforto na final do challenger de Santos, em maio, e se retirou de Bogotá na semana seguinte. O paulista de 24 anos e 285º do ranking enfrentaria o argentino Facundo Bagnis e dará vaga ao também argentino Juan Manuel La Serna.
Os dois brasileiros que estavam na rodada final do quali perderam na segunda-feira à noite. O jovem mineiro de 19 anos Pedro Rodrigues foi superado pelo Lucas Gerch por duplo 6/3. Já o catarinense Mateo Reyes caiu diante do espanhol Diego Barreto Sanchez por 7/6 (9-7) e 6/1.
Parabéns Reis que fase sensacional
Pucinelli, mais um tenista canela de vidro como se diz no futebol
Joao lucas com 11 vitórias seguidas e destas as últimas 6 sem perder sets. Na corrida já deve estar entre os 150 do ano.
Assisti ao jogo e foi dificílimo. O adversário era muito regular e tinha muita potência nos golpes de base. Percebi que faz falta ao João um golpe decisivo. Em quadras rápidas ele teria bem mais dificuldade.
Tbm acho. Falta uma bola definidora por parte do João. Para voos maiores vai ter que achar ou desenvolver essa bola. Ter uma bola de segurança é muito importante e um alívio para todo tenista. Nesse jogo de estreia em particular, o jogo estava na mente, seria muito fácil perder pelo desgaste mental acumulado, o adversário não soube aproveitar e João terminou ganhando no embalo. Mas mesmo com as observações em seu jogo é notório seu crescimento principalmente na questão de leitura de jogo, uma noção, feeling, muito zifixil de se perceber numa partida.
João Lucas dando show nas quadras, com humildade, sem alarde, sem tietagem da mídia, e sem outros puxa-saquismos… Parabéns!!!
Pucinelli de nono fora por lesão. Frustrante. João Lucas Reis segue o ótimo momento, confirmou o favoritismo e será favorito novamente contra o argentino Ambrogi, a quem venceu recentemente na final do ITF em Coquimbo. Excelente vitória do Boscardin, tirando o cabeça 1. Mas não terá jogo fácil nas oitavas. Jogo aberto e sem favoritos contra o argentino Villanueva
Reis mantendo o grande momento, próxima rodada deve ser mais desafiadora contra o bom jovem argentino..
E surpreendente vitória do Boscardin contra o tenista da casa e cabeça de chave n° 1, que faça valer essa chave que ele mesmo abriu e avance ao menos +1 rodada.