Cincinnati (EUA) – Atual campeã do WTA 1000 de Cincinnati, a bielorrussa Aryna Sabalenka iniciou a defesa do título com uma vitória de peso diante de Marketa Vondrousova. Em duelo de vencedoras de Grand Slam, a número 1 do mundo levou a melhor sobre a canhota tcheca, marcando as parciais de 7/5 e 6/1, em 1h32 de partida.
Dessa forma, Sabalenka chega à sexta vitória consecutiva no torneio e mantém o excelente retrospecto recente no piso duro norte-americano. Desde a conquista em Cincinnati no ano passado, ela soma agora 24 vitórias em 25 jogos, também tendo levantado no período os troféus do US Open e de Miami, além do vice em Indian Wells.
Na próxima rodada, Sabalenka terá outro duelo de campeãs de Slam, desta vez contra Emma Raducanu. Cabeça de chave 30 da competição, a britânica passou sem dificuldades pela sérvia Olga Danilovic, também neste sábado, com placar de 6/3 e 6/2.
As duas tenistas já se enfrentaram duas vezes no circuito e Sabalenka levou a melhor em ambas, com vitórias em sets diretos na terceira rodada de Indian Wells em 2024 e de Wimbledon neste ano.
Sabalenka deslancha após início parelho
Repleta de expectativas, a partida entre Aryna Sabalenka e Marketa Vondrousova teve um primeiro set bastante equilibrado, com certa vantagem da tcheca, que teve as principais oportunidades, mas não conseguiu abrir vantagem. A campeã de Wimbledon em 2023 teve ao todo cinco break-points, três no game inicial, um no quinto game e outro sétimo, mas viu a bielorrussa salvar todos.
Quando a definição da parcial parecia ir para o tiebreak, Sabalenka enfim teve sua chance. Logo no primeiro break-point a seu favor, ela concretizou a quebra e fechou o set no 12º game, pelo placar de 7/5.
Mais solta com a vantagem no placar, a número 1 do mundo começou a abrir frente no segundo set um pouco mais cedo, chegando à quebra no quarto game. Na sequência, ela teve um game duríssimo, precisando salvar cinco break-points antes de confirmar o serviço.
Para piorar a situação de Vondrousova, a bielorrussa marcou a segunda quebra no sexto game, abrindo confortáveis 5/1. Com o saque em mãos, a número 1 do mundo selou a vitória e a vaga na terceira rodada.
Anisimova avança sem jogar
A norte-americana Amanda Anisimova ainda não deu um único saque em Cincinnati, mas já está na terceira rodada. Ela entrou de ‘bye’, por ser cabeça de chave 5, e deveria ter estreado neste sábado, mas a francesa Leolia Jeanjean sentiu um problema físico e desistiu da partida.
A número 8 do mundo enfrentará agora a russa Anna Kalinskaya, que precisou de três sets para superar a norte-americana Peyton Stearns, por 7/6 (7-4), 4/6 e 6/1.