Reis bate mais um favorito argentino e fatura seu primeiro challenger

João Lucas Reis (Foto: AAT)

Santa Fé (Argentina) – Se no começo do ano o carioca João Fonseca bateu quatro argentinos para conquistar em Buenos Aires seu primeiro ATP, nesta semana foi a vez do pernambucano João Lucas Reis fazer parecido em seu primeiro título de challenger. Ele venceu três tenistas da casa na campanha vitoriosa em Santa Fé, derrotando argentinos na semi e na final.

Neste domingo, o brasileiro teve pela frente o cabeça de chave número 7 Lautaro Midon, de 21 anos e atual 311 do mundo, que disputava sua primeira final de challenger. Quatro anos mais experiente e em sua quarta final neste nível, Reis levou a melhor e sagrou-se campeão ao triunfar com parciais de 6/4 e 6/3, depois de 1h25 de partida.

Ocupando atualmente a 313ª colocação, o pernambucano não apenas voltará ao top 300 com o título, mas também se aproxima de sua melhor marca no ranking. Ele vai subir para a 266ª colocação na próxima segunda-feira, tendo ocupado o 259º posto em maio de 2023.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Após ter sofrido com lesões no ano passado, Reis chegou a sair do grupo dos 400 melhores do mundo. Há menos de dois meses, em abril, ocupava o 429º lugar da ATP. Neste ano, ele soma 32 vitórias em todos os níveis e está saltando para o 163º lugar na corrida da temporada. O pernambucano de 25 anos é no momento o quarto melhor do país em 2025.

Em sua campanha rumo a uma conquista inédita, o pernambucano derrubou três argentinos, o primeiro deles foi Mariano Kestelboim na segunda rodada. Depois, passou pelo terceiro favorito Andrea Collarini na semi até bater Midon na decisão.

A final começou com quebras nos dois primeiros games, uma para cada lado. No quinto, Reis novamente bateu o saque do rival argentino e em seguida confirmou para garantir a manutenção da vantagem, algo que fez até o final do set. Ele teve a chance de fechar no nono game, mas perdeu um set-point com o saque, fechando em seguida ao vencer seu game de serviço de zero.

Na segunda parcial, o brasileiro abriu uma boa distância de 5/1 ao anotar duas quebras consecutivas. Reis não foi bem ao sacar para o jogo, começou o game com 0-40, salvou dois break-points e acabou quebrado no terceiro. Porém, ele não se abateu e pressionou Midon em seguida para ter dois match-points e fechar com quebra no segundo.

Subscribe
Notificar
guest
31 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jorge Luiz
Jorge Luiz
9 horas atrás

Sensacional Reis,enfileirando argentinos, parabéns guerreiro

Paulo A.
Paulo A.
9 horas atrás
Responder para  Jorge Luiz

Ele definitivamente escalou um outro patamar na carreira. Espero vê-lo jogar seu 1o Slam ainda este ano.
Parabéns pela merecida vitória, jogou muito bem contra o Midon, que tem um jogo chato.

Marcelo
Marcelo
9 horas atrás

10 vitórias consecutivas do Lucas Reis. Se tiver energia, já vai essa semana pra Santa Cruz (BOL). E vencendo argentinos hein. Quem sabe um quali US Open pintando?

JONY MARCIO SANTOS
JONY MARCIO SANTOS
9 horas atrás

Excelente campanha do João Lucas coroada pelo primeiro título de Challenger. Fica numa posição bem interessante pra tentar buscar o qualy do US Open e ainda mais confortável pra fazer um bom segundo semestre e garantir uma vaga no qualy do Australian Open, visto que não defende grandes resultados nos próximos meses. E se continuar nesse ritmo logo vai encostar no ranking do Gustavo Heide.

Rodrigues
Rodrigues
9 horas atrás

Caramba ! 10 vitórias “sem tirar de dentro” . Pra quem estava desde 2020 sem título , e já soma 2 este ano , baita fase boa !
Bora engatar a 11a e mirar este top 250 !

André Borges
André Borges
9 horas atrás

Caramba um top200 muito consolidado na temporada hein? Deve furar essa faixa do ranking em breve.

Refaelov
Refaelov
9 horas atrás

Tava faltando uma grande campanha em Challenger pra coroar esse ano de recuperação do Reis: não está mais.

Bela remontada na carreira e, no momento, faz mais sentido pra dimensionar o salto de resultados dele acompanhar o ranking com os resultados apenas de 2025: furou o top 200 e passou tenistas como o Wild, por exemplo.. se n tiver uma queda muiiito acentuada nos resultados, tem tudo pra fechar o ano num top 200 e se garantir na disputa de todos os qualys de Slam em 2026(q é o mínimo q o tenista precisa pra começar a fechar as contas financeiramente..)

Parabéns ao BR e ao seu staff e bora por.mais!

Rogério
Rogério
8 horas atrás
Responder para  Refaelov

E depois de Santa Cruz na Bolívia e Lima no Peru, já tá inscrito em um Challenger na Europa. Ou seja, não tá com cara que vai dar uma parada, tá apostando nesta nova boa fase.

Evandro
Evandro
8 horas atrás
Responder para  Refaelov

Não sei se fez pesquisa aprofundada para dizer, mas suspeito que não. Depende de muita coisa o fechar as contas financeiramente, sobretudo se o(a) tenista tem ambições e um jogo “grande”. Nesse caso, as contas aumentam exponencialmente junto com os resultados e, portanto, só vai realmente dar sobras financeiras da profissão lá na frente. Mas não significa que seja assim para todos(as).

Joao L.
Joao L.
9 horas atrás

Boa Vitória e sequencia do João. Espero que consiga manter a constância e fazer várias semanas boas, o que é maior dificuldade para os tenistas BR, manter a constância por várias semanas.

Este argentino é bom jogador. Ja ganhou do fonseca no circuito juvenil (College Park).

Fred Magalhães
Fred Magalhães
9 horas atrás

Confiança é ouro.
Assisti o jogo e vi um João Lucas bem maduro, com muita confiança na esquerda (seu melhor golpe) e uma direita, que era um ponto fraco, bem firme e definidora. Vi tbm um jogador pouco afobado e só arriscando quando necessário. Enfim, tá jogando muito bem, nível top 200 fácil e, arrisco dizer, nesse momento está jogando mais que Wild e Monteiro. Mantendo a confiança alta tem tudo para mudar de patamar e tentar desafios maiores em nível challenger na Europa e até qualys de atps.
Merece muito, garoto humilde e trabalhador. Força João.

Didier
Didier
8 horas atrás

Parabéns conterrâneo

Adalberto
Adalberto
8 horas atrás

Parabéns ao Reis!
Assisti um pouco do jogo e não foi nada fácil!
VQV Brazucas!

Rogério
Rogério
8 horas atrás

Parabéns pro Reis! Merecido primeiro título de Challenger, na Argentina contra argentino. Subiu o nível do seu tênis. Raquete #6 do Brasil.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
6 horas atrás
Responder para  Rogério

E jogando melhor que os raquetes 2,3,4 e 5

Haroldo Guimarães
Haroldo Guimarães
8 horas atrás

Parabéns Lucas Reis. A luta e o trabalho fizeram seu sucesso. O mais engraçado é que a cerca 3 a 5 anos atrás era chamado de pangaré por muitos aqui, assim como outros tenistas e vários dessa época de top 700 a top400, hoje estão em entre top 200 e top400. Mostrando que o tênis brasileiro está evoluindo, no feminino tb. Mesmo evolução devagar, mas é um começo.

Diego
Diego
8 horas atrás

Ele vai disputar algo essa semana?
Se sim qual a campanha necessária para bater seu melhor ranking?,falta pouco,mas tem pontos a descontar essa semana?

José Nilton Dalcim
Admin
6 horas atrás
Responder para  Diego

Está inscrito para Santa Cruz, já nesta semana, e em seguida Lima. Ele só 11 pontos a defender no final de julho.

Paulo A.
Paulo A.
5 horas atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Tem boas chances de seguir subindo então. Mas me preocupo com exaustão, se não física mas também mental.

Diego
Diego
3 horas atrás
Responder para  Paulo A.

Verdade,tem essa questão mesmo

Diego
Diego
3 horas atrás
Responder para  José Nilton Dalcim

Esperamos que bata seu melhor ranking já nesta semana então,vamos ver se consegue manter essa sequência de vitórias

Alberto Carlos Vaz ferreira
Alberto Carlos Vaz ferreira
8 horas atrás

Tomara que ele consiga mais uns 2 Challengers, assim ele praticamente entra nos Qualis do US Open e do Australian Open

Evandro
Evandro
8 horas atrás

Parabéns, Reis!! Quatro títulos para os patrícios nesse fds, incluindo o da Vic. Desempenho melhorando e é isso que vale. Sem dizer que argentinos já nos respeitam um pouco mais com esses títulos na casa e sobre eles.

Thiago
Thiago
8 horas atrás

Parabéns Reis. Sensacional!

Cadê os haters que misturam tênis com opção sexual, destilando ódio e recalque? Estão entocados. Que permaneçam assim.

Jorge Luiz
Jorge Luiz
6 horas atrás
Responder para  Thiago

Comentário desnecessário, vamos torcer para o João Lucas Reis, isso que é o mais importante

Kario
Kario
7 horas atrás

Que show de mais um João! Excelente atuação, excelente campanha pra faturar seu primeiro challenger. Muito perto do melhor ranking, pode atingí-lo já na Bolívia, semana q vem. Mas imagino q, com o cansaço de jogar duas semanas em sequencia, ele possa cair cedo – não vou criticar. Mas quem sabe, sendo jovem, vem aí mais uma surpresa. Parabéns, e q continue assim.

Rafael Stuart
Rafael Stuart
7 horas atrás

Parabéns nobre isso sim é espírito de vencedor.

Luiz
Luiz
7 horas atrás

Vamos ser “realistas”: vocês já repararam que quando tenistas do Brasil conseguem ótimos resultados certos “comentaristas” desaparecem? É sempre “mais do mesmo” nestes momentos: vitórias do Brasil, sumiço dos haters, que detestam conquistas brasileiras. Deve estar sendo um fim de semana particularmente duro – com as conquistas do Reis, da Vitória e o vice da Carol – para quem dizia que o tênis do Brasil nunca chega aos fins de semana…

André Borges
André Borges
3 horas atrás
Responder para  Luiz

Estão nesse momento deitados em suas camas, quentinhos, lendo a biografia do Djoko ou do Wild.

Danilo Jeolás
Danilo Jeolás
3 horas atrás

Título sensacional num Challenger de bom nível e contra um argentino promissor (salvo engano Midon venceu Fonseca e Mensik no juvenil).

Que siga nessa toada e aproveite os poucos pontos a defender para quem sabe ingressar no Top 200.

Guilherme ES Ribeiro
Guilherme ES Ribeiro
55 minutos atrás

Parabéns João. Que bela semana. Merecido seu 1° título de Challenger. Tem tudo pra bater seu melhor ranking e chegar no TOP 250. E quem sabe pode começar a sonhar com quali de Slam e TOP200

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.