Cagliari (Itália) – Presidente da Federação Italiana de Tênis e Padel (FITP), Angelo Binaghi não tem dúvidas sobre qual o melhor jogador da história. Ao comparar os três integrantes do Big 3, que dominaram o circuito nos últimos anos, ele destacou o espanhol Rafael Nadal à frente do sérvio Novak Djokovic e do suíço Roger Federer.
“Nadal é o melhor de todos, de longe, principalmente fora das quadras. Em 24 anos, cruzei com ele muitas vezes entre torneios. Nadal é realmente um tenista especial, um verdadeiro cavalheiro, educado, amado pelos torcedores, alguém que deu muito ao tênis e encantou gerações”, afirmou o presidente da FITP em entrevista ao La Nuova Sardegna.
Para ele, Rafa encanta mais do que seus dois maiores concorrentes dentro e principalmente fora das quadras. “Na minha opinião, ainda mais que Federer, que pessoalmente, por minha experiência, não tem a mesma gentileza e simpatia de Nadal. E o mesmo digo de Djokovic. Sem dúvida é o mais forte no mundo, mas na minha opinião não tem a profundidade esportiva e humana de Nadal”.
Binaghi revelou quando foi a primeira e curiosa vez que ouviu algo do atual número 1 do mundo Jannik Sinner. “Tive informações em primeira mão, uma fonte muito confidencial e confiável: meu filho. Em um torneio de duplas na Tunísia, ele jogou com Sinner e me contou sobre o companheiro que era mais novo, mas que já era muito forte e promissor”, rememorar.
“Ele devia ter uns 17 anos na época. Junto com meu filho, chegaram às semifinais, mas então tiveram que desistir porque Jannik se machucou. Na quadra você já podia ver seu enorme valor. Do ponto de vista técnico, ele era do mais alto nível, mas ainda tinha que suprir algumas deficiências físicas e era um pouco imaturo”, afirmou Binaghi.
O presidente da FITP comparou Sinner com a norte-americana Venus Williams em um primeiro momento. “Ambos surgiram com potencial incrível, mas dificuldades atléticas para cobrir a quadra. A tenacidade e determinação de Sinner criaram um jogador completo, sem pontos fracos. Neste ponto ele é um foguete nos movimentos, melhorou o saque e também sabe ser incisivo na rede”, complementou.
Basicamente um elogio de amigo, não a realidade…
Discordo. Ele disse isso baseado em anos de experiência em contato com os grandes tenistas da época.
Eu sou torcedor do Nadal! Mas os números não mentem!!! Djoko é o Maior de todos (em.numeros q pra mim é o que importa)
pra vc numeros é o que importa, pro presidente não é o que importa pra ele. basicamente é opinião de cada um
Isso mesmo, a opinião é o que vale. Pra mim, o maior de todos é o Gasquet.
Nadal, o maior!
Dentro e fora das quadras.
Opinião todo mundo tem ….mas o melhor de todos e Roger Federer.
Que melhor é esse, que apanhou desde novo dos seus rivais e foi superado por eles nos principais recordes do esporte? Imagine se fosse o pior! Kkkkkk
Opinião todo mundo tem mas o melhor é Roger Federer
Tênis é sinônimo de Roger Federer, existe o antes e depois dele no tenis . Ele é o Jordan do tênis. Número de vitórias não define o melhor pois vc não tem todos nas mesmas condições.
Condições não são iguais, mas ele apanhou desde novo dos seus rivais, principalmente de Nadal, que chegou a ter um humilhante 23×10 contra ele até 2017.
De bem longe mesmo… rs
Só disse verdades. Nadal exemplar e, com saúde, o único imbatível do Big 3.
Jamais foi batido em 14(!) finais de Grand Slam.
Em Roland Garros. Já foi batido por Djoko nas finais dos outros 3 Slams.
Aliás, Djoko também nunca foi batido em final do Australian Open, em 10 ocasiões.
Quer dizer nada, pois já foi batido antes, assim como Nadal foi batido por Djoko em Roland Garros na semi de 2015 e nas quartas de 2021.
Concordo plenamente Paulo. O grande atleta não é só o grande campeão, o ganhador dos grandes títulos, etc. Deve ser aquele que deixa um grande legado de grandes feitos sim, como tenista. Mas deve ser também aquele que deixa os maiores exemplos de desportividade, de fair play, de respeito a tudo e a todos.
Nadal foi este cara.
não passou de um grande freguês do GOAT na grama e quadras rápidas, isso sim…
Freguês que impôs um humilhante 23×10 contra ele até 2017, kkkkk.
Freguês do Federer????
Mas em que mundo você vive?
Federer até chorou em uma final de Australian Open (em 2009, se não me engano), quando, após perder mais uma final para o Nadal , desabafou dizendo que não aguentava mais perder para o Nadal. Mas Nadal, como sempre, em seu grande caráter, consolou Federer na mesma hora.
Então, ambos se tornaram não só dois gigantes do tênis, mas também dois grandes amigos.
Agora, os números não mentem. No confronto direto, Nadal tem quase o dobro de vitórias sobre o Federer.
Tem muita gente que usa critérios subjetivos para fazer a sua escolha. É um direito de cada um e cada qual tem a sua opinião. Nenhum dos três Big 3 é unanimidade mas a grande maioria considera como GOAT Novak Djokovic. Quem, como eu, considera Novak Djokovic como o GOAT tem uma lista de motivos pronta para justificar a sua opinião. Quem considera os outros dois Big 3 como GOAT já recorre a critérios subjetivos para se justificarem. E se a comparação for feita com grandes jogadores de gerações passadas, se torna ainda mais difícil se chegar a um consenso, o que eu acho muito bom.
De onde tirastes que a grande “maioria” acha Djokovic o ” goat ” ? . Me conta a fonte que não vi isto ser publicado a não ser na Sérvia … rsrs Abs ! . Ps : Margareth Court ( SLAM ) e Steffi Graf ( no resto ) , tem números melhores, mas Serena Williams ganha com folga a estória de goat.
A lista é extensa… o próprio Nadal, Sampras e quase todos os grandes jogadores já disseram que ele é o GOAT.
Não há discussão: Goat é o Federer. Djokovic é o recordista e Nadal é o maior do saibro.
Que bobagem. Papo de fanático.
Correto
Resumindo: “enquanto tenista não é; enquanto mister simpatia, é”. Ai ai…
Nem isso. Para mim é o que fazia mais cara feia quando perdia.
Curioso, sempre assisti as entrevistas coletivas e as cerimônias de premiação e Nadal sempre foi o menos simpático dos três. A maioria das vezes de cara fechada e com respostas secas.
Sempre enxerguei isso nele também. De longe, o mais antipático dos 3.
Sempre que perdeu. Disseste tudo!
Exatamente
Assistiu com o olho do uc então kkkkkkkk Rafa sempre foi o mais engraçado e carismático dos 3
Nadal engraçado?
Jerry Lewis deve está se revirando por aí…
O que se pode dizer é que, em quadras de saibro, Nadal foi o melhor jogador da história, isso sem qualquer sombra de dúvida. Porém, no geral, considerando os números, Djokovic está à frente de Nadal e Federer.
O interessante é que antes de Djokovic superar todos e quaisquer outros tenistas da história, nenhum comentário trazia a frase “considerando os números” como prerrogativa para definir alguém como tal.
Não tem como dizer que alguém que nunca ganhou o atp finals torneio que reúne os 8 melhores do ano ser considerado o melhor da história. Nadal com certeza está entre os 3 melhores seus feitos em Roland Garros acho que nunca vai ser superado,mas o fato de ele nunca ter vencido um atp finals acho que tira ele de ser o melhor da história pois pra mim gentileza e simpatia não conta não.
GOAT é o Federer e ponto final. O resto é choro e mimimi
O tênis italiano está em alta atualmente.
Sempre gostei do Fabio Foggini, mas ele quase não venceu torneios, jogava bonito mas faltava determinação.
Mas temos atualmente muitos italianos entre no topo entre os 100, sempre jogando bonito com talento, uma boa escolha pra quem gosta do tênis de Roger Federer