Felipe Priante
Do Rio de Janeiro, especial para TenisBrasil
A suspensão de três meses dada ao italiano Jannik Sinner, em acordo feito entre o número 1 do mundo e a Agência Mundial Antidoping (Wada), em processo que foi parar na Corte Arbitral do Esporte (CAS), causou polêmica no circuito. O russo Daniil Medvedev, o suíço Stan Wawrinka e australiano Nick Kyrgios criticaram a decisão, algo que também fez o alemão Alexander Zverev.
Na entrevista coletiva antes de sua estreia no Rio Open, o cabeça de chave número 1 no ATP 500 carioca criticou a decisão que foi tomada. “É uma situação estranha porque foi um processo muito longo no qual primeiro ele foi liberado. Para mim, acho que há duas opções: ou você não tem culpa e não deve receber suspensão alguma, ou você tem culpa e deve ser punido”, observou o germânico.
“Então eu acho que para quem usa esteroides, três meses não é uma suspensão, certo? Você tem que decidir se foi culpa dele ou não foi. Todo esse processo, uma situação que durou quase um ano, foi estranho”, complementou o atual vice-líder do ranking.
Podendo se beneficiar da ausência de Sinner por três meses na disputa pela liderança, Zverev minimiza a vantagem que terá. “É claro que ser número 1 e ganhar Grand Slam são meus objetivos para esse ano. Se ele está suspenso ou não, isso não muda meus objetivos. Claro, se ele não puder ganhar pontos por três meses, então matematicamente é mais fácil para mim, mas mesmo assim estou trabalhando nas minhas coisas”.
Condições no Rio não preocupam
Uma das características principais do torneio, o calor do verão carioca, não é algo que preocupe Zverev, ansioso por sua estreia na competição. “Bom, eu cheguei só ontem, mas obviamente é um lindo país, um lindo lugar. Estou ansioso para jogar aqui pela primeira vez. O clube é muito bonito, as quadras são ótimas. Espero uma boa semana”, afirmou o número 2 do mundo.
“Eu realmente gosto de jogar em condições quentes e na verdade odeio quando está frio, é terrível para o meu jogo. Quando está quente, tudo fica muito mais rápido, a quadra fica mais rápida também e a bola quica talvez um pouco mais alto. Isso é melhor para mim, então geralmente o calor não me preocupa muito”, comentou Zverev.
Saibro já pensando em Roland Garros
Assim como falou o dinamarquês Holger Rune em Buenos Aires, o alemão contou que jogar no saibro sul-americano tem como objetivo se preparar melhor para Roland Garros. “Essa é uma das razões pelas quais estou aqui. Na posição em que estou agora, meu foco principal são os Grand Slams e quero competir por isso”, afirmou o alemão.
“Roland Garros está sempre meio que marcado no meu calendário porque sinto que tenho grandes chances lá e espero poder provar isso este ano. Eu queria entrar em uma quadra de saibro o mais rápido possível, sentir a quadra novamente e me preparar para os grandes torneios que estão por vir. Claro que temos mais dois Masters nos Estados Unidos em quadras duras, mas depois disso, será tudo saibro e estou ansioso por essa sequência também”, finalizou.
Acertou na mosca, o tedesco. Meio grávida não existe, ou está grávida ou não está grávida.
Srm essa de meio termo.
Quando era só o kyrgios tudo bem, um maluco soltando asneiras, agora com todos esses jogadores de peso criticando a decisão, me pergunto como ficará o ambiente na volta do sinner
Inclusive Stan Wawrinka, um dos mais respeitados por qualquer público.
Sem manchas na carreira.
N tem como não criticar né, pq n tem como negar q ele e a Iga receberam um tratamento diferente do dispensado ao restante do circuito.. inclusive temos um BR(o Nicolas Zanellato) “suspenso provisoriamente” desde Agosto de 2024 aguardando o julgamento, ou seja, n cola essa de que “o caso Sinner foi um paradigma de mudança dos procedimentos da ATP” qnt a essas longas suspensões preventivas(o camarada ficar suspenso por meses a fio antes de ser definido se é inocente ou culpado)..
Mas o Kyrgios é desrespeitoso e o Zverev não foi desrespeitoso, ao contrário disso, foi sensato: “Se não tem culpa, para quê a punição?” . Sinner não merece sequer 1 dia de punição!
Não foi o Zverev que fez um acordo com a ex-namorada para ela retirar a queixa crime contra ele, por agressões domésticas?
Também precisamos decidir se foi culpa dele?
Existe uma coisa que se chama responsabilidade objetiva, que o tenista tem mesmo sem culpa. Ele é responsável sobre o que entra em seu corpo mesmo sem intenção.
Isso é necessário para que aqueles que são apanhados nos testes se safem simplesmente alegando desconhecimento.
Mas há uma diferença abissal entre alguém contaminar/dopar você, que é o caso em questão, e você mesmo se contaminar/dopar.
Já decidiram…qual a dificuldade de entender?!?!! Sinner foi testado positivo , a quantidade encontrada foi ínfima, caracterizando um não ganho de performance, a explicação foi acatada, a punição de 3 meses foi acordada pelo descuido da equipe do atleta. Fim de drama.
O Zverev, de todos os tenistas é o que menos poderia falar sobre a decisão do caso Sinner. Primeiro: porque é o mais beneficiado, sendo segundo do ranking. Segundo: mais estranha é o caso de agressão dêle a ex-namorada. Quem não tiver culpa que atire a primeira pedra.
Mas Zverev não foi contra o SINNER, nem disse que ele é culpado… Zverev só afirmou que quem não tem culpa não deve ser punido … É uma punição esdrúxula!
A regra é errada, mal feita, isso sim ! Não se pune quem foi vítima como o Sinner… Aliás, a WADA tem que explicar porque inocentou os dopados da China… Quanto custou esse perdão aos chineses $$$ ???
Zverev é retar**** ou o quê? Isso já foi decidido. Só ele que não entendeu?
Não tem nada de retardado no Zverev… O correto é não punir o Sinner, se ele não teve culpa… Zverev está certo: se não tem culpa, não tem punição, simples assim !!
Já foi declarado culpado, amigo. Não há o que fazer. A WADA já decidiu que é culpado (mesmo sem má-fé/dolo etc), tanto que houve punição. Zverev falhou miseravelmente em entender isso, paciência.
Não concordo com essa punição, mas quem sou eu?!