Medvedev, Wawrinka e Kyrgios criticam acordo de Sinner com a WADA

Foto: Corinne Dubreuil/Open 13

Marselha (França) – O acordo entre Jannik Sinner e a Agência Mundial Antidoping (WADA) repercutiu entre os tenistas. Jogadores como Daniil Medvedev e Stan Wawrinka contestaram a decisão, assim como fez Nick Kyrgios, crítico de longa data do tenista italiano. Líder do ranking mundial, Sinner chegou a um acordo com a WADA e aceitou um período de três meses de suspensão, até o dia 4 de maio, depois de testar positivo duas vezes para clostebol em março de 2024. O julgamento do caso estava previsto apenas para abril de 2025, mas com o acordo a apelação foi retirada, encerrando o processo.

Medvedev foi perguntado sobre o caso após sua derrota na semifinal do ATP 250 de Marselha no último sábado e foi enfático ao criticar a forma como o caso foi conduzido. “Espero que da próxima vez os jogadores possam fazer o mesmo. A WADA dirá: ‘Encontramos essa violação das regras antidoping, você recebe dois anos de suspensão’. E então você responde: Não, eu quero um mês”.

O russo também destacou que Sinner conseguiu um acordo devido ao suporte jurídico que tem à disposição, um privilégio que poucos jogadores podem bancar. “Espero que todos tenham o direito de se defender porque, às vezes, os jogadores não têm dinheiro para um advogado e precisam fazer isso sozinhos. É um sinal ruim se apenas ele pode fazer isso, mas pode ser um bom sinal se, a partir de agora, todos puderem fazer o mesmo.”

Kyrgios dispara críticas nas redes sociais

Conhecido por seu tom polêmico, Kyrgios não poupou críticas em suas postagens nas redes sociais: “Então a WADA aparece e diz que seria uma suspensão de 1 a 2 anos. Obviamente, a equipe de Sinner fez tudo o que podia para garantir apenas três meses, sem perda de títulos, sem perda de prêmios em dinheiro. Culpado ou não? Dia triste para o tênis. Justiça no tênis não existe”.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

O australiano também afirmou que muitos jogadores compartilham de sua indignação e prometeu um espaço ao vivo para discutir o caso. “Sei como muitos jogadores estão se sentindo neste momento, então vou organizar uma live na próxima semana para falarmos sobre isso. Fiquem atentos para o horário exato”.

Em outra postagem, Kyrgios questionou a narrativa em torno do caso: “Então ele era inocente, e nos fizeram acreditar nisso, mas agora está suspenso? Faz isso fazer sentido. Tenho vários jogadores me mandando mensagens sobre o quão podre é isso, até campeões de Grand Slam. Absurdo”.

Já o veterano suíço Stan Wawrinka se diz desacreditado no esporte e foi direto ao expressar sua decepção com a decisão: “Eu não acredito mais em um esporte limpo…”

Diretor de Madri, Lopez achou a punição justa

Já o espanhol Feliciano López, ex-jogador profissional e atualmente diretor do Masters 1000 de Madri, considerou a suspensão justa. Ele se ampara no que diz o relatório da WADA, de que aceitou a explicação de Sinner sobre a causa da violação e reconheceu que o italiano não teve intenção de trapacear e que sua exposição ao clostebol não trouxe nenhum benefício de desempenho.

“Está bem claro que ele não fez nada para melhorar seu desempenho, isso está provado. Ele está assumindo total responsabilidade pelo erro dos outros e consequentemente recebeu três meses de suspensão. Uma pena mais longa teria tornado o esporte mais limpo? Acho que não”.

Subscribe
Notificar
guest
45 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Luciano
Luciano
26 dias atrás

A repercussão que isso ganhou foi por se tratar do melhor tenista do momento. Quando se está nos holofotes, a coisa muda.

José Carlos
José Carlos
26 dias atrás
Responder para  Luciano

Não. Foi porque em função do fato de o sujeito ser europeu e da mesma nacionalidade do presidente da ATP teve um tratamento condescendente e completamente diverso de absolutamente todos os outros tenistas flagrados em exames antidoping ao longo da história da esporte. E o maior escândalo de corrupção da história do tênis profissional.

Renato
Renato
26 dias atrás
Responder para  José Carlos

Que análise brilhante, faça-me o favor,melhor ficar calado

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
25 dias atrás
Responder para  Renato

A análise foi realmente brilhante.
Tenistas de ranking baixo são flagrados, julgados e condenados imediatamente, sem apelação.
Apesar de não ser fã dela, Bia Maia, ainda uma aspirante ao topo do ranking, não teve essa mesma conduta quando flagrada.

Paulo Sérgio
Paulo Sérgio
26 dias atrás
Responder para  José Carlos

É isso mesmo.

Fernando Brack
Fernando Brack
25 dias atrás
Responder para  José Carlos

Não faz nenhum sentido colocar no mesmo balaio todos os tenistas flagrados ao longo da história, pois cada caso é um caso. Sinner sequer ingeriu a substância, além de não pretender e de fato não ter tido nenhum benefício com o descuido de seu auxiliar. Acho um exagero absurdo o atleta ser responsável por qualquer deslize cometido por membros de sua equipe. Atleta não é tutor de gente grande.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
25 dias atrás
Responder para  Fernando Brack

“Atleta não é tutor de gente grande”.
Interessante, que quando se fala em pandemia e Novak Djokovic, ainda o apontam como vilão, por ele ter se declarado como não adepto de vacinas para si. E somente para si.
Com isso, influenciava gente no mundo todo.
Agora, um membro de um time, negligente ( ? ), cujo chefe é sim diretamente responsável por ele, pois afeta a si mesmo, não é tutor de gente grande.
Ou é ou não é.

Gustavo
Gustavo
26 dias atrás
Responder para  Luciano

Com razao, o caso foi tratado com parciliadade, por ele sero numero 1, teve tratamento diferente. Existe casos de tenis acima do ranking 100, que passaram a mesma situacao, e o tratamento foi imediato, com suspensao acima de 8 meses de forma imediata, e casos em que foi de 2-3 anos. Pq com elecé diferente? O tenista nao pode estar acima do esporte, é anti ético

felipepecego@gmail.com
felipepecego@gmail.com
25 dias atrás
Responder para  Luciano

Sem Federer, nadal aposentados e djokovic chegando ao fim é preciso ter novos nomes, ícones, para benefício e crescimento do esporte. Percebe-se que sem estes três atletas citados sobram poucos para atrair o grande público, sendo sinner e alcaraz os que mais contribuem. Seria acima de tudo uma perda de potencial econômico muito grande. Me parece que perda de público, aliado a falta de grandes nomes fez os juízes da Wada atenderem questões de cunho econômico, sobrepujando decisões anteriores e a própria ética em si. Existe o ético, mas realidade sempre se impõe. E a realidade é essa e ela se impôs, parece até maquiavélico mas acho der este o cerne da questão. Após a fase do big tree existe o medo dos dirigentes com a possível falta de público, agiram para defender seus interesses.

Última edição 25 dias atrás by felipepecego@gmail.com
Ramires
Ramires
26 dias atrás

Mas o pior é que tds estão certos, se a punição devia ser de 1 a 2 anos, tem que ser no mínimo 1 e no máximo 2 anos, não tem 3 meses ai, o sinner que quis tres meses

Victório Benatti
Victório Benatti
26 dias atrás
Responder para  Ramires

Será que o Sinner tem poderes de juiz para decidir sua própria sentença?
Claro que não…

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
25 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Tem poder de negociação.
Ou o Sr. não sabe o que isso significa?

SANDRO
SANDRO
25 dias atrás
Responder para  Ramires

Não deveria haver punição nenhuma se a WADA reconheceu que SINNER não teve intenção de trapacear e que sua exposição ao clostebol não trouxe nenhum benefício de desempenho… Não se pune quem não teve culpa !!!

Nirmalemos@uol.com.br
Nirmalemos@uol.com.br
26 dias atrás

Esse kirgiys é um pobre coitado. Imenso talento, mas parece que por questões psicológicas ou emocionais, não consegue se firmar! Sempre acreditei nele e torci para ser numero 1. Infelizmente, por não conseguir ter auto confiança, prefere agredir os que têm êxito. Enfim, um fracassado talentoso.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
25 dias atrás
Responder para  Nirmalemos@uol.com.br

Kyrgios está se referindo ao caso positivo de doping de Jannick Sinner, não ao seu talento como tenista.
Antes, era um “palhaço solitário no circo”, agora ganhou nomes de peso em seu apoio: Zverev, Medvedev, Wawrinka e outros.
Compartilho da opinião deles.

Duda
Duda
26 dias atrás

Se benefició enormemente.

Rafael
Rafael
26 dias atrás

3 meses em um acordo em que sequer ele perderá um GS. Patético!

JClaudio
JClaudio
26 dias atrás

“Uma pena mais longa teria tornado o esporte mais limpo? Acho que não”.
Feliciano Lopez
(Feliciano admitindo, sem querer, que o esporte não é algo limpo)

Victório Benatti
Victório Benatti
26 dias atrás

Medvedev e Wawrinka me decepcionaram com seus comentários estapafúrdios.
O Kyrgios é um bad boy e desde o início do caso fica crucificando o Sinner. Ao invés de ficar se metendo na vida dos outros, porque não cuida da sua conturbada vida!
O Kyrgios tem é uma inveja doentia do Sinner.
Já o comentário do Feliciano López é coerente e reflete, na minha opinião, o verdadeiro sentido da decisão final sobre o caso do Sinner.

Gustavo
Gustavo
26 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Isso nao faz sentido, ja teve casos, de tenista que usou produto pra crescer cabelo, e teve a punicao imediata de 1 ano. E são diversos, que n tiverem desempenho, pq com o Sinner. é diferente?

Fernando Brack
Fernando Brack
25 dias atrás
Responder para  Gustavo

Porque a situação do Sinner foi diferente. O atleta que fez uso do produto para crescer cabelo usou o produto e cabia a ele saber que tal produto continha algum componente proibido. Sinner não usou nada e não poderia saber que seu fisio havia feito uso de uma pomada com coisa proibida. É possível que nem o fisio soubesse, embora fosse ele o atleta teria que ser punido, pois os atletas têm a obrigação de saber o que ingerem ou aplicam em seus próprios corpos.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
25 dias atrás
Responder para  Victório Benatti

Kyrgios pode ser bad boy, palhaço, maconheiro, cheirador e excelente tenista, mas, nada muda o caso ESQUISITO do italiano Jannick Sinner, que ao contrário do australiano, foi positivado e não teve como não assumir.
O que falaram Medvedev e Wawrinka é justo, ao contrário do espanhol Lopez.

André Aguiar
André Aguiar
26 dias atrás

Pegula também criticou bastante.
Trecho da entrevista dela ao The National News:
“I don’t think any of the players trust the process at all right now. Zero. It’s just a horrible look for the sport when you’re getting so much inconsistency consistency throughout player rulings.”

Gustavo
Gustavo
26 dias atrás

Isso é uma vergonha para a história do tênis. A parcialidade que ocorreu neste caso é inaceitável. Eu adoro ver o Sinner jogar, mas o tênis deve estar acima de qualquer jogador. Quantos outros atletas não tiveram culpa, ou foram pegos usando produtos para tratar queda de cabelo e caíram no doping, sendo punidos de forma imediata e por um período muito mais longo? Tantos casos semelhantes tiveram um tratamento completamente oposto a esse. E, no caso do Sinner ser número 1, as coisas parecem ser diferentes. Isso é um desrespeito ao esporte. A decisão de apenas três meses de suspensão foi tomada para que ele não perdesse nenhum Grand Slam e ainda pudesse retornar para Roma. A parcialidade que ocorreu me deixou enojado

José Afonso
José Afonso
25 dias atrás
Responder para  Gustavo

Caro Gustavo, leve em consideração os seguintes critérios:
– se houve intenção, negligência ou mesmo nenhum dos dois;
– se houve ganhos de performance ou não.

Alguém que utiliza intencionalmente produtos que aumentam a performance merecem a mesma punição que alguém que se contaminou por negligência com algo que não melhora a performance? Te parece justo isso?

E se o atleta nem negligente tiver sido, apenas ingeriu um produto industrializado contaminado, obviamente confiando que uma empresa renomada e fiscalizada tem cuidados nos seus processos produtivos, merece ser punido?

José Afonso
José Afonso
25 dias atrás
Responder para  Gustavo

Outra questão: se um tribunal errar uma vez – ou duas, ou três, quatro, cinco… – deve seguir errando eternamente ou deve corrigir o erro em algum momento e dali para a frente?

Antonio
Antonio
26 dias atrás

1 perde sempre, outro não ganha mais e o 3 pior nunca ganhou nada…Só inveja.

Adriano Veiga
Adriano Veiga
26 dias atrás

O crime compensa!
Ponto final…
O que fizeram com Sinner e Swiatek foi uma vergonha para o esporte!
Mas isso já vem acontecendo a muito tempo… Agassi jogava dopadão e todo mundo sabia mas o importante era o dinheiro que ele trazia.

Neste caso, claramente os órgãos reguladores agiram pra botar panos quentes porque pra Iga não deu nada e aparentemente foi o Sinner que estabeleceu quanto duraria sua pena…

Este é o mundo que vivemos!
A justiça até funciona se vc pode pagar o preço dela….

Helena
Helena
26 dias atrás

Até o momento, sigo sem ver provas de que o encontrado teria beneficiado o Sinner, mas é bem óbvio que essa punição foi ao gosto do freguês, totalmente em descompasso com o habitual. Importante aguardar como aplicarão as regras nos próximos casos.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
25 dias atrás
Responder para  Helena

Sua ponderação é sensata Helena.
O regulamento antidoping deverá ser revisado, para produtos que não trazem ganho atlético e suas dosagens serem liberados, bem como suas penas.
O lance é que o produto encontrado no Sinner era mínimo, mas não permitido pelo tal regulamento, então, sim, foi realmente AO GOSTO do freguês.
Se antes do caso, ele já se posicionava forte, agora então, passando esses três meses, virá imbatível.

Porkuat
Porkuat
26 dias atrás

Esse Kyrgios é burro hein, Sinner perdeu o prêmio e pontos de Indian Wells. Se é justo ou não são outros 500, mas ele perdeu a premiação.

Luiz Fabriciano
Luiz Fabriciano
25 dias atrás
Responder para  Porkuat

Isso não é burrice.
É ponderação.
No final, Sinner está no lucro.

Lucas Mendes
Lucas Mendes
26 dias atrás

Federer, Nadal e Djoko sempre jogaram no mais alto nível e jamais se envolveram nessa presepada. 3 meses de pena é fazer vista grossa a um grave delito dentro do esporte. Ficou de graça para o Sinner!

Vaguinho V.P.
Vaguinho V.P.
26 dias atrás

A partir de agora as punições serão de 3 meses para os tenistas dopados!

Roberto
Roberto
26 dias atrás

Tudo errado neste caso. Normalmente o atleta fica suspenso até a conclusão da investigação. O sinner foi beneficiado e esta pena esta branda demais

Roberto
Roberto
26 dias atrás

Não digo nada se Djokovic botar a boca no trombone e rasgar elogios a ITF

Luiz Silva
Luiz Silva
26 dias atrás

Absurdo dos absurdos. Mais a WADA se mostrou ri-dí-cu-la. A Simona Halep, levou 2 anos de suspensão e este tenista horroroso comprou a Federação??? Péssima notícia para o mundo do Tênis. Palhaçada.

Patrícia
Patrícia
26 dias atrás
Responder para  Luiz Silva

A Simona foi recorrente de doping, ou seja foi pega 2 vezes com a mesma substância.

JClaudio
JClaudio
26 dias atrás
Responder para  Patrícia

O Sinner também, duas vezes com a mesna substância.

José Afonso
José Afonso
25 dias atrás
Responder para  JClaudio

Alguém que utiliza intencionalmente produtos que aumentam a performance merece a mesma punição que alguém que se contaminou por negligência com algo que não melhora a performance? Te parece justo isso?

E se o atleta nem negligente tiver sido, apenas ingeriu um produto industrializado contaminado, obviamente confiando que uma empresa renomada e fiscalizada tem cuidados nos seus processos produtivos, merece ser punido igual quem usou intencionalmente?

Tim
Tim
26 dias atrás

Sinner com uma mão amarrada ganha de qualquer um, claro que não trapaceou, não deveria nem ter esses 3 meses de suspensão.

AMAURI FREITAS
AMAURI FREITAS
26 dias atrás

A verdade é uma só,a lei tem que ser igual pra todos,punição de três meses desmoraliza o Tênis .

José Afonso
José Afonso
25 dias atrás
Responder para  AMAURI FREITAS

Leve em consideração os seguintes critérios:
– se houve intenção, negligência ou mesmo nenhum dos dois;
– se houve ganhos de performance ou não.

Alguém que utiliza intencionalmente produtos que aumentam a performance merece a mesma punição que alguém que se contaminou por negligência com algo que não melhora a performance? Te parece justo isso?

E se o atleta nem negligente tiver sido, apenas ingeriu um produto industrializado contaminado, obviamente confiando que uma empresa renomada e fiscalizada tem cuidados nos seus processos produtivos, merece ser punido igual quem usou intencionalmente?

Cleber
Cleber
24 dias atrás

Tá bom viu…sempre a mesma desculpa,usei anabolizantes sem querer,foi um incidente…..

Última edição 24 dias atrás by Cleber
Cleber
Cleber
24 dias atrás

Sinner Ben Johnson

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.