Roma (Itália) – Otimista em relação a Jannik Sinner, que no fim de semana conquistou mais um grande título erguendo pela primeira vez a taça do Masters 1000 de Paris, Adriano Panatta afirmou que o espanhol Carlos Alcaraz terá que ficar atento se não quiser ser dominado pelo italiano, que nesta semana retomou a liderança do ranking.
“Ele pode ter um dia ruim e perder, mas isso nunca acontece com Jannik na primeira ou segunda rodada. Ele ou perde na final ou se machuca. Então Carlos precisa ter cuidado: ou ele se mantém concentrado ou nunca mais o vencerá”, afirmou Panatta em entrevista à Domenica Sportiva.
Depois de comentar a eliminação precoce de Alcaraz no último Masters 1000 do ano, caindo logo na estreia, levando uma virada do britânico Cameron Norrie, a lenda do tênis italiano destacou a grande semana que teve seu compatriota na competição e também a ótima temporada em 2025.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
“Cumpriu seu objetivo porque era o favorito absoluto após a eliminação de Carlos Alcaraz. Agora, ele recuperou o posto de número 1 do mundo, embora isso não dure muito devido a um sistema diabólico que eu não entendo e com o qual não concordo”, afirmou o italiano, antes de confessar que espera que a final do ATP Finals seja entre Sinner e Alcaraz.
Panatta também falou sobre a maturidade que observa no tênis e na personalidade de Sinner: “Agora ele brinca com Cahill, algo que não fazia antes. Ele está experimentando muitas coisas, aprendendo constantemente”, analisou.
“Não é que ele não usasse o drop shot antes, mas agora ele o utiliza muito mais. Ele saca melhor e sua atitude em quadra também parece mais relaxada. Ele está ciente do seu potencial. Agora ele é praticamente imbatível”, conclui o italiano, sem medir palavras para enaltecer o compatriota.














Nos últimos dez torneios da ATP
51 vitória, 3 derrotas.
9 finais (sendo 7 títulos)
Ganhou na grama, saibro, quadra dura, quadra dura coberta.
4 x 1 contra Sinner (em dois slam, e dois Master Mil, sendo que um deles foi em Roma)
O “nunca mais vencerá” é algo forte, principalmente com o retrospecto do italiano contra Alcaraz (conhecido como freguesia).
A forma como (Panatta) falou, Alcaraz não está nem dormindo de “preocupação”.
Então, caro JClaudio. Eu também não entendo isso. Eu reconheço toda a capacidade absurda do Sinner e inclusive sua maior regularidade (dificilmente tem um dia ruim). Mas as pessoas falam como se Alcaraz não tivesse sido dominante contra ele nos últimos 8 jogos, com 10-5 no H2H, dominando inclusive na quadra dura. É basicamente: eu gosto do Sinner, então Alcaraz não tem a menor chance ou não vê a cor da bola (como vi escrito por aí). É simplesmente contrafactual. É o que eu falo, Sinner é mais favorito contra qualquer um, mais do que Alcaraz é, mas não é favorito contra Alcaraz. E, isso, até agora, é só um fato. E olhe que estou falando não é contra o Sinner que é espetacular e é uma parada duríssima para Carlos, mas porque há muito de torcida sem verificar dados cabais, para onde quer que se olhe.
Olá Júlio.
Existe uma necessidade de criar um antagonismo, faz parte, assim foi com Luthor x Superman, Federer x Nadal, Isiah Thomas x Jordan, Ali x Frazier, Cristiano x Messi, Kiraly x Renan, Tiger x Mickelson, Ben Johnson x Carl Lewis….e tantos outros.
A rivalidade é sustentada pelas diferenças, estilo de competir e visão de mundo, todos os duelos citados, existia uma diferença enorme na forma como competia e como se comportava fora do jogo.
assim será com Sinner e Alcaraz, eles têm estilos e visões de mundo diferentes.
Panatta ajuda a criar o “antagonismo”, com uma opinião provinciana de um romano.
Alcaraz já é melhor que o Sinner, como é mais novo (2 anos) ainda vai ficar melhor, para “espanto” da comunidade do tênis.
Exatamente
Perfeito sua linha de raciocínio
Parabéns
Correto
Verdade meu amigo
Se quiserem consertar, o correto é “do qual discordo” e não “com o qual discordo”, como está no texto.
Deus do céu! É um senso de oportunismo em relação aos que estão no topo, que chega às raias da obscenidade. Como falam bobagem os tais entendidos, não? Esse Adriano Panacca, que até foi 4° do ranking e tal, mas que nunca foi ninguém na vida, refere-se a Alcaraz como se ele fosse um garoto que vive absorto e à guisa de deslumbramento. Esse talzinho, que nunca conquistou um mísero slam em sua carreira, cego ante o equilíbrio de forças entre Alcaraz e Sinner, sobretudo em 2025, vem a público destilar seu arremedo de analogia, como se fosse alguém na ordem das coisas. A propósito, vai ver que nunca teve competência para vencer um slam, justamente porque precisava “se concentrar” e não o fez, ou porque não jogava essa bola toda. Que coisinha mais triste…
Pannatta ganhou Roland Garros de 1976… Alias, foi o único capaz de vencer Borg em Paris no largo período entre 1974 e 1981.
Mérito a ele
Mas Dalcim venhamos e convenhamos
Nada a ver o que disse referente ao Alcaraz
Com Roland Garros e tudo, falou bobagem, o que, aliás, combina com estatura no universo do tênis…
Quanta afetação por causa de um comentário, kkkkk. Esse deve enfartar quando é xingado no trânsito, rs.
“Não concordo”, então apresente outro sistema melhor.
É inevitável.
Depois de Él Torero Dorado ter dominado o Boi Miúra e o Boi Miúra Jr., muito em breve será a vez de Él Torero Naranja dominar este último.
Também acredito que Alcaraz não ganhará mais do Sinner. Foi assim com o Zerev, o Russo malvado e o Novak, começaram ganhando do número 1 e hoje não conseguem fazer cócegas ao número 1.
Óbvio que Alcaraz pode vencer Sinner como já o venceu muitas vezes. Cada jogo é um jogo.
Nada a ver
Você viaja
As comparações suas são ridículas
Meu Amigo
Poxa, a memória está apagando rápido. US Open foi logo ali, mas em 3 meses “não ganhará mais do Sinner” é um wishful thinking para ninguém colocar defeito.
Sinner é sensacional , mas as unicas partidas dele legais de assistir ultimamente sao somente contra o alcaraz … acho ele sem graça uma puta tenista , mas entra tao focado que varre os adversarios ai as partida sao nem chatas de assistir … mas ok o objetivo é vencer mesmo , seus ganhos ñ sao baseados em renda pay per viel
Concordo plenamente!!!! Sinner está uns passos a frente de Alcaraz! Seu jogo sério… Concentrado o elevador a um patamar quase imbatível! Pelo visto se Alcaraz não mudar sua postura nos jogos não vai encontrar a regularidade certa de um jogador vence
Tudo certo a opinião, mas falta combinar com os fatos. Mais velho, menos slam, menos Masters, menos titulos, metade das vitórias no h2h. Tirando
Isso, ele é melhor.
Bem parcial o italiano Panatta. Pro Sinner nunca mais perder pro Alcaraz tem que melhorar o físico e muito.
Verdade
No caso no confronto entre os dois o alcaraz leva vantagem ampla
Para derrotar Sinner somente o IA do Sinner.
Acho a analise de Panatta, no minimo incompleta. É verdade que Alcaraz é mais instavel que Sinner, mais emotivo, mais intenso, mais dependente da explosão fisica e tem mais altos e baixos que Sinner. Sinner por sua vez, me lembra Djokovid no seu auge, muito focado dificilmente perdia antes de uma semi ou final, e quando perdia, que não era muito, era para um Nadal, Federer, Murray, Wawrinka inspirado, enquanto Nadal é tem um estilo mais fisico como do Alcaraz, as vezes perdia nas primeiras rodadas, mas isso fora do saibro. Agora, vamos ver o H2H ; 10×5 para Alcaraz, com 7 vitorias nos ultimos 8 confrontos desde o inicio de 2024 quando Sinner foi mais dominante sendo o n.1 a maior parte do tempo. Sinner pode seguir dominando o ranking com o Alcaraz como n.2, é possivel, afinal faz mais pontos, chega mais longe nos torneios de forma geral. Mas cravar que Alcaraz pode ser dominado por Sinner, é muita viagem. Os 2 são espetaculares, mas Alcaraz não só tem mais vitorias no confronto direto, mais GS, mais recursos como é 2 anos mais novo. Pode ainda fazer muitos ajustes e ultrapassar Sinner. Ou não. Quem viver verá
Positivo
É isso mesmo
Alcaraz é variação e versatilidade de golpes, enquanto Sinner é disciplina e confiabilidade.
Os dois são espetaculares com suas próprias características e personalidades distintas, que se refletem dentro da quadra.
Essa combinação de estilos e genialidade faz essa rivalidade fora de série.
Com toda certeza do mundo
Um certo exagero do Panatta…
E põe exagero nisso. Meu Amigo
Fabio
Não existe na atualidade,jogador mais completo que Carlos Álvares….Sinner pode ser maravilhoso, mas perde para o espetacular Alcaras!!!!