Pietra Rivoli e Pedro Chabalgoity são campeões do RG Juniors Series

Pedro Chabalgoity e Pietra Rivoli (Foto: Marcello Zambrana/FFT)

São Paulo (SP) – Deu dobradinha brasileira no Roland Garros Juniors Series. A gaúcha Pietra Rivoli e o brasiliense Pedro Chabalgoity conquistaram, neste domingo, o título do torneio e a tão sonhada vaga para a chave principal do torneio juvenil de Roland Garros, em Paris.

O evento, realizado na Sociedade Harmonia de Tênis, foi marcado por uma grande presença de público, que acompanhou de perto as emocionantes finais. Primeira a entrar em quadra, Pietra Rivoli esteve confiante do início ao fim e inflamou a torcida que lotou a quadra central do Harmonia, vencendo a peruana Ylyemi Muelle por duplo 6/4.

“O que vivi aqui, durante toda a semana, nunca vou esquecer. O torneio, a torcida, a atmosfera, é algo completamente diferente do que estamos acostumados no circuito. Foi uma experiência única”, destacou a gaúcha de 17 anos.

Para Pietra, o título tem um significado ainda mais especial. Após ficar muito perto da vitória nas duas últimas edições – quando foi vice-campeã em 2023 e semifinalista em 2024 –, ela finalmente alcançou seu objetivo. “Estou muito feliz! Me preparei bastante durante toda a semana e fui melhorando a cada jogo. Hoje estava superconfiante. A torcida que esteve aqui me ajudou demais, me colocou para cima. Agora é ir para Paris e aproveitar cada momento dessa oportunidade”, declarou, emocionada.

@tenisbrasiloficial1 PETRA VAI A PARIS! Gaúcha de 16 anos, Petra Rivoli ganhou a classificatória sul-americana e vai jogar o juvenil de Roland Garros. #tenis #tennis ♬ som original – tenisbrasiloficial

Na sequência, foi a vez de Pedro Chabalgoity enfrentar o colombiano Juan Miguel Bolívar e marcar um triunfo por 6/2 6/3, garantindo os 100% de aproveitamento brasileiro no torneio. Semifinalista em 2023, o brasiliense de 16 anos celebrou a conquista e destacou a importância da equipe. “Foi uma semana incrível, estou extremamente feliz. Estou contente por estar colhendo os frutos do trabalho que venho realizando. É uma sensação única estar indo para Paris”, frisou.

Assim como Pietra no primeiro jogo, Chabalgoity também contou com a vibração da torcida durante toda a partida. “Foi uma semana incrível, sou só felicidade. Agradeço a essa torcida maravilhosa e insana”, disse.

@tenisbrasiloficial1 PEDRO TAMBÉM VAI A PARIS… Chabalgoity teve outra grande exibição no Harmonia, ganhou o qualificatório continental e jogará o juvenil de Roland Garros. #tenis #tennis ♬ som original – tenisbrasiloficial

Para Léo Azevedo, diretor-técnico da Rede Tênis, à qual Pietra Rivoli e Pedro Chabalgoity fazem parte, o Roland Garros Juniors Series é um torneio muito especial, diferente de tudo o que esses jovens atletas costumam vivenciar.

“Estou muito feliz com a conquista deste ano, repetindo o sucesso do ano passado, quando também tivemos dois campeões, a Naná e o Guto. A Pietra já vinha batendo na trave nos últimos anos, e estou muito contente com isso. Também estou feliz pelo Pedrinho, que não teve um bom 2023, mas está em ascensão neste ano. Mais do que o título, me orgulho da performance, da atitude deles e de como representam o Time Rede Tênis. Parabéns a todos os envolvidos nesses dois títulos”, analisou Azevedo.

Subscribe
Notificar
guest
15 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Jorge Luiz
Jorge Luiz
17 horas atrás

Parabéns guerreirinhos, excelente

Paulo A.
Paulo A.
17 horas atrás

Foram brilhantes os dois. Estão jogando muito e devem melhorar ainda mais até RG. Parabéns!!!

Leonel
Leonel
17 horas atrás

Garoto bom de bola. Assisti a semi e a final. Esse e mais alguns dos nossos juvenis vão ser top 100 com certeza. Dá pra ver a capacidade mental, inteligência desses garotos. Pietra vai ter que remar mais. Quase perdeu pra Nathalia de 14 anos. Tudo bem que a Nathalia tá fora da curva.

Ramires
Ramires
16 horas atrás
Responder para  Leonel

Qm é essa Natalia?

Samuel, o Samuca
Samuel, o Samuca
17 horas atrás

Será que esses nossos campeões poderiam sonhar com um top 100 profissional a médio/longo prazo.
Dos anos anteriores, parece que apenas o João Fonseca engrenou.

Ademir Azzi Junior
Ademir Azzi Junior
4 horas atrás
Responder para  Samuel, o Samuca

João Fonseca com a idade do Pedro já tinha ranking para entrar direto nas chaves de qualquer torneio no juvenil e com a idade da Pietra já tinha ganho o US Open juvenil, abandonando o juvenil, isso sem considerar que as meninas costumam ser de 18 a 24 meses mais precoces.

Então as coisas tem que ser colocadas em perspectiva ele foi muito acima de qualquer outro juvenil no Brasil, então não foi surpresa “só” ele ter engrenado. No juvenil você compete só com gente do seu ano, ou no máximo, um ano mais velho e mais novo. e no profissional tem gente 15 anos mais velha, tem muito mais gente, então nada anormal que top 10 no juvenil como o Wild e o Monteiro, sejam top 100 no profissional, não dá pra dizer que eles não engrenaram.

Pensando em ser uma jogadora top da WTA a PIetra está atrasada, a Bia, por exemplo, com 15 anos já pontuava com frequência no profissional, mas para uma bolsa no College, é só questão dela querer e ter 4 anos com despesas pagas e um diploma universitário nos EUA, o que não é pouca coisa.

O Pedro se manter o desenvolvimento, e terminar o juvenil no tpp 10 com 18 anos, dá pra manter o sonho de ser um jogador top 100 da ATP como o Wild e o Monteiro, mas ainda assim, longe de ser garantido, ele, obviamente, também tem a opção do college.

Paulo
Paulo
17 horas atrás

Vamos com uma turma boa pra gira europeia pré Roland Garros: Pietra, Victoria, Naná, Guto, João Bonini, Victor Winheski, Pedro e talvez o Gustavo Albieri. Devem pegar uns dois ou três torneios preparatórios. Bom que já soma pontos pra Wimbledon tbm. A maioria pega chave principal em RG. Gustavo e Naná devem tentar uma vaga no quali. Estamos com uma ótima geração!!! E ainda tem Nathalia Tourinho, Livas e Leo Storck chegando e pedindo passagem no TOP100 daqui a pouco.

Haroldo Guimaraes
Haroldo Guimaraes
17 horas atrás

Parabens ao futuro do tenis brasileiro

Helena Abreu
Helena Abreu
16 horas atrás

Parabéns aos dois juvenis. Destaca-se a excelente participação dos brasileiros nessa competição. É uma nítida evolução do tênis brasileiro juvenil.
Alguém sabe porque a Naná não jogou? Está contundida?

Maurício
Maurício
16 horas atrás
Responder para  Helena Abreu

Preferiu jogar o quali de Roland Garros Jr
Isso se não conseguir somar pontos até lá, acho uma boa alternativa
Se ela jogasse esse torneio ia ganhar com sobras, ano passado ganhou, com tranquilidade e perdeu fácil a estreia em Roland Garros, se não conseguir entrar com ranking, acho melhor jogar o quali e ganhar bagagem
Essa semana vai jogar o W35 Leme, vai jogar o quali, não sei se a equipe dela preferiu jogar o quali, pelo que entendi com a idade dela tem um limite de WCs

E na semana posterior a esse torneio ela vai jogar um J200 juvenil no Paraguai, no qual é a cabeça 1

Helena Abreu
Helena Abreu
11 horas atrás
Responder para  Maurício

Obrigada por me atualizar. Espero que a Naná consiga apoio como a Victória Barros, é fundamental jogar Torneios maiores para adquiri experiência e poder jogar na Europa e Estados Unidos.
Tem muito potencial e um bom suporte financeiro é necessário agora para ela evoluir. A Victória já está com patrocínio do Itaú, estava em Miami. Lembrando que ela no Sul Americano foi a final e foi campeã de duplas com a Victória.

Neto
Neto
16 horas atrás

Parabéns aos dois!! Jogaram muito bem e são jogadores muito bons, além de aguentarem a pressão de jogar em casa e vencer.
Muito, muito bom!! Parabéns!!

Ronildo
Ronildo
16 horas atrás

Parabéns aos dois!

Maurício
Maurício
16 horas atrás

Muito bom, grandes vitórias
Chabalgoity acredito que seja mais promissor que a Pietra
Sofreu com lesão ano passado, inclusive que tirou ele do Roland Garros Jr series, ano passado
Que consiga continuar nesse ritmo e escalar o ranking

Paulo A.
Paulo A.
7 horas atrás
Responder para  Maurício

Sim, a Pietra com 17 anos, já deveria estar jogando torneios profissionais se fosse realmente competitiva. Mas ainda não é; soube que vai jogar universitário nos EUA.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.