Pegula vira o jogo e reencontra Sabalenka na final do US Open

Foto: Darren Carroll/USTA

Nova York (EUA) – A busca de Jessica Pegula por uma inédita conquista de Grand Slam continua no US Open. Uma noite depois de ter finalmente superado a barreira das quartas, ao eliminar a número 1 do mundo Iga Swiatek, a norte-americana de 30 anos e sexta colocada no ranking superou nesta quinta-feira a tcheca Karolina Muchova por 1/6, 6/4 e 6/2 em 2h12 de partida.

Pegula chegou a Nova York motivada por dois ótimos resultados nos principais torneios preparatórios. Ela foi campeã do WTA 1000 de Toronto e vice em Cincinnati. Sua única algoz nos últimos três torneios foi Aryna Sabalenka, número 2 do mundo e justamente a adversária na final do próximo sábado. Sabalenka, que disputa a segunda final seguida no US Open e busca um título inédito, lidera o histórico por 5 a 2.

Em sua carreira profissional, Pegula tem seis títulos e sete vice-campeonatos em torneios da WTA. Neste ano, além da conquista no Canadá, também foi campeã na grama de Berlim. A vaga na final rende três posições no ranking para a norte-americana, que volta ao terceiro lugar da WTA, igualando a melhor marca da carreira. Além disso, é a chance de manter o troféu do US Open nos Estados Unidos, já que a jovem Coco Gauff conquistou a edição passada, também vencendo Sabalenka na final.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Já Muchova caiu pelo segundo ano consecutivo na semifinal em Nova York. A tcheca de 28 anos buscava sua segunda final de Grand Slam, depois de ter ficado com o vice de Roland Garros na última temporada. Atualmente na 52ª posição do ranking, ela ficou sem jogar desde o US Open do ano passado até a temporada de grama, em junho deste ano, por lesão e cirurgia no punho. Em sua campanha até a semi, eliminou nomes como Naomi Osaka, Jasmine Paolini e Beatriz Haddad Maia.

Pegula virou o jogo depois de ter perdido oito dos nove primeiros games

Logo no início da partida, Muchova precisou escapar de três break-points. Em um deles, arriscou saque e voleio e ainda teve habilidade para um bate-pronto. Depois, sacou bem e não deu chance de Pegula efetivamente disputar os ralis. A tcheca quebrou pela primeira vez na partida e fez 3/1 e ainda encaixou um rápido game de saque para ampliar sua vantagem. O momento era todo de Muchova, que conseguiu mais uma quebra e terminou o primeiro set vencendo cinco games seguidos, com direito a 11 a 3 nos winners.

A vantagem da tcheca ficou ainda maior com uma quebra e a liderança por 2/0 no início do segundo set. E Pegula ainda escapou de um break-point que poderia deixá-la em situação muito perigosa no placar. Com muito apoio da torcida, a norte-americana conseguiu a quebra com winner de devolução e fez três games seguidos para virar o placar para 3/2.

Na sequência, Muchova se aproveitou de toda sua variedade de recursos para salvar três break-points, dois deles em disputas na rede. Mas o game continuava muito longo e Pegula voltou a quebrar para fazer 4/2. Ainda que a tcheca tenha buscado o empate no oitavo game, a pessão sobre seus games de serviço rendeu mais uma quebra a favor de Pegula, que igualou a partida.

A norte-americana soube aproveitar sua melhora na partida, no momento em que Muchova também baixou a intensidade. Não demorou para que Pegula conseguisse uma quebra no início do terceiro set para sair vencendo por 3/0. E mesmo enfrentando dois break-points, conseguiu abrir 4/1 no placar. A tcheca seguiu criando chances de devolver a quebra e não conseguia aproveitar. Cada vez mais confiante na partida, a tenista da casa manteve o saque mais uma vez e se aproveitou dos erros da adversária para definir a partida.

28 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Renan
Renan
2 meses atrás

Que jogaço de tênis
Impressionado com o nível das duas, Muchova joga demais tem muita categoria nos golpes uma pena não ter vencido.,porém Pegula é muito sólida de fundo de quadra e mereceu pela consistência.

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Renan

Renan infelizmente por excesso que preciosismo a Muchova,joga muito, pagou caro por isso porque o jogo estava na mão dela e não se bobe vacilar contra uma top 5 e acho que ela deve esta imensamente triste e arrependida neste momento por ter poupado energia ao não liquidar a Pegula antes, mas a Pegula reagiu bem e também variou o jogo com bons slices que a ajudou, realmente foi um grande jogo o melhor do torneio feminino até agora e um dos melhores do ano da categoria.

Brunno
Brunno
2 meses atrás
Responder para  Renan

Pegula levou de 6 a 1 como Bia, mas soube virar a página, consistente, fazendo o jogo da Muchova, uma grande jogadora, ir caindo e perdendo a confiança. Final fortissima contra o trator Sabalenka!

Flávio
Flávio
2 meses atrás

Foi um grande jogo, aliás, dos poucos jogos feminino que vi este foi o melhor disparado que mais uma vez mostra que o tênis é cruel, pois a Muchova estava jogando um bolão com muita qualidade levando a Pegula ao desespero só que aí exagerou, ou melhor foi brincar, e pagou caro por isso. Agora por acreditar que é possível superar dificuldades acho que foi merecida a vitória da Pegula que acreditou ao tirar energia, não sei de onde, e soube usar a técnica variando quando possível, a respeito da Muchova que joga muito e lembrou o Maestro, Federer, hoje com toda sua categoria e espero que sirva de lição pra ela, pois não se pode bobear contra uma top 5 e ela tinha a chance de fazer 3×0 no segundo set ao errar um bola tranquila por preciosismo, mas aí brincou e também poupou energia desnecessária e quando foi acordar já era tarde, então são lições a serem tiradas e pela derrota como foi será difícil a Muchova dormir esta noite infelizmente porque o jogo estava na mão dela, espero que ela não desanime porque joga muito mesmo sabendo que será uma derrota dura a digerir. Agora vencer a polonesa de pouco recurso técnico só que é número 1 e vencer como venceu hoje pode dar moral a Pegula, pois enfrentou 2 adversárias mas gabaritadas do que da Sabalenka enfrentou e se acreditar pode sim ganhar, mas se cochilar como foi o primeiro set aí não terá outra chance, amanhã tem as meias finais masculinas que acho que promete e vamos aguardar.

André Borges
André Borges
2 meses atrás

Uma pena a derrota da Muchova, joga lindo e joga fácil….

Daniel Macedo
Daniel Macedo
2 meses atrás

Pegula levou um 6×1 no 1 set, igual a Bia. Os detalhes do 2 set, entre as chances que a Bia perdeu e a Pegula, jogando em casa, se recuperou, foram a diferença pra derrota de uma nas quartas e o avanço da outra pra final.

Beto_poa
Beto_poa
2 meses atrás
Responder para  Daniel Macedo

mesmo se a Bia tivesse ganho o segundo set elas ainda teriam que jogar um terceiro…

Viviane
Viviane
2 meses atrás

Por essa eu não esperava. Não assisti ao jogo, mas imaginava que a Muchova fosse levar. Uma pena, pois ela joga demais.
Infelizmente Pegula não tem tênis pra ganhar da Sabalenka, pelo menos é o que eu acho. Do jeito que a bielorrussa está jogando, vai faturar tudo o que vier pela frente.

JClaudio
JClaudio
2 meses atrás

Uma pena a derrota da Muchova, ela tem um jogo mais agradável de se ver.
Fez 6×1 e 2×0 no segundo set, estava tranquila no jogo.
Muchova pareceu cansada após a reação da Pagula, muitos erros, principalmente nas trocas de direita, como a tcheca tem mais golpes, ela deveria variar nos pontos importantes.
Vendo o jogo, Muchova mais perdeu do que a Pagula ganhou.

Oscar Riote
Oscar Riote
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

A Muchova estava debilitada, está ou estava com virose.
Certamente não teve a recuperação adequada para jogar uma partida contra uma adversária dura.

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  JClaudio

Meu caro percebi também, pois a direita dela estava entregando tudo principalmente a direita paralela, foi uma pena porque ela iria ganhar da Sabalenka se chegasse à final, mas se a Sabalenka ganhar da Pegula vai se lamentar muito ao não liquidar a Pegula antes, pois ela poupava energia achando que já estava resolvido e quebrou a cara por excesso de preciosismo,não se brinca com uma top 5.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Flávio

Na boa , caro Flávio. Tu se contradiz na maioria dos comentários. Diz que não assiste os jogos da WTA e vai pras apostas rs . Afirma que Sabalenka é amarelona e a mesma ontem perdendo de 0 x 2 no Tiebreak , faz 7 pontos consecutivos e vence , cedendo apenas UM Set até a FINAL do USOPEN . A competitividade do Circuito aparece pra todos aqueles que gostam do Esporte, menos pra ti rs. Abs !

Luiz Henrique Sossai
Luiz Henrique Sossai
2 meses atrás

A Muchova joga muito, mas não tem consistência. Eu vi ela jogando a primeira vez em Wimbledon alguns anos atrás, acho que 2019, contra a Svitolina e fiquei impressionado na época. O que ela jogou no primeiro set foi absurdo, mas quando fez 5×2, o jogo dela sumiu e ela tomou a virada com 2×0. Aconteceu a mesma coisa contra a Pegula. Talvez seja trabalhar mais no psicológico.

Beto_poa
Beto_poa
2 meses atrás
Responder para  Luiz Henrique Sossai

ela tem muita variedade no jogo dela e as vezes quando uma tenista assim joga com pressão a escolha do golpe certo pode dar um pouco de indecisão no mental.

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Luiz Henrique Sossai

Sim e também melhorar fisicamente e mentalmente, já disse aqui se a Muchova tivesse a ótima condição física da Iga seria soberana.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
2 meses atrás
Responder para  Flávio

Além dos fundamentos, o físico é fundamental num Esporte de altíssima precisão , méritos para IGA SWiATEK. Vives do se …Abs !

Joaz Magalhães
Joaz Magalhães
2 meses atrás

Incrível a vitória de Pegula. Na matéria de Sabalenka eu comentei que seria uma grande final com Muchova , pois ela estava dando um passeio após o primeiro set e já estava no início do segundo . Pegula foi muito forte p/ virar o jogo.

rockton
rockton
2 meses atrás

Errei. Achei que ia da a Muchova. Agora é ver se a Pegula vai aguentar o “bombardeio” da Sabalenka

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  rockton

Rockton se Muchova chega à final ganharia da Sabalenka agora como é a Pegula vamos ver, mas se confiar que pode vencer e variar o jogo pode sim ganhar da Sabalenka.

João Sawao ando
João Sawao ando
2 meses atrás

Agora vou torcer para Pégula

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  João Sawao ando

Eu também cara, pois ela teve jogos mais difíceis que pode dar moral e ainda joga em casa, agora o tênis mostrou que é cruel e nunca se pode brincar contra uma top 5 e a Muchova, infelizmente, pagou caro por isso.

Refaelov
Refaelov
2 meses atrás

Sabalenka sobra em potência de golpes em relação ao restante do circuito, qnd ela entra nessas boas fases onde corta os erros de saques/ataques de fundo de quadra, vira um terror para qlqr adversário(sobretudo num piso mais veloz como o do USOpen desse ano)

Tudo caminhando para ela repetir a campanha no AOpen esse ano..

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Refaelov

Será? A Pegula pode sim por que acho que está com moral mas acho que a Sabalenka tem 51 x49 contra Pegula, mas se fosse a Muchova acho que a Sabalenka teria menos chances.

Sergio
Sergio
2 meses atrás
Responder para  Flávio

Discordo. Sabalenka já tem 2 Slams. E por quê iria perder em mais uma final de slam?! Sabalenka jogou muito até aqui e está merecidamente na final. A tcheca tem um jogo excelente; porém nas horas decisivas não tem conseguido ganhar. O resto é desculpa. Com todo o respeito.

Carlos M.
Carlos M.
2 meses atrás

Muchova também enfrenta seus fantasmas mentais na hora de decidir títulos. com toda essa categoria, inegável, só tem um WTA na carreira.

Flávio
Flávio
2 meses atrás
Responder para  Carlos M.

Sim só tem 1, mas também muitas vezes é porque machuca muito mas ontem vou concordar que o mental dela falhou demais e teve n chances.

Sergio
Sergio
2 meses atrás
Responder para  Flávio

Ah, para de dar desculpas para todas as derrotas da tcheca. O que vale é que na hora de decidir ela não tem mental e/ou físico para isso. Ponto.
Pode ser que venha a melhorar nestes aspectos e aí sim ganhar grandes títulos.

Raymundo Luiz Lopes
Raymundo Luiz Lopes
2 meses atrás

Grande jogo. Ambas, ótimas jogadoras. Os aplausos vão pra Pegula que soube superar suas dificuldades e sair vencedora quando se esperava que a americana não avançasse para as finais.

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.