Sabalenka amplia série invicta e volta à final do US Open

Foto: Darren Carroll/USTA

Nova York (EUA) – Pelo segundo ano consecutivo, Aryna Sabalenka disputará a final do US Open. Invicta há onze jogos no circuito, com uma recente conquista em Cincinnati há duas semanas, a atual número 2 do mundo venceu nesta quinta-feira a norte-americana Emma Navarro, 12ª do ranking, por 6/3 e 7/6 (7-2) em 1h30 de partida.

Aos 26 anos, Sabalenka disputará sua quarta final de Grand Slam. Ela foi vice no ano passado em Nova York, superada por Coco Gauff na final, e venceu as duas últimas edições do Australian Open. Nos Estados Unidos, também foi semifinalista em 2021 e 2022.

A adversária de Sabalenka na final marcada para sábado às 17h (de Brasília) virá do jogo entre a norte-americana Jessica Pegula, número 6 do mundo, e a tcheca Karolina Muchova, ex-top 10 e atual 52ª colocada, que encerram a programação desta quinta. A bielorrussa lidera o histórico de confrontos contra Pegula por 5 a 2, mas só venceu Muchova uma vez em três jogos.

+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp

Sabalenka tem 15 títulos no circuito profissional da WTA e disputará sua 30ª final da carreira e a sexta na temporada, com títulos no Australian Open e em Cincinnati e vice-campeonatos em Brisbane, Madri e Roma. A bielorrussa não disputou o torneio de Wimbledon, por lesão no ombro, e decidiu também não atuar nos Jogos Olímpicos de Paris, antecipando a preparação para o US Open. Ela fez semifinal de Washington e quartas em Toronto antes dessa série de vitórias.

Por sua vez, Navarro disputou sua primeira semifinal de Grand Slam aos 23 anos. A atual 12ª do ranking debutará no top 10 após o torneio e assume o oitavo lugar. Ela nunca havia vencido um jogo na chave principal do US Open antes deste ano. Navarro tem uma vitória contra Sabalenka, conquistada no início do ano em Indian Wells, mas a vice-lider do ranking passa a ter 2 a 1 no retrospecto.

Com 8 aces e 34 winners, Sabalenka comandou a partida

Sabalenka cedeu apenas um set na campanha até a final do US Open. Isso aconteceu no jogo contra a russa Ekaterina Alexandrova na terceira rodada. E um dos motivos para as vitórias tão dominantes é a combinação entre a segurança no saque a potência de seus golpes, especialmente no forehand, que possibilitou à bielorrussa comandar a maior parte dos pontos. Ela disparou 8 aces na partida contra só um de Navarro e liderou a estatística de winners por 34 a 13.

A partida começou com 2/0 a favor de Sabalenka. E ainda que Navarro tenha buscado o empate, a pressão sobre o saque da norte-americana rendeu uma nova quebra no fim da parcial. A número 2 do mundo terminou o set com o dobro de winners, 16 a 8, e cometeu três erros a mais, 11 contra 8 da tenista da casa.

O maior equilíbrio no segundo set tem a vez com o jogo mais sólido de Navarro nos ralis de fundo, ela começou apenas cinco erros não-forçados na parcial, e sustentou muito bem os ralis para contar com 23 erros não-forçados de Sabalenka. A bielorrussa conseguiu uma quebra no começo do segundo set e vinha confirmando seus serviços de forma tranquila até abrir 5/3. Ela foi quebrada no momento em que sacava para o jogo, mas recuperou o controle da partida no tiebreak, utilizando boas variações e vencendo sete pontos seguidos.

13 Comentários
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
Viviane
Viviane
3 meses atrás

Sabalenka jogou muito, da gosto de ver. Só me incomoda a gritaria. Se continuar nesse ritmo, volta para o número um, tênis pra isso ela tem.
Confesso que esperava um terceiro set, mas não aconteceu.
Acho que a única que pode dar trabalho real pra Sabalenka é a Muchova, que já conhece o caminho pra ganhar da bielorrussa.

José Andrade
José Andrade
3 meses atrás

Que jogão. A americana tá jogando o fino do tênis. Teve a infelicidade de encontrar a Sabalenka.

Flávio
Flávio
3 meses atrás
Responder para  José Andrade

A Navarro deu uma termida no tiebreak assim como a Muchova brincou com a Pegula, aliás, estava poupando energia e pagou caro e quando acordou já era tarde que serve de lição.

Andre Raja
Andre Raja
3 meses atrás

Uma atleta completa, faz todos os golpes com facilidade, não tem ponto fraco, muito forte. Pode até perder mas isso se estiver num dia ruim, mas dia bom não vejo ninguém chegar perto.

Flávio
Flávio
3 meses atrás
Responder para  Andre Raja

Claro que tem ponto fraco, pois comete muitos erros não forçados basta abusar de slices nela que a Sabalenka manda pra fora, mas é inegável que melhorou um pouco fisicamente e tecnicamente que às vezes varia o jogo bem mas precisa variar mais para ficar ideal, agora infelizmente a melhor de todas, Muchova, não soube controlar a vantagem contra Pegula que talvez falte a ela injeção de ânimo que sobra nas top 5.

Sérgio Ribeiro
Sérgio Ribeiro
3 meses atrás

Está indo pras bolas com uma coragem (a lá Serena) até mesmo quando não está jogando tudo que pode. Levou pro Tiebreak na marra e sai de 0 x 2 para 7 x 2 empurrando a oponente pras cordas. Dificilmente não leva o USOPEN 2024 . Abs!

Flávio
Flávio
3 meses atrás
Responder para  Sérgio Ribeiro

Sérgio Ribeiro calma, é verdade que a chave da Sabalenka era mais difícil, mas não enfrentou nenhuma top 5 e só a zeng mesmo assim não teve chances por n motivos e hoje se a Navarro acreditasse poderia ter ido ao 3 set só que tremeu, por merecimento a Pegula merece mais, mas Sabalenka tem mais experiência, se fosse a Muchova a Sabalenka perderia agora como é a Pegula é 51 a 49 pra Sabalenka, mas a Pegula pode surpreender depois de hoje.

Joaz Magalhães
Joaz Magalhães
3 meses atrás

Que final interessante será entre Sabalenka e Muchova que está vencendo a outra semi. Uma vai no jogo agressivo com coragem e eficiência enquanto a outra tem uma variação de jogo incrível. É esperar por uma grande final.

Seringueti
Seringueti
3 meses atrás
Responder para  Joaz Magalhães

cantou vitória antes apressadinho, a pegula te escutou

Joaz Magalhães
Joaz Magalhães
3 meses atrás
Responder para  Seringueti

Kkkkk isso mesmo Seringueti. Já estava na metade do segundo set e parecia jogo decidido. Que virada fantástica de Pegula . É o tênis.

Gustavo
Gustavo
3 meses atrás
Responder para  Joaz Magalhães

Que zikada na Muchova. Parabéns

Ricardo
Ricardo
3 meses atrás

Que jogaço!!IQue jogadoras!! Imagina a Sabalenka pegando a Bia…..massacreeee!!!

Carlos Alberto Alves
Carlos Alberto Alves
3 meses atrás

Além de ser a maior musa do tênis no momento joga demais, às vezes comete alguns erros bobos é verdade, mas acaba compensando com tamanha agressividade! Ainda comete algumas duplas faltas, mas o saque também melhorou, quero crer que possa variar um pouco mais ao invés de ficar só na pancadaria, durante um jogo fez um voleio na rede praticamente perfeito!! Avante Sabalenka, bora levantar esse troféu do Us Open, você já está merecendo a algum tempo!!!

Comunicar erro

Comunique a redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nessa página.

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente ao TenisBrasil.