PLACAR

Norte-americanas conquistam 8º título da BJK Cup Jr

No encontro entre as duas últimas campeãs da Billie Jean King Cup Junior, a equipe dos Estados Unidos superou a República Tcheca e defendeu o título do ano passado, chegando à sua oitava conquista no Mundial da categoria 16 anos, disputado nas quadras de saibro de Córdoba, na Espanha. As norte-americanas venceram as tchecas por 2 a 0 nas finais deste domingo.

A série começou com a vitória de Tyra Grant sobre Alena Kovackova por 6/4 e 6/1. Com apenas 15 anos, Grant é a número 21 do ranking mundial juvenil e 761ª colocada entre as profissionais na WTA. Ela venceu todos os seis jogos que fez pela competição, quatro de simples e dois de duplas, incluindo duas vitórias no duelo contra o Brasil nas quartas.

Na sequência, foi a vez de Iva Jovic derrotar Laura Samsonova por 6/1 e 7/5. Também de 15 anos, Jovic é 14ª do ranking mundial juvenil e 647ª na WTA. Ela também teve desempenho perfeito na competição, com seis vitórias em simples e duas nas duplas. O time norte-americano também contou com Alanis Hamilton, de 16 anos e 49ª do ranking juvenil, que venceu dois jogos de simples e três de duplas na semana. Os Estados Unidos também venceram a competição em 2008, 2012, 2014, 2017, 2018, 2019 e 2022. O capitão do time deste ano foi Tom Gutteridge.

Entre as tchecas, que buscavam a sexta conquista Samsonova é a número 6 do ranking mundial juvenil, enquanto Kovackova está na 15ª posição. A equipe ainda contou com Eliska Forejtkova e teve o comando do capitão David Skoch. A equipe tcheca venceu a competição em 1995, 2000, 2001, 2015, 2021.

Brasil termina na oitava colocação, a melhor desde 2013


O Brasil encerrou sua participação no oitavo lugar, posição que é a melhor do país desde o quinto lugar em 2013. Neste domingo, a equipe da capitã Fernanda Ferreira perdeu para a Suécia por 2 a 0. A paulista Helena Bueno caiu diante de Lea Nilsson por 6/0 e 6/2, enquanto a catarinense Carolina Bohrer foi superada por Nellie Taraba Wallberg com parciais de 7/5 e 6/2.

Bohrer foi quem teve o melhor desempenho entre as tenistas brasileiras na competição, conseguindo três vitórias em simples e mais duas nas duplas, ao lado da gaúcha Pietra Rívoli. Com 16 anos, Bohrer já tem foco no tênis profissional, aparecendo no 891º lugar da WTA. Pietra Rivoli, de 15 anos, é a 242ª no ranking juvenil. Já Helena Bueno, que fez só um jogo de simples e outro nas duplas, ocupa o 601º lugar no juvenil e tem ranking profissional nas duplas na WTA.

A melhor campanha do Brasil na competição foi o terceiro lugar em 2012, com um trio formado por Beatriz Haddad Maia, Carol Meligeni e Ingrid Martins.

Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.
Jornalista de TenisBrasil e frequentador dee Challengers e Futures. Já trabalhou para CBT, Revista Tênis e redações do Terra Magazine e Gazeta Esportiva. Neste blog, fala sobre o circuito juvenil e promessas do tênis nacional e internacional.

PUBLICIDADE

VÍDEOS

Quando os tenistas se machucam, mas ainda vencem

ATP seleciona as 10 melhores jogadas do ATP FInals