Paris (França) – Pela primeira vez em 24 anos, o ATP 250 de Atlanta não terá um norte-americano na decisão. Última esperança da casa nesta edição, Frances Tiafoe acabou surpreendido na noite da última sexta-feira por Yoshihito Nishioka e foi eliminado nas quartas de final da competição. O japonês superou o cabeça de chave 3 em sets diretos, parciais de 7/6 (7-2) e 6/2, em 1h24 de partida.
A última vez que nenhum tenista dos Estados Unidos chegou à final em Atlanta foi em 2000, quando o torneio foi vencido por Andrew Ilie numa decisão totalmente australiana contra Jason Stoltenberg. Desde então, o país anfitrião dominou o evento e em apenas três edições não ficou com o título, curiosamente com a vitória de outros australianos: Nick Kyrgios (2016) e Alex de Minaur (2019 e 2022). E novamente a Austrália terá chance de chegar à final, já que Jordan Thompson enfrentará numa das semis o jovem chinês Juncheng Shang.
Dono de dois títulos no circuito, Nishioka disputará sua primeira semifinal em 2024 e a sétima da carreira, sempre em quadras duras, tendo avançado cinco vezes para a decisão. O canhoto de 28 anos não vence um torneio desde a conquista de Seul em 2022, depois de triunfar em Shenzhen quatro temporadas antes.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Seu adversário na semi será o francês Arthur Rinderknech, que precisou de 2h23 para derrotar o qualifier italiano Mattia Bellucci pelo placar de 7/6 (7-5), 3/6 e 6/1. O duelo será inédito no circuito profissional.
Aos 29 anos, Rinderknech segue em busca do seu primeiro título de ATP, depois de ser vice-campeão em Adelaide há dois anos. Em sua quinta semifinal da carreira, ele precisou quebrar uma sequência de cinco derrotas consecutivas em quartas de final e assim se tornou também o segundo francês a chegar na penúltima fase em Atlanta, repetindo o feito de Ugo Humbert em 2023.