Londres (Reino Unido) – Durou apenas duas temporadas a série ‘Break Point’, documentário produzido pela Netflix mostrando os bastidores e as histórias dos principais jogadores do circuito mundial de tênis. Segundo matéria publicada pelo portal britânico The Time, a gigante do streaming teria decidido cancelar o programa devido à baixa audiência e às recorrentes críticas do público.
Outro ponto fundamental levantado pela publicação foi de que a empresa norte-americana estaria tendo dificuldades de acessar as grandes estrelas do esporte. Em novembro do ano passado, o próprio cineasta Craig Shapiro, responsável pela direção da série, havia lamentado a falta de cooperação de alguns tenistas, dentre eles o sérvio Novak Djokovic, o espanhol Rafael Nadal e a estadunidense Coco Gauff.
Lançada em janeiro de 2023, ‘Break Point’ surgiu como uma tentativa de capitalizar o interesse de novos públicos para o tênis, seguindo a tendência do que aconteceu na Fórmula 1 com o sucesso gerado por ‘Drive to Survive’. No entanto, os resultados do novo produto foram desanimadores desde o começo, mesmo contando com um raro apoio conjunto das entidades dirigentes do esporte, incluindo a ATP, WTA e os principais torneios do calendário.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Ao longo de duas temporadas, o programa apresentou 16 episódios, dez no primeiro ano e seis no segundo, com pouco menos de 1 hora de duração cada um. Sem a participação direta de Novak Djokovic, Rafael Nadal, Carlos Alcaraz, Iga Swiatek ou Elena Rybakina, a produção apostou em trazer à tona as histórias de tenistas como Aryna Sabalenka, Jessica Pegula, Maria Sakkari, Nick Kyrgios, Taylor Fritz e Alexander Zverev, mas em muitos casos não acertou a mão no roteiro.
Na conceituada plataforma de dados online sobre cinema, televisão, música e games, IMDb, ‘Break Point’ tem hoje uma avaliação de 7,4 em um máximo de 10 pontos, o que é considerado uma nota mediana. Ao todo, cerca de 4,2 mil usuários registraram sua avaliação, sendo que 10,4% deram nota máxima e 2,2% classificaram o programa com a pior impressão possível.
Netflix has stopped production of the tennis documentary Break Point after two seasons. The underwhelming series has lagged behind its equivalents in Formula One and golf in terms of viewing figures and access. A missed opportunity for the sport. https://t.co/o9ntqiL8YV
— Stuart Fraser (@stu_fraser) March 8, 2024
Que pena acabar. Eu era um dos que dava nota máxima. O interessante era acompanhar os tenistas menos badalados.
Que triste! Gostava bastante.
Não vão soltar nem a segunda parte da segunda temporada?