Melbourne (Austrália) – Assim como já havia acontecido nas primeiras rodadas, Emma Navarro sobreviveu a mais um jogo longo e chegou às quartas de final do Australian Open. A norte-americana, número 8 do mundo, passou pela russa Daria Kasatkina, décima colocada, por 6/4, 5/7 e 7/5 em 2h40 de partida.
Navarro já disputou 12 sets neste Australian Open. Ela estreou em um duelo de 3h20 contra a compatriota Peyton Stearns e depois também venceu a chinesa Xiyu Wang e a tunisiana Ons Jabeur para chegar ao duelo com Kasatkina nas oitavas.
Aos 23 anos, Navarro faz o melhor resultado da carreira na Austráia, disputando a chave principal em Melbourne apenas pela segunda vez. Ano passado, a norte-americana fez duas boas campanhas em Grand Slam, quartas em Wimbledon e semifinal do US Open. Sua próxima rival será Iga Swiatek, número 2 do mundo e que ainda não perdeu sets no torneio. O único duelo anterior entre elas foi realizado ainda em 2018, com vitória tranquila da polonesa.
Nerves of steel.
Our No.8 seed outlasts our No.9 seed to stay alive at #AO2025@wwos • @espn • @eurosport • @wowowtennis • #AusOpen pic.twitter.com/0yKkNvjhwo
— #AusOpen (@AustralianOpen) January 20, 2025
Navarro teve um ótimo início de partida e chegou a liderar o primeiro set por 4/0. Ela sofreu duas quebras seguidas, mas recuperou a vantagem no oitavo game e fechou a parcial em sua quinta oportunidade. A norte-americana ficou próxima de uma vitória em sets diretos e teve três match-points quando liderava a segunda parcial por 5/4, mas Kasatkina confirmou o game de saque e quebrou na sequência para igualar a partida.
O terceiro set também teve altos e baixos. Navarro abriu 2/0, Kasatkina virou para 3/2 e saque, mas sofreu uma quebra logo na sequência. A pressão sobre o serviço da russa, que cometeu nove duplas faltas na partida e cinco só no último set, continuava. Kasatkina salvou vários break-points no oitavo game e prolongou a disputa, mas Navarro voltaria a quebrar quando vencia por 6/5 para fechar o jogo. Navarro liderou a contagem de winners por 40 a 36 e cometeu 50 erros não-forçados contra 59 da russa.
Será um grande jogo entre a Navarro e a Iga. Penso que a polonesa tem alguma vantagem, pela experiência em jogos decisivos. Mas a americana está também em ótima fase.
A americana é muito consistente de fundo! Será um bom desafio pra Swiatek
Vamos emma navarro.